iSpindel|iSpindle - Hidrômetro digital com Wi-Fi para fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Boa tarde pessoal

Boa tarde Luc_Fer!
Comprei na China Wemos D1 mini e recebí mini ESP12F, tentei de todas as formas carregar o firmware, inclusive a sua versão "APORTUGUESADA" .
Só aparece a identificação da placa , mas não acessa a página do Ispindel para concluir a configuração.
Tentei os IP'S 192.168.4.1 , 192.168.100.30 , etc. e com várias versões de flash download tool.
Pode me ajudar?


Estou com o mesmo problema alguém sabe informar se estamos fazendo certo. Ou se tem que tem que instalar alguma coisas no Wemos ates de rodar o Firmware ?
 
Estou com o mesmo problema alguém sabe informar se estamos fazendo certo. Ou se tem que tem que instalar alguma coisas no Wemos ates de rodar o Firmware ?

Ele tem que estar todo montado para conseguir acessar o modo AP do iSpindel, se estiver faltando algum componente ele não inicializa.
 
Novos pre-releases na area ;-)
Screen Shot 2020-11-18 at 14.17.37.png
 
Boa tarde pessoal,

Estou montando um ispindel usando a placa wemos d1 mini.

porém não está funcionando corretamente.

A rede iSpindel aparece no wifi porém na hora de conectar dá erro, diz que o windows não pode ser conectar a esta rede.
Tentei várias versões de firmware porém sem sucesso, até troquei a d1 mini e tbm não funcionou.

Li em no forum do opensourcedistilling que o modelo de d1 mini com os cantos chanfrados não funcionam.

Alguém sabe algo sobre isso?

Peguei o log pela serial e aparece essas mensagens

FW 6.5.1
2.2.2-dev(38a443e)
Worker run!
mounting FS... mounted!
ERROR: failed to load json config

ERROR config corrupted
scanning for OW device on pin: 5
No devices found!
scanning for OW device on pin: 12
Found device with ROM = 28 AA A4 C9 13 13 1 42
Chip = DS18B20
Data = 1 97 1 4B 46 7F FF C 10 E3 CRC=E3
Temperature = 25.44 Celsius,
offsets not available
Boot-Mode: External System
power-cycle or reset detected, config mode
...........
ERROR no Wifi credentials

going to Config Mode
reboot RFCAL

Alguém tem idéia do que pode estar errado?
 
Boa tarde pessoal,

Estou montando um ispindel usando a placa wemos d1 mini.

porém não está funcionando corretamente.

A rede iSpindel aparece no wifi porém na hora de conectar dá erro, diz que o windows não pode ser conectar a esta rede.
Tentei várias versões de firmware porém sem sucesso, até troquei a d1 mini e tbm não funcionou.

Li em no forum do opensourcedistilling que o modelo de d1 mini com os cantos chanfrados não funcionam.

Alguém sabe algo sobre isso?

Peguei o log pela serial e aparece essas mensagens

FW 6.5.1
2.2.2-dev(38a443e)
Worker run!
mounting FS... mounted!
ERROR: failed to load json config

ERROR config corrupted
scanning for OW device on pin: 5
No devices found!
scanning for OW device on pin: 12
Found device with ROM = 28 AA A4 C9 13 13 1 42
Chip = DS18B20
Data = 1 97 1 4B 46 7F FF C 10 E3 CRC=E3
Temperature = 25.44 Celsius,
offsets not available
Boot-Mode: External System
power-cycle or reset detected, config mode
...........
ERROR no Wifi credentials

going to Config Mode
reboot RFCAL

Alguém tem idéia do que pode estar errado?
Resolvido o problema
 
Qual foi a solução encontrada para resolver o problema ?
Descobri que o problema eram as placas wemos falsificadas do aliexpress, elas gravavam a firmware e até geravam
o AP wifi, porém não conectavam testei com 2 placas do mesmo vendedor.
Comprei outra wemos pelo mercadolivre e funcionou de primeira.
 
Olá pessoal, ontem comecei a utilizar pela primeira vez o iSpindel em uma fermentação, juntamente com o brewfather.
Consegui fazer a conexão normalmente porém no gráfico não aparece a leitura da densidade, na tela de dispositivos ele aparece a inclinação do iSpindel mas na fermentação ele não me traz o valor da gravidade.
Alguém sabe me dizer onde eu possa ter errado?

1617044091517.png

1617044112000.png
 
Olá pessoal, ontem comecei a utilizar pela primeira vez o iSpindel em uma fermentação, juntamente com o brewfather.
Consegui fazer a conexão normalmente porém no gráfico não aparece a leitura da densidade, na tela de dispositivos ele aparece a inclinação do iSpindel mas na fermentação ele não me traz o valor da gravidade.
Alguém sabe me dizer onde eu possa ter errado?

View attachment 126158
View attachment 126159
Você fez a calibração do iSpindel e salvou a equação polinomial nas configurações dele?
 
Bom dia!!!
Posso atualizar via OTA? pelo menu de configurações ou somente via USB e flasher?

Oi Rafael,

Pode atualizar via menu do iSpindel sim, mas pra acessar o menu tem colocá-lo no modo AP. Pra fazer isso basta curtocircuitar os terminais de reset. Antes de atualizar acesse e faça um print da tela do menu configuration pra salvar os dados da rede, do aplicativo e o polinômio que você usa, porque depois de atualizar o firmware todas essas informações são zeradas.
 
Oi Rafael,

Pode atualizar via menu do iSpindel sim, mas pra acessar o menu tem colocá-lo no modo AP. Pra fazer isso basta curtocircuitar os terminais de reset. Antes de atualizar acesse e faça um print da tela do menu configuration pra salvar os dados da rede, do aplicativo e o polinômio que você usa, porque depois de atualizar o firmware todas essas informações são zeradas.
Obrigado Renato!

O meu iSpindel tem um botão adaptado pra dar esse curto rsrs

Show de bola, vou fazer isso então!

Versão final ta legal e estavel? 6.5.1?
 
Obrigado Renato!

O meu iSpindel tem um botão adaptado pra dar esse curto rsrs

Show de bola, vou fazer isso então!

Versão final ta legal e estavel? 6.5.1?

Sim tá beleza.👍

O que necessitam mudar é o projeto em si, porque desde que a TDK descontinuou o chip MPU6050 do acelerômetro, estão usando um chip clone no módulo e de cada 10 módulos que você compra 4-5 tem vindo com defeito, não há controle de qualidade algum.☹
 
Nunca tive problemas com o MPU6050, como ele utiliza um barramento de comunicação então pode ser problemas no projeto, montagem, entre outras coisas.
Estou utilizando a versão 6.2.1 e está tudo normal também.

Os problemas mais comuns são com a bateria pois é um ambiente muito hostil pra ela e a eletrônica no geral.
 
O problema em si não é o chip MPU-6050, ele sempre funcionou bem, só que a TDK - Inversense descontinuou sua fabricação e não foi só o MPU6050, o fez também com o MPU-6000, MPU-6500 e o MPU-20608-G lançando outra família de chips a MPU-20600 e ao descontinuar ela foi bem explicita na sua página ao dizer sobre o MPU-6050 [Not Recommended for New Designs].

Tendo a TDK descontinuado o chip, os clones entraram em ação e não exite um módulo GY-521 vendidos hoje em dia que não seja montado com chip clone. Parece não haver controle de qualidade algum, pois de cada 10 módulos vendidos, 4-5 tem vindo com defeito. No menu o iSpindel Info, tanto Tilt quanto Gravity aparece a mensagem "Nan", sinal que o módulo é defeituoso.
 
Oi Renato, pelos links não consegui, mas pesquisando no shopee eu encontrei.

A placa do recarregador de bateria é TYPE-C?

Oi Leonardo, boa noite.

Me desculpe, que mancada minha postar o link errado. o_Oo_Oo_O

Sim, é TYPE-C. Optei por USB-C por alguns fatores.

Primeiro pra não ter que ficar tentando encontrar o lado certo do cabo na hora de encaixar na placa carregadora, Segundo que ao encaixar o cabo de imediato evita-se que o conjunto se desloque dentro do tubo e assim provoque um desbalanceamento, o que te faria fazer uma nova calibração, e, por fim pra não ser possível carregar a bateria pela placa wemos, se porventura a retirarem o conjunto do tubo.

Agora sim os links corretos: (completo) https://shopee.com.br/product/341684073/5078229794/
(kit de peças + bateria) https://shopee.com.br/product/341684073/8639152454/

Abs
.
 
Oi Leonardo, boa noite.

Me desculpe, que mancada minha postar o link errado. o_Oo_Oo_O

Sim, é TYPE-C. Optei por USB-C por alguns fatores.

Primeiro pra não ter que ficar tentando encontrar o lado certo do cabo na hora de encaixar na placa carregadora, Segundo que ao encaixar o cabo de imediato evita-se que o conjunto se desloque dentro do tubo e assim provoque um desbalanceamento, o que te faria fazer uma nova calibração, e, por fim pra não ser possível carregar a bateria pela placa wemos, se porventura a retirarem o conjunto do tubo.

Agora sim os links corretos: (completo) https://shopee.com.br/product/341684073/5078229794/
(kit de peças + bateria) https://shopee.com.br/product/341684073/8639152454/

Abs
.
Olá Renato, tudo bem?

também estou interessado.. sabe se é facil a calibração dele?

[]s
Roberto
 
Olá Renato, tudo bem?

também estou interessado.. sabe se é facil a calibração dele?

[]s
Roberto

Oi Roberto, boa tarde.

Diria é fácil sim, contudo deve ser feita com calma pra você não se perder e ter de repetir. E desde que você não movimente a placa dentro do tubo (ela entra justa no tubo pra que isso não ocorra), não é necessário repeti-la, apenas recarregar a bateria a cada brassagem.

Ele trabalha com dois pontos fixos, offset quando é colocado na horizontal em 90 graus e a OG 1.000, quando em água limpa ele deve medir entre 24 - 26 graus. Esses dois pontos já envio calibrados.

O que caberia a você fazer é diluir controladamente açúcar em água de modo a levantar os dados da curva de densidade-ângulo. Ao final será gerado uma equação que servirá ao equipamento pra converter ângulo em FG. Quanto mais pontos forem obtidos, mais precisa será suas medidas, mas tem gente que obtém 3 pontos e põe pra funcionar, depois o valor que ele fornece não bate com o densímetro/refratômetro aí saem falando que o aparelho não presta.

A etapa seguinte é você inserir os parâmetros de configuração do wifi e do app que vai ler seus dados, tem app gratuito (Ubidots, Brewspy) e tem pago (Brewfather). Já testei e vi que em fermentadores não pressurizados não entra líquido nele, mas por precaução eu sempre retiro antes de começar o coldcrash pra não correr riscos.

Abs
 
Oi Roberto, boa tarde.

Diria é fácil sim, contudo deve ser feita com calma pra você não se perder e ter de repetir. E desde que você não movimente a placa dentro do tubo (ela entra justa no tubo pra que isso não ocorra), não é necessário repeti-la, apenas recarregar a bateria a cada brassagem.

Ele trabalha com dois pontos fixos, offset quando é colocado na horizontal em 90 graus e a OG 1.000, quando em água limpa ele deve medir entre 24 - 26 graus. Esses dois pontos já envio calibrados.

O que caberia a você fazer é diluir controladamente açúcar em água de modo a levantar os dados da curva de densidade-ângulo. Ao final será gerado uma equação que servirá ao equipamento pra converter ângulo em FG. Quanto mais pontos forem obtidos, mais precisa será suas medidas, mas tem gente que obtém 3 pontos e põe pra funcionar, depois o valor que ele fornece não bate com o densímetro/refratômetro aí saem falando que o aparelho não presta.

A etapa seguinte é você inserir os parâmetros de configuração do wifi e do app que vai ler seus dados, tem app gratuito (Ubidots, Brewspy) e tem pago (Brewfather). Já testei e vi que em fermentadores não pressurizados não entra líquido nele, mas por precaução eu sempre retiro antes de começar o coldcrash pra não correr riscos.

Abs
Legal. minha ideia é usar o brewpiless que tem função para sincronizar com o iSpindel.. acho que funciona né.
 
Gostei cara, pretendo comprar 4 deles, mas antes comprarei um pra validar o uso com o brewfather. Consegue fazer um preço melhor para 4 ou 5 unidades, após a compra do primeiro?
 
Oi pessoal,

Foram lançadas novas versões de firmware. 6.6.0, 7.0.0, 7.1.0, 7.1.1 e 7.1.2.

As versões 7.1.0 e 7.1.1 foram publicadas sem o arquivo firmware.bin, portanto no meu entender nem deviam ser publicadas.

A versão 6.6.0 há relatos de travamentos quando usada com o software Ubidots.

Fiz upgrade da versão 6.5.1 para a versão 7.1.2 lançada hoje.

A primeira mudança foi no nome da rede de ispindel para ispindel_ispindel000, até aí ok, apesar de constar versão 7.1.2 aparece na info como versão 7.1.0.

Aproveitei para os dados da minha rede (mudei de local) e dei o salvar, aí ele simplesmente travou. Desliguei, liguei e dei reset pra entrar no modo AP. A rede apareceu, mas não foi possível acessar o software de jeito nenhum, dei reset várias vezes e nada.

Não tive alternativa senão retirar o conjunto do tubo, conectar o cabo e fazer downgrade pra versão 6.5.1. e tudo voltou ao normal. Por ter mexido no hardware, vou ter de recalibrar.

Conclusão: se fizer update tenha em mente que pode ter problemas. Eu recomendo não atualizar pra versão 7.1.2 e aguardar novas atualizações corrigindo esses bugs.

Abs

P.S. Quem desejar adquirir o iSpindel que eu monto, segue o link: https://shopee.com.br/iSpindel-i.341684073.5078229794
 
Oi pessoal,

Foram lançadas novas versões de firmware. 6.6.0, 7.0.0, 7.1.0, 7.1.1 e 7.1.2.

As versões 7.1.0 e 7.1.1 foram publicadas sem o arquivo firmware.bin, portanto no meu entender nem deviam ser publicadas.

A versão 6.6.0 há relatos de travamentos quando usada com o software Ubidots.

Fiz upgrade da versão 6.5.1 para a versão 7.1.2 lançada hoje.

A primeira mudança foi no nome da rede de ispindel para ispindel_ispindel000, até aí ok, apesar de constar versão 7.1.2 aparece na info como versão 7.1.0.

Aproveitei para os dados da minha rede (mudei de local) e dei o salvar, aí ele simplesmente travou. Desliguei, liguei e dei reset pra entrar no modo AP. A rede apareceu, mas não foi possível acessar o software de jeito nenhum, dei reset várias vezes e nada.

Não tive alternativa senão retirar o conjunto do tubo, conectar o cabo e fazer downgrade pra versão 6.5.1. e tudo voltou ao normal. Por ter mexido no hardware, vou ter de recalibrar.

Conclusão: se fizer update tenha em mente que pode ter problemas. Eu recomendo não atualizar pra versão 7.1.2 e aguardar novas atualizações corrigindo esses bugs.

Abs

P.S. Quem desejar adquirir o iSpindel que eu monto, segue o link: https://shopee.com.br/iSpindel-i.341684073.5078229794
Bom dia Renato
Tem como retirar com vc em campinas?
 
Tudo bem amigo !!! desculpa a minha ignorância a respeito do assunto ,a pergunta é eu uso um fermentador inox da TK de 50 lt será que esse aparelho irá funcionar ? Meu roteador está a 8 mt longe separado por duas paredes ( a rede já é Mesh de 500 mg) obrigado.
Acho que só testando, porque não é muito recomendado para inox.
 
Tudo bem amigo !!! desculpa a minha ignorância a respeito do assunto ,a pergunta é eu uso um fermentador inox da TK de 50 lt será que esse aparelho irá funcionar ? Meu roteador está a 8 mt longe separado por duas paredes ( a rede já é Mesh de 500 mg) obrigado.

Oi Denilson,

O inox atenua o sinal emitido eletromagnético pelo iSpindel dificultando a sua recepção, por isso a recomendação é que o roteador wifi fique o mais próximo possível do fermentador. Pelo que você comentou, não há como colocar o roteador ao lado do fermentador, então as soluções possíveis:

1) Utilizar repetidor de wifi próximo ao fermentador.

2) Usar um repetidor de sinal do iSpindel Nautilis (Nautilis iSpindel relay – Nautilis IOT & Homebrewery)

3) O iSpindel ser montado com uma placa wemos-pro que emite sinal com maior intensidade visto possuir uma antena externa.

4) Um celular como roteador de internet.

Primeiro eu colocaria um repetidor de wifi pra garantir que o sinal da sua rede chegue ao local onde se encontra seu fermentador com intensidade suficiente para que o iSpindel consiga se conectar. Se ainda assim o sinal transmitido pelo iSpindel não consiga ser recebido pelo repetidor, aí sim partiria para as alternativas 2 ou 3. A opção de usar celular como roteador é viável também, mas nese caso você teria de deixar um aparelho praticamente exclusivo para isso.

Abs


P.S. Quem desejar adquirir o iSpindel que eu monto, segue o link: https://shopee.com.br/iSpindel-i.341684073.5078229794 ou se quiser comprar diretamente mande um e-mail: [email protected]
 
Oi Leonardo, boa noite.

Me desculpe, que mancada minha postar o link errado. o_Oo_Oo_O

Sim, é TYPE-C. Optei por USB-C por alguns fatores.

Primeiro pra não ter que ficar tentando encontrar o lado certo do cabo na hora de encaixar na placa carregadora, Segundo que ao encaixar o cabo de imediato evita-se que o conjunto se desloque dentro do tubo e assim provoque um desbalanceamento, o que te faria fazer uma nova calibração, e, por fim pra não ser possível carregar a bateria pela placa wemos, se porventura a retirarem o conjunto do tubo.

Agora sim os links corretos: (completo) https://shopee.com.br/product/341684073/5078229794/
(kit de peças + bateria) https://shopee.com.br/product/341684073/8639152454/

Abs
.
Renato o Ispindel que compre de você tem durado somente 3 dias de fermentação, está configurado para enviar informação de uma e m uma hora, e o AP está próximo gerando sinal forte do wifi. Sabe o que pode ser?
 

Latest posts

Back
Top