Cassiano Schneider
Well-Known Member
Pra quem faz uso da gelatina e faz priming, percebe alguma dificuldade na refermentação na garrafa?
A carbonatação pode levar uns dias a mais do que vc está habituado, pq a gelatina faz com que vá menos fermento pra garrafa.Pra quem faz uso da gelatina e faz priming, percebe alguma dificuldade na refermentação na garrafa?
Como ficou o perfil da sua água depois de justada?Já usei Gelatina quatro vezes, e nas quatro vezes tomei todos os cuidados, como temperatura e tudo mais, mas mesmo assim tive algumas garrafas com sedimento no copo. De fato, o poder de clarificação é surpreendente, mas esse resíduo que fica no copo desanima e muito.
Agora só faço um bom cold, de 3~4 dias, a cerveja sai extremamente limpa. Acredito que o domínio do processo ajuda muito no resultado final, como controle de temperatura da mostura, recirculação (mesmo que não seja constante), whirlfloc e um bom whirlpool resolvem qualquer problema de turbidez.
Além disso, uma água com uma boa qualidade e com os sais ajustados, ajudam bastante no processo de clarificação.
Em fim, depois de várias tentativas "fracassadas", deixei de usar a gelatina e parti para o lado cientifico, tentado entender quais os motivos que levam a deixar a cerveja com uma certa turbidez, e isto fez com que eu revesse todo meu processo, melhorando consideravelmente o resultado final, fazendo com que eu deixasse a gelatina de lado.
Ah, e um detalhe importante, sempre faço cervejas com dry hopping (alguns generosos), e mesmo assim consigo tirar uma cerveja bem límpida (isto porque eu jogo os palets direto no fermentador, sem hop bag).
View attachment 124433
Essa é uma IPA, que ficou pronta em 14 dias, só com cold.
Como vocês adicionam a gelatina? Abrem o fermentador e adicionam a gelatina diluída vagarosamente por cima da cerveja?
Será que é necessário além disso fazer um leve whirpool (redemoinho) depois de adicionar a gelatina ou isso não é necessário?
De acordo com a necessidade do cold. Uma coisa que noto das levas que usava gelatina é que elas saíam cristal, mas permanecia a impressão de "cerveja verde". Dando a entender que esse sabor não vinha exclusivamente de levedura/proteína/polifenol em suspensão. Pra tirar, só um bom tempo a frio mesmo. Não por outro motivo larguei os clarificantes e tou investindo em melhorar a clarificação no restante do processo, mesmo...ajuste de cálcio, fervura mais longa, resfriamento mais rápido, cold mais longo a temperaturas negativas.
Um pouco offtopic: só permaneço no eterno dilema entre recircular no BIAB ou não...se traria um benefício justificável a título de clarificação (eficiência eu não me importo, por mim ficava na mesma coisa que aí eu n precisava reajustar o sistema rs) ou não. Mas aí é papo pra outro tópico...
Engraçado como a gente muda em questão de 4 meses. Já voltei a usar (ocasionalmente) clarificantes hahahNão por outro motivo larguei os clarificantes e tou investindo em melhorar a clarificação no restante do processo, mesmo...ajuste de cálcio, fervura mais longa, resfriamento mais rápido, cold mais longo a temperaturas negativas.
Cara, nunca usei o Biofine Clear, mas ocasionalmente uso o Prodooze SC-1, que tem a mesma base (sílica coloidal). Gosto muito dele, mas o resultado me parece menos "previsível" que da gelatina. A título de exemplo: na minha última leva (uma german pils com DH de mittelfrueh) usei uma dose alta dele, desceu bastante resíduo mas não clarificou tudo. Resolvi reaplicar - dessa vez uma dose menor - e pra minha surpresa decantou tudo e mais um pouco, e a cerveja ficou cristal. Com a gelatina nunca tive isso, é usar uma dose bem pequena e ter a cerveja cristal em questão de 24h.
Sobre usar clarificante no fermentador pressurizado, vc pode tentar injetar ele em fase líquida - inclusive a própria gelatina hidratada - por contrapressão pelo cone do fermentador, e depois borbulhar CO2 pra homogeneizar. A própria prodooze indica fazer isso com o SC-1, vide o PDF entitulado "SC-1 - como usar em unitank": Ingredientes | Prodooze : Insumos Cervejeiros : Prodooze SC1