iSpindel|iSpindle - Hidrômetro digital com Wi-Fi para fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
estou montando um para mim. confesso não ser um expert em solda, então de repente alguma tenha que ser revista, mas primeiro:
retirei o diodo da placa wemos, agora ela não liga mais o led azul, quando faço contato onde havia o diodo ela responde. Quando ligo ela pela pilha, a placa gyros que esta soldada acima da wemos, liga o led, mas a wemos não, Tenho quase certeza que é a minha solda...
só para ter certeza, é só para remover o diodo da wemos, certo? não é para ligar os contatos onde ele estava
 
estou montando um para mim. confesso não ser um expert em solda, então de repente alguma tenha que ser revista, mas primeiro:
retirei o diodo da placa wemos, agora ela não liga mais o led azul, quando faço contato onde havia o diodo ela responde. Quando ligo ela pela pilha, a placa gyros que esta soldada acima da wemos, liga o led, mas a wemos não, Tenho quase certeza que é a minha solda...
só para ter certeza, é só para remover o diodo da wemos, certo? não é para ligar os contatos onde ele estava

Oi Chris,

Sim!!!! Tem de retirar o diodo e não faz ligação alguma nos contatos, deixe em aberto. Ao conectar a Wemos você envia 5 volts ao VCC da placa, que está acoplada à bateria. A bateria não suporta ser alimentada com 5 volts e se você fizer isso por muito tempo ela fatalmente se incendiará. A "desvantagem" de se remover o diodo é que sempre que for atualizar o firmware via cabo USB necessitará de uma bateria totalmente carregada. Sinceramente, recomendo a remoção do diodo D1 mini como medida de segurança.
 

Attachments

  • Snap 2020-06-22 at 17.42.40.png
    Snap 2020-06-22 at 17.42.40.png
    395.6 KB · Views: 23
Last edited:
Oi Chris,

Sim!!!! Tem de retirar o diodo e não faz ligação alguma nos contatos, deixe em aberto. Ao conectar a Wemos você envia 5 volts ao VCC da placa, que está acoplada à bateria. A bateria não suporta ser alimentada com 5 volts e se você fizer isso por muito tempo ela fatalmente se incendiará. A "desvantagem" de se remover o diodo é que sempre que for atualizar o firmware via cabo USB necessitará de uma bateria totalmente carregada. Sinceramente, recomendo a remoção do diodo D1 mini como medida de segurança.

Atualização pode simplesmente fazer via modo AP do iSpindel pela sua interface. Sempre tomem cuidado com o conector USB de recarga, coloquem o cabo USB com carinho, o TP4056 não tem contatos que aguentam muita força.

Gravei um vídeo rápido para um amigo ensinando como usar o iSpindel com o app Blynk e acabei deixando público no youtube já que pode auxiliar mais gente na descrição tem o link para o vídeo que o Marassi ensina a calibração.

 
Oi Dumpa!

Valeu pela dica do app. Poderia me esclarecer: esse app só faz monitoramento online ou tem algum jeito de ser feita a coleta offline pra que de tempos em tempos a gente se conecte e faça download dos dados. Outra coisa, tem jeito de capturar dados de forma simultânea de dois (ou mais) fermentadores com esse app? Abs
 
Oi Dumpa!

Valeu pela dica do app. Poderia me esclarecer: esse app só faz monitoramento online ou tem algum jeito de ser feita a coleta offline pra que de tempos em tempos a gente se conecte e faça download dos dados. Outra coisa, tem jeito de capturar dados de forma simultânea de dois (ou mais) fermentadores com esse app? Abs

o iSpindel tem que estar enviando os dados para algum lugar e esses dados serem salvos, então o offline não faz muito sentido. O Blynk pode adicionar vários, mas pode estourar a pontuação do modo gratuito e aí teria que adquirir pontos de energia como chamam.
 
Offline no sentido de não manter o app conectado 24/7 com ispindel. Bom, se a cada x minutos o ispindel envia dados, onde é que eles são armazenados? Ele tem um buffer e ao acionar o app esses dados são descarregados é isso?
 
Offline no sentido de não manter o app conectado 24/7 com ispindel. Bom, se a cada x minutos o ispindel envia dados, onde é que eles são armazenados? Ele tem um buffer e ao acionar o app esses dados são descarregados é isso?
O iSpindel fica a maior parte do seu tempo em estado de hibernação, ele só ativa quando vc aciona o modo acess-point que é apertando tuas vezes o botão de reset, ou ele só ativa rapidamente para enviar um banco de dados e logo dorme novamente.
Esse banco de dados tem que ser recebido por alguma coisa que armazene os dados e que consiga lhe mostrar. Para ele enviar o banco de dados é preciso que ele esteja conectado a um wi-fi e daí tem mais duas opções.
Existem equipamentos que recebem os dados do iSpindel como o Craftbeer e o BrewPi. Esses equipamentos estando conectado no wi-fi que está o iSpindel e ele conseguindo enviar o dados, vc não precisa da internet pra isso, por outro lado tem os softwares e sites que fazem esse papel de receber os dados tbm, só que nesse caso o envio dos dados é pra uma nuvem na internet e daí o APP ou site coleta esses dados pra lhe mostrar em Dashboards (caixas de dialogo) bonitinhas.
 
Offline no sentido de não manter o app conectado 24/7 com ispindel. Bom, se a cada x minutos o ispindel envia dados, onde é que eles são armazenados? Ele tem um buffer e ao acionar o app esses dados são descarregados é isso?

Não fica 24/7, como o Mazza disse ele fica sempre em estado de hibernação se estiver ligado, você configura ele para acordar de xis em xis minutos, ele acorda, pega os dados e envia para um equipamentos como o Brewpiless, CraftBeerPi ou para nuvem em Ubidots, Blynk, Brewfather... Se ficasse conectado o tempo todo 24/7 a bateria drena em poucas horas com o tanto de comunicação que ele fará.
 
Não fica 24/7, como o Mazza disse ele fica sempre em estado de hibernação se estiver ligado, você configura ele para acordar de xis em xis minutos, ele acorda, pega os dados e envia para um equipamentos como o Brewpiless, CraftBeerPi ou para nuvem em Ubidots, Blynk, Brewfather... Se ficasse conectado o tempo todo 24/7 a bateria drena em poucas horas com o tanto de comunicação que ele fará.

Valeu amigo.
 
Galera,

Quem montou o ispindel sem comprar a placa pronta tenho uma dúvida sobre o peso e a bateria que foi usada.
Eu comprei uma bateria no Aliexpress, mas comprei uma de 5000 mAh, só depois que eu percebi que ela é maior que as demais baterias.

Dessa forma, como seria feito a compensação do peso dentro do tubo? Continuaria com 20g?

[]'s
 
Galera,

Quem montou o ispindel sem comprar a placa pronta tenho uma dúvida sobre o peso e a bateria que foi usada.
Eu comprei uma bateria no Aliexpress, mas comprei uma de 5000 mAh, só depois que eu percebi que ela é maior que as demais baterias.

Dessa forma, como seria feito a compensação do peso dentro do tubo? Continuaria com 20g?

[]'s


Se é uma 18650 não é o mAh que conta, tem que ver o peso dela, tem bateria aí no mercado que diz ter 8800 mAh e deve ser 2000 mAh, se for.... Normalmente uma 18650 pesa entre 41 a 44 g.. 20g é uma base, dependendo de como montar pode precisar de algumas gramas a mais. Isso você vai descobrir quando colocar na água pela primeira vez.
 
Valeu pelas dicas, tive alguns problemas com o meu nivel de solda, hehehe, mas acho que agora ta tudo ok.
Estou usando o Ubidots e me surgiu umas duvidas
Estou para brassar semana que vem e testarei ele in loco pela primeira vez

Ainda não descobri onde fica algum botão do ubidots que resete os dados antigos captados pelo ISpindel

Estou tentando entender sobre as variáveis sintéticas do ubidots, a ideia é adicionar uma formula que converta o Plato captado pela inclinação e adicione ele numa formula que o transforme em Gravidade Especifica (SG). E aproveitando as variáveis sinteticas, incluir uma que calcue o ABV, pegando a OG e a FG

Conheço as formulas, sei aplicar elas na mão, mas to apanhando pra colocar elas direto no app da ubidots. Por acaso alguém tem algum norte nessa área?
 
Valeu pelas dicas, tive alguns problemas com o meu nivel de solda, hehehe, mas acho que agora ta tudo ok.
Estou usando o Ubidots e me surgiu umas duvidas
Estou para brassar semana que vem e testarei ele in loco pela primeira vez

Ainda não descobri onde fica algum botão do ubidots que resete os dados antigos captados pelo ISpindel

Estou tentando entender sobre as variáveis sintéticas do ubidots, a ideia é adicionar uma formula que converta o Plato captado pela inclinação e adicione ele numa formula que o transforme em Gravidade Especifica (SG). E aproveitando as variáveis sinteticas, incluir uma que calcue o ABV, pegando a OG e a FG

Conheço as formulas, sei aplicar elas na mão, mas to apanhando pra colocar elas direto no app da ubidots. Por acaso alguém tem algum norte nessa área?
Já fiz isso. É fácil. Mas estou num churrasco agora, hehe. Amanhã ou depois eu posto algo aqui. Mas a interface do Ubidots é bem intuitiva.
 
PessoALL,

Uma dúvida de interpretação, no esquema de ligação, eu tive a impressão que o fio Laranja se conectava no lugar do diodo que foi removido.
Eu li em uma msg desse tópico, que o fio laranja vai na verdade no conector de 5v do Wemos, é isso mesmo?

Valeu!!

[]'s
 
sobre o peso da bateria, varia de bateria pra bateria, pela voltagem vc deve usar as 18650, como citaram, e elas costumam variar muito de peso,as 20g que vc tem que colocar pe spi uma media, pra mim foi bem mais que 20g, vc vai ter que ir colocando ou tirando peso e testar a flutuabilidade em agua (1000 SG).
Uma dica importante, que me fez bater cabeca na hora, a placa giros deve ficar apontada pra cima quando ela for flutuar, ou seja, o peso que vc for adicionar deve ser colocado no lado oposto ao que a placa giros esta, senao vc podera ter algum problema com a calibração

aproveitando o post
estou usando o ubidots, mas como criei muitos graficos e widgets e synthetics (para calcular o plato em SG) tive alguns problemas com limite de dots diarios, por isso e por nao conseguir usar formulas avancadas (para calcular o %ABV atual) estive pensando em alternativas para as proximas brassagens, usei um pouco o blink mas nao gostei muito tb, vcs tem alguma sugestão?

Aproveitando o post II
alguem consegui vincular com o beersmith? vi que não seria muito facil...
 
sobre o peso da bateria, varia de bateria pra bateria, pela voltagem vc deve usar as 18650, como citaram, e elas costumam variar muito de peso,as 20g que vc tem que colocar pe spi uma media, pra mim foi bem mais que 20g, vc vai ter que ir colocando ou tirando peso e testar a flutuabilidade em agua (1000 SG).
Uma dica importante, que me fez bater cabeca na hora, a placa giros deve ficar apontada pra cima quando ela for flutuar, ou seja, o peso que vc for adicionar deve ser colocado no lado oposto ao que a placa giros esta, senao vc podera ter algum problema com a calibração

aproveitando o post
estou usando o ubidots, mas como criei muitos graficos e widgets e synthetics (para calcular o plato em SG) tive alguns problemas com limite de dots diarios, por isso e por nao conseguir usar formulas avancadas (para calcular o %ABV atual) estive pensando em alternativas para as proximas brassagens, usei um pouco o blink mas nao gostei muito tb, vcs tem alguma sugestão?

Aproveitando o post II
alguem consegui vincular com o beersmith? vi que não seria muito facil...

Beersmith não ví ninguém que tenha feito isso. Ele pode ser integrado com o Brewpiless, mas se você quer só monitorar a fermentação recomendo o app Brewfather, a versão free é limitada, mas dá pra você aprender como mexer com o app, depois sugiro que parta para versão paga U$ 20.00 por uma assinatura anual (menos de R$ 10 por mês), no meu entender a relação custo/benefícios é boa visto que o app tem outras funcionalidades.
Abs
 
Last edited:
Alguém tem pra venda?

Oi Pepe.Denis,

No momento eu tenho só a placa pra venda. Em alguns dias receberei um material que comprei pra uma venda coletiva e terei material extra pra vender, seja em forma de kit ou montado. Quando tiver com todo material em mãos farei anúncio na seção de vendas.
Abs
 
PessoALL,

Uma dúvida de interpretação, no esquema de ligação, eu tive a impressão que o fio Laranja se conectava no lugar do diodo que foi removido.
Eu li em uma msg desse tópico, que o fio laranja vai na verdade no conector de 5v do Wemos, é isso mesmo?

Valeu!!

[]'s

Não precisa fazer a ligação do fio laranjam ele é dispensável, arranque o diodo da placa d1 mini e deixe aberto aqueles pontos onde o diodo estava, para que não façam corrente, isso significa que a placa só ira ligar se os outros contato com as outras placas estiverem bem feitos( recomendo colocar o firmware antes de retirar o diodo)
pelo que eu entendi essa ligação com o fio laranja só é necessária para que vc possa acessar ou carregar o aparelho por ambas entradas USB (não tenho certeza dessa informação) mas o fio laranja é totalmente opcional, e eu recomendo muito que vc não o faça pois a solda onde estava o diodo é difícil de fazer
 
Não precisa fazer a ligação do fio laranjam ele é dispensável, arranque o diodo da placa d1 mini e deixe aberto aqueles pontos onde o diodo estava, para que não façam corrente, isso significa que a placa só ira ligar se os outros contato com as outras placas estiverem bem feitos( recomendo colocar o firmware antes de retirar o diodo)
pelo que eu entendi essa ligação com o fio laranja só é necessária para que vc possa acessar ou carregar o aparelho por ambas entradas USB (não tenho certeza dessa informação) mas o fio laranja é totalmente opcional, e eu recomendo muito que vc não o faça pois a solda onde estava o diodo é difícil de fazer

Lá no github tem uma discussão que deverá vai acabar com o problema de ter que remover o D1 da Wemos. Diode to Protect 18650 from Over-Voltage Damage · Issue #408 · universam1/iSpindel
 
Amigos, estou com um problema. Montei um no modelo antigo. Placa PCB raiz, hehehehe.
Estou com dificuldades no Ubidots. Afinal, como é o modo de transmissão de dados? Sei que ao ligar e clicar 3x no reset, entra no modo de configuração. Mas como é o modo de transmissão de dados?
Já coloquei pra transmitir em 5 segundos, 1 segundo... Só transmite 1x, logo que eu salvo a configuração. Não atualiza os dados na quantidade de segundos que eu coloquei na configuração...
Já fiquei apertando o reset de várias formas, e não transmite os dados de forma contínua. Só passa os dados 1x.

Alguém tem alguma luz?

Valeu!!!

Boa Noite,
sei que o post é antigo, mas acabei de comprar um pelo ML e fiz a calibragem e configuração corretamente, porem ele manda apenas a primeira leitura, não atualiza mais de jeito nenhum, tenho que entrar nas configurações e após o Save, ele manda uma primeira leitura e depois não atualiza.
Sera que é apenas o problema de montagem como foi visto pelo colega? dessa forma não teria como resolver a não ser devolvendo a compra pelo ML.
Obrigado
 
Boa Noite,
sei que o post é antigo, mas acabei de comprar um pelo ML e fiz a calibragem e configuração corretamente, porem ele manda apenas a primeira leitura, não atualiza mais de jeito nenhum, tenho que entrar nas configurações e após o Save, ele manda uma primeira leitura e depois não atualiza.
Sera que é apenas o problema de montagem como foi visto pelo colega? dessa forma não teria como resolver a não ser devolvendo a compra pelo ML.
Obrigado

Amigo tenta usar ele no Blynk, veja se ele se comunica. Pode seguir os passos descritos no link abaixo. Se tiver dúvidas posta ahi. Abraço.

http://www.ispindel.de/docs/README_en.html
 
Boa tarde pessoal!
A título de experiência , compilei uma versão em português do firmware 6.0.5.
Também fiz modificações para funcionar com placas baseadas no ESP8285, como a D1 Mini Lite.
Testei com ESP 12E/F (D1 Mini) e ESP M2 (D1 Mini Lite) e funcionou bem!

View attachment 122317 View attachment 122318

Para quem quiser gravar aí vai o bin:
Boa tarde pessoal
Boa tarde pessoal!
A título de experiência , compilei uma versão em português do firmware 6.0.5.
Também fiz modificações para funcionar com placas baseadas no ESP8285, como a D1 Mini Lite.
Testei com ESP 12E/F (D1 Mini) e ESP M2 (D1 Mini Lite) e funcionou bem!

View attachment 122317 View attachment 122318

Para quem quiser gravar aí vai o bin:
Boa tarde Luc_Fer!
Comprei na China Wemos D1 mini e recebí mini ESP12F, tentei de todas as formas carregar o firmware, inclusive a sua versão "APORTUGUESADA" .
Só aparece a identificação da placa , mas não acessa a página do Ispindel para concluir a configuração.
Tentei os IP'S 192.168.4.1 , 192.168.100.30 , etc. e com várias versões de flash download tool.
Pode me ajudar?
 
Pessoal fiz a calibração do Ispindel e ele apresentou uma medida em cima da risca com o refratômetro....
1600801544234.png

Reparem que consegui resfriar o mosto até 30 graus e foi assim para o fermentador para chegar na temperatura de inoculação...

no dia seguinte, por volta das 13 horas já estava com um pouco de atenuação...
1600801715976.png


e seguimos até na data de hoje (22/09/2020) com a seguinte informação:
1600801787446.png


Segue gráfico completo:
1600801859764.png


O detalhe e a dúvida que estou é que hoje fui colocar uma enzyma (endozym AGP 120) buscando uma Brut IPA e aproveitei para tirar um copo para realizar uma medição como sempre fiz antes do Ispindel. Para minha surpresa o meu refratômetro (uso tabela de correção) marcando 1038 (Valor já corrigido). E agora? Onde pode estar o problema?? Confio no Ispindel ou no refratômetro? Detalhe; eu fiz uma limpeza no refratômetro e peguei outra amostra do fermentador, mesma medida. 1038. Limpei novamente e utilizei a solução que vem junto, ou seja, água pura... e aferindo, bateu exatamente os 1000.

Obrigado pessoal.
 
Pessoal fiz a calibração do Ispindel e ele apresentou uma medida em cima da risca com o refratômetro....
View attachment 124732
Reparem que consegui resfriar o mosto até 30 graus e foi assim para o fermentador para chegar na temperatura de inoculação...

no dia seguinte, por volta das 13 horas já estava com um pouco de atenuação...
View attachment 124733

e seguimos até na data de hoje (22/09/2020) com a seguinte informação:
View attachment 124734

Segue gráfico completo:
View attachment 124735

O detalhe e a dúvida que estou é que hoje fui colocar uma enzyma (endozym AGP 120) buscando uma Brut IPA e aproveitei para tirar um copo para realizar uma medição como sempre fiz antes do Ispindel. Para minha surpresa o meu refratômetro (uso tabela de correção) marcando 1038 (Valor já corrigido). E agora? Onde pode estar o problema?? Confio no Ispindel ou no refratômetro? Detalhe; eu fiz uma limpeza no refratômetro e peguei outra amostra do fermentador, mesma medida. 1038. Limpei novamente e utilizei a solução que vem junto, ou seja, água pura... e aferindo, bateu exatamente os 1000.

Obrigado pessoal.

qual o ângulo que ele marca em água a 20°c?
 
Quando calibrei eu coloquei em 18.06 graus que estava a temp da água e uma inclinação de 22,48

Achei qdo as imagens de quando calibrei... Medindo no refratômetro e depois pelo Ispindel.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-08-25 at 20.36.50.jpeg
    WhatsApp Image 2020-08-25 at 20.36.50.jpeg
    13.2 KB · Views: 32
  • WhatsApp Image 2020-08-25 at 22.28.29.jpeg
    WhatsApp Image 2020-08-25 at 22.28.29.jpeg
    92.6 KB · Views: 32
Boa tarde pessoal, montei o ispindel e aparentemente está tudo certo, mas não consigo transmitir os dados para o blynk, nem para o aplicativo do Helton da geladeira, nem para o aplicativo do próprio ispindel seguindo as instruções! Já vi o vídeo do Dumpa fiz igual mad não transmite!
Consigo transmitir para o Brewfather normal no HTTP.
Seguem as telas configuração e Brew father, se alguém puder ajudar!
 

Attachments

  • 40A7065B-60CA-4DC5-8F63-7FB947705966.png
    40A7065B-60CA-4DC5-8F63-7FB947705966.png
    63.2 KB · Views: 21
  • CC1F9829-5596-47B8-9331-2A0510DA5C69.png
    CC1F9829-5596-47B8-9331-2A0510DA5C69.png
    74.1 KB · Views: 20
  • D955B33F-B360-4ED1-AE59-BA721E827524.png
    D955B33F-B360-4ED1-AE59-BA721E827524.png
    63.4 KB · Views: 17
Boa tarde pessoal, montei o ispindel e aparentemente está tudo certo, mas não consigo transmitir os dados para o blynk, nem para o aplicativo do Helton da geladeira, nem para o aplicativo do próprio ispindel seguindo as instruções! Já vi o vídeo do Dumpa fiz igual mad não transmite!
Consigo transmitir para o Brewfather normal no HTTP.
Seguem as telas configuração e Brew father, se alguém puder ajudar!

Oi Poseidonata

Notei que no setup do iSpindel ele é chamado de iSpindelVerde e nos demais iSpindel000.

Outro detalhe é que a SG está menor que 1. 0.968 com ângulo 25,27 e 0.920 com ângulo de 3,41, ângulo 3,41 ele tá quase na vertical.

O equipamento foi balanceado e calibrado? Ou seja, com água pura ele marca um ângulo próximo de 25 graus e na horizontal em torno de 90 graus?

30s é o mínimo pro brewfather, tente fazer um setup mínimo no ubidots, assim o tempo (30s) pode ser diminuído e você terá mais dados para analisar.
 
Last edited:
Ola Renato, muito obrigado pela resposta.
Então esse IspendelVerde é o nome, como eu fiz dois um preto e um verde coloquei o nome para diferenciar na hora de escolher.
Na verdade um não estava balanceado o outro sim, balancei 3 vezes mas não fica 1.0 na agua de jeito nenhum (vc conseguiu bater o 1000 na agua?). mas ta próximo e essa diferença acho que consigo ajustar no próprio BrewFather, e se a curva estiver correta não causa diferença no calculo do ABV - imagino eu.
Na verdade o que eu não to conseguindo de jeito nenhum é conectar eles no Blynk.
Mas do jeito que ta ja vou testar e ver no que da, to com uma Wit no fermentador assim que tirar na próxima brassagem ja uso ele e o controlador by Helton.
 
Ola Renato, muito obrigado pela resposta.
Então esse IspendelVerde é o nome, como eu fiz dois um preto e um verde coloquei o nome para diferenciar na hora de escolher.
Na verdade um não estava balanceado o outro sim, balancei 3 vezes mas não fica 1.0 na agua de jeito nenhum (vc conseguiu bater o 1000 na agua?). mas ta próximo e essa diferença acho que consigo ajustar no próprio BrewFather, e se a curva estiver correta não causa diferença no calculo do ABV - imagino eu.
Na verdade o que eu não to conseguindo de jeito nenhum é conectar eles no Blynk.
Mas do jeito que ta ja vou testar e ver no que da, to com uma Wit no fermentador assim que tirar na próxima brassagem ja uso ele e o controlador by Helton.
Provavelmente falta mais contra-peso.
Se vc "calibrou" e não está dando 1.000 OG na água, então sua calibração ficou errada.
 
Ola Renato, muito obrigado pela resposta.
Então esse IspendelVerde é o nome, como eu fiz dois um preto e um verde coloquei o nome para diferenciar na hora de escolher.
Na verdade um não estava balanceado o outro sim, balancei 3 vezes mas não fica 1.0 na agua de jeito nenhum (vc conseguiu bater o 1000 na agua?). mas ta próximo e essa diferença acho que consigo ajustar no próprio BrewFather, e se a curva estiver correta não causa diferença no calculo do ABV - imagino eu.
Na verdade o que eu não to conseguindo de jeito nenhum é conectar eles no Blynk.
Mas do jeito que ta ja vou testar e ver no que da, to com uma Wit no fermentador assim que tirar na próxima brassagem ja uso ele e o controlador by Helton.

Como o Gu_Mazza disse, coloque mais peso no fundo do tubo pra afundá-lo, pode ser porca, chumbo de pesca, etc. Verifique também qual é o peso da bateria, o ideal é que tenha entre 44-48 gramas, tem algumas que são mais leves e aí só com o peso dela não se atinge os 25 graus de inclinação com água pura.
 
Como o Gu_Mazza disse, coloque mais peso no fundo do tubo pra afundá-lo, pode ser porca, chumbo de pesca, etc. Verifique também qual é o peso da bateria, o ideal é que tenha entre 44-48 gramas, tem algumas que são mais leves e aí só com o peso dela não se atinge os 25 graus de inclinação com água pura.

Valeu pessoal!
Refiz o contrapeso consegui atingir os 25 graus, fiz várias medições (15 no total) e inseri no site, a terceira fórmula quando gravo conforme vai aumentando a gravidade do líquido ela diminui, a segunda fórmula sempre me dá uma diferença de 1.003 a 1.005!
Por exemplo : a 37.1 grau de inclinação ela deveria me dar 1.011 e ela me dá 1.009!
Refiz várias vezes, tentei usar o arquivo Excel mas a diferença só aumenta!
 
Pessoal, sofri bastante mas consegui algo razoável, vou deixar minha experiencia que pode ajudar alguém.
Primeiro ponto, é antes da calibração achar o centro de gravidade correto do cilindro, para isso eu indico colocar ele na pia com a tampa dentro da pia com a gaveta na vertical (como na foto) e solta-lo, ele irá parar na posição correta, ai sim vc entra na configuração e aperta o botão calibrar.

Na formula eu percebi que o Ispindel não aceita formula com mais de 99 caracteres, se vc copia a formula da internet ele terá provavelmente entre 118 a 116 caracteres, isso causará um erro, pra inserir a formula vc deve tirar os espaços e trocar os dois tilt por ^2 e os três tilt por ^3, conforme o exemplo a baixo:

Formula tirada diretamente da planilha online com 116 caracteres:
-26.81860859992268 + 1.881384376194269 *tilt-0.04103983848818362 *tilt*tilt + 0.00034165337388971083 *tilt*tilt*tilt

Formula retirado os espaços e alterada com ^2 e ^3, com 98 caracteres:
-26.81860859992268+1.881384376194269*tilt-0.04103983848818362*tilt^2+0.00034165337388971083*tilt^3

Antes de colar a formula no spindel cola no word ou outro programa de texto e confere quantos caracteres tem na formula, se ela tiver ainda assim mais de 99 caracteres ira ocorrer erro. Nesse caso tente apagar alguma leitura.

Essas verificações foram feitas no tentativa e erro, então pode existir uma outra forma de solucionar o problema mais fácil e técnica, mas eu desconheço.
 

Attachments

  • IMG-1705.jpg
    IMG-1705.jpg
    29.8 KB · Views: 41

Latest posts

Back
Top