• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentação em dois tanques diferentes

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Jromano

Member
Reaction score
2
Boa tarde, pessoal! Estou com um probleminha (não sei se é exatamente um probleema) para minha próxima leva.
Preciso brassar 50L para o aniversário de um amigo no começo do mês que vem, porém meus baldes são todos de 30L.

Eu dividindo essa cerveja em dois baldes, duas fermentações diferentes, poderia acarretar em algum problema no resultado final?

Claro, tudo devidamente sanitizado, temperatura controlada, etc, etc... Mas, na prática sabemos bem que alguns obstáculos aparecem, e eu estou com medo de não ter uma cerveja suficientemente boa para a festa.

Boa tarde, pessoal! Estou com um probleminha (não sei se é exatamente um probleema) para minha próxima leva.
Preciso brassar 50L para o aniversário de um amigo no começo do mês que vem, porém meus baldes são todos de 30L.

Eu dividindo essa cerveja em dois baldes, duas fermentações diferentes, poderia acarretar em algum problema no resultado final?

Claro, tudo devidamente sanitizado, temperatura controlada, etc, etc... Mas, na prática sabemos bem que alguns obstáculos aparecem, e eu estou com medo de não ter uma cerveja suficientemente boa para a festa.

Em uma geladeira só? Caso for, acho que a melhor forma seria tentar dividir mais igual possível e botar a mesma quantidade de fermento, controlar a fermentação com o sensor grudado na parede de um dos baldes e isolado do ambiente.

Depois que tiver elevado a temperatura pra fermentação secundária e tiver parado de atenuar pode fazer essa etapa e a etapa a frio de clarificação com o sensor solto na geladeira, pois já não tem mais geração de calor pela levedura.

Abraço

Vou tentar fazer dessa forma, Tiago. Pelos meus cálculos aqui, dois pacotinhos de fermento vão ser suficientes pra fermentar, então posso despejar um em cada balde, com a mesma quantidade de cerveja.
Em relação à temperatura, uso um freezer horizontal e vou deixar os baldes lado a lado, com o sensor colado neles.

Espero não ter problemas!!

Obrigado pelas dicas

Back