• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

iSpindel|iSpindle - Hidrômetro digital com Wi-Fi para fermentação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Daniel, obrigado pela resposta.

O site soldafria está sem estoque dessa peça, por isso eu perguntei se o modelo sk12d02-g4 serviria, pois essa foi a única que encontrei no Brasil com praticamente as mesmas medidas.
Tem no aliexpress
R$ 3,41 | 10 pcs 3 Pin PCB Posição 2 1P2T SPDT Slide Switch Miniatura Botão Lateral SK12D07VG4
https://s.click.aliexpress.com/e/1YtJeRm

Bom dia a todos! Estou interessado em montar o projeto. Alguém teria um big tubo disponível para negociar? Tenho impressora 3D e posso negociar em gavetas impressas.

Amigo, tenho bigtubo sobrando...estou precisando do Sled, quer fazer uma troca ? Obrigado!

Boa noite amigos, montei meu ispindel, porém não estou conseguindo calibra-lo, quando tento configurar a calibração inicial (0.0) o mesmo não vai para esse valor fica apenas indicando a gravidade de 33 (conforme a imagem), já tentei vários firmwares diferente, reset, etc.

Alguém passou por algo parecido?

Attachments

• Captura de Tela 2019-05-26 às 15.43.33.png
    Captura de Tela 2019-05-26 às 15.43.33.png
    42.6 KB
Existem dois tipos de calibração no iSpindel:

- A primeira é essa que você deve estar tentando fazer, em que você deixa o aparelho completamente na horizontal, que equivale a um ângulo de aproximadamente 90º no acelerômetro (exatamente como você fez, que está demonstrando 89.46º). Tubo completamente em pé = 0º; completamente deitado = 90º.

- A segunda é aquela em que você vai correlacionar a angulação do seu aparelho com a densidade do líquido (gravity). Para isso precisa ser feito com água e açúcar ou durante uma fermentação, conforme wiki do ispindel ( https://github.com/universam1/iSpindel/blob/master/docs/Calibration_en.md )

Daniel, obrigado pela resposta.

O site soldafria está sem estoque dessa peça, por isso eu perguntei se o modelo sk12d02-g4 serviria, pois essa foi a única que encontrei no Brasil com praticamente as mesmas medidas.

Rapaz eu lutei aqui atras de 1 desses o que u comprei da china veio errado e o pacotinho veio com 20. Depois de tentar em vão conseguir com alguém aqui, fiz outro pedido o que me atrasou uns 3 meses. Devo ter algum sobrando você ia precisar só de 1 ?

Boa noite amigos, montei meu ispindel, porém não estou conseguindo calibra-lo, quando tento configurar a calibração inicial (0.0) o mesmo não vai para esse valor fica apenas indicando a gravidade de 33 (conforme a imagem), já tentei vários firmwares diferente, reset, etc.

Alguém passou por algo parecido?

Você tem que fazer uma curva de calibração. A curva é feita com varias medições de tilt e inclinação em diversas concentrações, quanto mais pontos (medições), melhor sera sua curva. Depois que anotar as medições é so colocar na formula que o excel vai dar a equação da curva calibrando o iSpindel

Rapaz eu lutei aqui atras de 1 desses o que u comprei da china veio errado e o pacotinho veio com 20. Depois de tentar em vão conseguir com alguém aqui, fiz outro pedido o que me atrasou uns 3 meses. Devo ter algum sobrando você ia precisar só de 1 ?
Eu acabei comprando pelo Aliexpress mesmo o modelo SK12D07VG3 e estou aguardando chegar, acredito que isso ocorra até a próxima semana. Mas de qualquer maneira agradeço muito a sua disponibilidade, e caso necessário falo com você sobre isso. Espero que não venha errado, porque comprei um lote com 50 peças.

Eu acabei comprando pelo Aliexpress mesmo o modelo SK12D07VG3 e estou aguardando chegar, acredito que isso ocorra até a próxima semana. Mas de qualquer maneira agradeço muito a sua disponibilidade, e caso necessário falo com você sobre isso. Espero que não venha errado, porque comprei um lote com 50 peças.
Blz, qualquer coisa estou a disposição

Boa noite senhores.
Estou montando o iSpindel mas estou com dificuldade em achar o firmware. Pelo o que entendi, deveria ser algo do tipo ispindel606.bin, entretanto só encontro o arquivo nomeado como firmware.bin que consigo gravar mas nao passa disso; nao acesso a página para configuraçao.
Já tentei achar um skecth para gravar pelo IDE do Arduino e também nao achei.
Grato.

Boa noite senhores.
Estou montando o iSpindel mas estou com dificuldade em achar o firmware. Pelo o que entendi, deveria ser algo do tipo ispindel606.bin, entretanto só encontro o arquivo nomeado como firmware.bin que consigo gravar mas nao passa disso; nao acesso a página para configuraçao.
Já tentei achar um skecth para gravar pelo IDE do Arduino e também nao achei.
Grato.
Joao o arquivo é o firmeware.bin mesmo!
https://github.com/universam1/iSpindel/releases
Para subir ele tem de estar montado e seguir o procedimento abaixo!
Portal
By pressing the Reset Button the Wemos creates an access point, which allows you to make the necessary settings to configure the device. **In operation mode this portal is not active or accessible because the principle of this design is based on shorted possible acitve time. Basically it will wake up, send its data and deep sleep again. This takes now less than 3s which is directly related to its long life run time.

The iSpindel signalises the config mode by blinking the LED in a 1s interval.
By saving your settings or waiting timeout of 5min it will end the Portal thus AccessPoint and try to go into operation mode.

Last edited:
Obrigado cbarros.
Estava testando os componentes individualmente antes da montagem.
Vou montar tudo e ver o que da.
Grato!

Boa tarde pessoal!
A título de experiência , compilei uma versão em português do firmware 6.0.5.
Também fiz modificações para funcionar com placas baseadas no ESP8285, como a D1 Mini Lite.
Testei com ESP 12E/F (D1 Mini) e ESP M2 (D1 Mini Lite) e funcionou bem!

Screenshot_11-.png Screenshot25.png

Para quem quiser gravar aí vai o bin:

Attachments

• firmware_pt_br.zip
    295.1 KB
Pessoal, aproveito e apresento a nova versão compacta do Ispindel que eu fiz, que eu chamei de Minispindel.
A placa é bem compacta e usa bateria 14500. Nos meus testes a bateria durou mais de 1 mês, fazendo medições de hora em hora.
A bateria é substituível, por isso não tem circuito de carga. Basta carregar outra bateria e trocar!
Funciona bem, inclusive entra no portal com dois cliques no botão de reset. Estou testando com o firmware 6.0.5 em português, que eu apresentei no post anterior.

minispidelv3.jpg
minispinv3back.jpg

O único porém é a embalagem, pois ainda não encontrei um tubo de PET no tamanho adequado! Estou tentando fazer com um tubo de acrílico. A ideia é ficar como na figura abaixo:

IMG_20190602_165637.jpg

Boa tarde pessoal!
A título de experiência , compilei uma versão em português do firmware 6.0.5.
Também fiz modificações para funcionar com placas baseadas no ESP8285, como a D1 Mini Lite.
Testei com ESP 12E/F (D1 Mini) e ESP M2 (D1 Mini Lite) e funcionou bem!

View attachment 122317 View attachment 122318

Para quem quiser gravar aí vai o bin:

Opa legal!!!
Eu tinha começado a traduzir o código e estava estudando como usar o ESP8285, só que o tempo anda bem curto e manjo bem pouco de programação. :D
Informa aqui pra nós oq vc alterou, pois não vi diferenças dos dois modelos e nem diferenças no código, talvez ali no Platformio.ini, mas ambos os CI basicamente oq muda são os protocolos de segurança e o pino GND que no ESP8266 é num local e no 8285 é em outro.

Last edited:
Opa legal!!!
Eu tinha começado a traduzir o código e estava estudando como usar o ESP8285, só que o tempo anda bem curto e manjo bem pouco de programação. :D
Informa aqui pra nós oq vc alterou, pois não vi diferenças dos dois modelos e nem diferenças no código, talvez ali no Platformio.ini, mas ambos os CI basicamente oq muda são os protocolos de segurança e o pino GND que no ESP8266 é num local e no 8285 é em outro.
Olá Gu_MAZZA, foi isso mesmo! Fiz alterações no platformio.ini baseado na documentação do site platformio.org, já que no forum original do iSpindel o pessoal ainda não conseguiu usar a D1 mini lite. Talvez seja o caso até de postar lá também! Descobri que as definições da D1 mini lite servem tanto para o esp8266 como para o 8285, o que permite ao firmware funcionar em qualquer placa!
A tradução foi feita nos arquivos ispindel.cpp e wifimanagerkt(.cpp e .h). Em anexo segue o meu arquivo platformio.ini.
Atenciosamente,

Attachments

• platformio_ini.zip
    557 bytes
Pessoal, aproveito e apresento a nova versão compacta do Ispindel que eu fiz, que eu chamei de Minispindel.
A placa é bem compacta e usa bateria 14500. Nos meus testes a bateria durou mais de 1 mês, fazendo medições de hora em hora.
A bateria é substituível, por isso não tem circuito de carga. Basta carregar outra bateria e trocar!
Funciona bem, inclusive entra no portal com dois cliques no botão de reset. Estou testando com o firmware 6.0.5 em português, que eu apresentei no post anterior.

O único porém é a embalagem, pois ainda não encontrei um tubo de PET no tamanho adequado! Estou tentando fazer com um tubo de acrílico.

Boa noite Luc_Fer
Quando estava comprando o material para fazer o iSpindel, comprei, erradamente, estes tubos no ebay.
Talvez sirva para sua aplicação; medindo no olhômetro, tenho dúvida quanto ao comprimento da PCI.IMG_3729.JPG

Back