Primeira cerveja - Dúvidas

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelpc

New Member
Reaction score
0
Olá senhores(as) tudo beleza?
Então, estou me organizando para o próximo domingo eu fazer meu primeiro lote de cerveja. Comprei o kit de 20 litros da let it brew que é bem completo (BIAB).
Surgiram algumas dúvidas finais:
1 - Receita de 20 litros - Achei que veio pouco lúpulo para a receita de Belgian pale ale (H. Magnum 12G), bem diferente das quantidades que vi no livro do Greg Hughes e do chatGPT, mas vou testar assim mesmo na primeira tentativa, depois tento aprimorar.
2 - Aperta ou não aperta o saco (5a. série)? Na receita diz para não apertar, mas já vi em vários cantos que não há problema em apertar, no vídeo do John Palmer no youtube ele aperta e ainda joga uns 2 litros de água a 65 graus no saco para tentar extrair mais açúcar.
3 - Levedura - Precisa fazer um starter ou vai depender da levedura?
4 - Temperatura e tempo de fermentação - Na receita que veio no kit diz para deixar 5 dias no fermentador a 19ºC e depois aumenta para 23ºC por 3 dias e depois 8 dias de cold crash a 1ºC. Não tenho geladeira para fazer cold crash, em outras receitas eu vi que pode ficar 2 semanas no fermentador a 20ºC, será que vai dar grande diferença ? Pretendo manter a temperatura com isopor com garrafa pet e água congelada.
5 - Maturação na garrafa - quanto mais tempo melhor? 15 dias tá bom?

1- Magnum serve para dar amargor, e 12g vão dar um amargor que essa receita precisa. Se está na receita é porque foi testado

2- Pode apertar, mas faça isso antes de adicionar a água da lavagem, se for usar. Como a água de lavagem tende a ter o ph mais elevado, apertar após jogar essa água pode extrair taninos.

3- Faça a reidratação da levedura, e se quiser garantir, um starter de vitalidade. No Youtube você encontra mais informações sobre isso.

4- Se não consegue realizar o cold crash, apenas mantenha a cerveja mais tempo no fermentador para tentar clarificar o máximo que conseguir, para não levar excesso de levedura para as garrafas.

5- 15 dias tende a ser um tempo bom para o priming, mas tenha certeza que a fermentação primária realmente terminou, para não ter explosão de garrafas.

No mais, aproveite cada etapa do processo para você entender o que está fazendo, não siga apenas a receita por seguir, mas tente entender o porquê de cada coisa. Isso vai te ajudar nas próximas brassagens

Vamos lá.
1 - Deu certo colocar só as 12 gramas mesmo, não ficou ruim
2 - Acabei apertando pouco e não fiz lavagem
3 - Fiz a reidratação e deu bom
4 - Coloquei na geladeira no máximo e está perto de 3 graus e coloquei gelatina
5 - Fermentação terminou em 3 dias, OG ficou baixa

Lendo e vendo alguns vídeos eu acho que sei o que fiz de errado...
- Não consegui controlar a temperatura muito bem e por consequência não transformei o amido em açúcar, minha OG ficou em 1034
- Fiz o teste do amido DEPOIS da fervura, vacilei... estava PRETO por sinal, ainda tinha muito amido.

Acho que esses erros na parte inicial que deixaram minha cerveja com gosto de pão\grama :rolleyes: . A fermentação "explodiu" nos dois primeiros dias, no terceiro dia já não tinha nenhuma atividade no airlock, deixei mais três dias e coloquei na geladeira, no dia seguinte coloquei gelatina... agora é esperar e envasar daqui uns dias...Vou envasar em algumas garrafas de 300ml para ver como está a carbonatação e depois beber tudo, estragar é que não vai :ghostly:

Vamos lá.
1 - Deu certo colocar só as 12 gramas mesmo, não ficou ruim
2 - Acabei apertando pouco e não fiz lavagem
3 - Fiz a reidratação e deu bom
4 - Coloquei na geladeira no máximo e está perto de 3 graus e coloquei gelatina
5 - Fermentação terminou em 3 dias, OG ficou baixa

Lendo e vendo alguns vídeos eu acho que sei o que fiz de errado...
- Não consegui controlar a temperatura muito bem e por consequência não transformei o amido em açúcar, minha OG ficou em 1034
- Fiz o teste do amido DEPOIS da fervura, vacilei... estava PRETO por sinal, ainda tinha muito amido.

Acho que esses erros na parte inicial que deixaram minha cerveja com gosto de pão\grama :rolleyes: . A fermentação "explodiu" nos dois primeiros dias, no terceiro dia já não tinha nenhuma atividade no airlock, deixei mais três dias e coloquei na geladeira, no dia seguinte coloquei gelatina... agora é esperar e envasar daqui uns dias...Vou envasar em algumas garrafas de 300ml para ver como está a carbonatação e depois beber tudo, estragar é que não vai :ghostly:

O mais importante é que você identificou os erros e agora sabe o que corrigir na próxima.

Controle de temperatura na brassagem não tem segredo, tente subir até 4-5 graus acima do que você vai brassar (ex. brassagem à 65, suba até ~70 graus) e despeje os maltes, mexa para não formar grumos, e deixe lá convertendo com a tampa fechada, mexa a cada 20 minutos. Não precisa ficar religando o fogo.
Passado uns 45 minutos, faça o teste de iodo, e se necessário deixe mais tempo convertendo.

Os maltes modernos são muito mais tecnológicos, e não necessitam de controle preciso de temperatura, o importante é a temperatura do inicio da brassagem.

Back