• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

engarrafamento - Alteração na coloração

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Senatore

Member
Reaction score
3
Amigos,

mais uma vez peço a ajuda de vocês.
No dia 11/01 fiz uma weizen, repetindo a receita da minha primeira brassagem:
3,6kg trigo
3,5kg Pilsen
12G Nugget (lúpulo)
2 pacotes de fermento WB 06 (Líquido)

A intenção era chegar próximo aos 30 litros, porém cheguei aos 23 litros.
OG 1.073 e FG. 1.050.

Fermentou em 5 dias sem alteração na medição. Assim resolvi maturar durante 4 dias à 2º.

Após fiz o primming utilizando 8 gramas por litro. eis as imagens antes primming e após 14 dias. O gosto ficou bem agradável.
MAs a alteração da coloração que me intrigou. o que vocês acham?

Attachments

• foto 1.jpg
    foto 1.jpg
    28 KB
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    83.2 KB
Bom, primeiro..... FG 1050? Tem algo errado aí.

Segundo... como assim fermentou 5 dias sem alteração na medição. A propósito, como tu estás medindo a densidade durante a fermentação?

Terceiro.... a cor, pra mim, parece simplesmente pelo fato de tu não ter usado o mesmo copo pra comparar, o que faz total diferença.

Abraço,

Bom, primeiro..... FG 1050? Tem algo errado aí.

Segundo... como assim fermentou 5 dias sem alteração na medição. A propósito, como tu estás medindo a densidade durante a fermentação?

Terceiro.... a cor, pra mim, parece simplesmente pelo fato de tu não ter usado o mesmo copo pra comparar, o que faz total diferença.

Abraço,

Perdoe-me não me expressei certo. após 5 dias de fermentação a densidade medida no densímetro foi de 1050 e durante 5 dias não ocorreu alteração.

infelizmente não tenho foto do pós com o mesmo copo, mas ocorreu uma visível alteração na cor, se tornando bem mais escura.

abs

Perdoe-me não me expressei certo. após 5 dias de fermentação a densidade medida no densímetro foi de 1050 e durante 5 dias não ocorreu alteração.

infelizmente não tenho foto do pós com o mesmo copo, mas ocorreu uma visível alteração na cor, se tornando bem mais escura.

abs
Olha, pode ser simplesmente fermento em suspensão fazendo com que a luz não passe direito.

Agora, essa cerveja certamente teve sérios problemas para fermentar tão pouco.

Abraço,

Com 1050 de FG essa cerveja deve estar extremamente doce. Mesmo que seja erro do refratometro, corrigindo ainda daria 1039, o que ainda é muito.

E se a receita era uma Weiss, mesmo a OG de 1073 tava muito alta, tomei a weiss de um amigo que deixou a OG alta assim, o gosto de álcool fica evidente demais.

Com 1050 de FG essa cerveja deve estar extremamente doce. Mesmo que seja erro do refratometro, corrigindo ainda daria 1039, o que ainda é muito.

E se a receita era uma Weiss, mesmo a OG de 1073 tava muito alta, tomei a weiss de um amigo que deixou a OG alta assim, o gosto de álcool fica evidente demais.

Também achei a OG e FG muito alta. O que chamou atenção também foi a coloração. engraçado que recebi elogios em relação ao sabor. claro que de nenhum cervejeiro profissa, apenas iniciantes.

valeu galera

Tive o mesmo problema... a unica diferenca foi que a que ficou escura eu fiz inoculacao do fermento com starter... os outros sempre hidratanto fermento ou somento jogando ele seco por cima do mosto... o sabor melhorou muito mas a cor ficou quase marrom

Tive o mesmo problema... a unica diferenca foi que a que ficou escura eu fiz inoculacao do fermento com starter... os outros sempre hidratanto fermento ou somento jogando ele seco por cima do mosto... o sabor melhorou muito mas a cor ficou quase marrom

Temos um vencedor, tópico de 2014.

Attachments

• padeouro.jpg
    padeouro.jpg
    44.5 KB

Latest posts

Back