GILSON R DE M PEREIRA
New Member
Uma possibilidade é o uso do cold crash duplo, sugerido por Marcelo Fenoll. Segundo ele, produz resultados muito satisfatórios sem precisar de gelatina.
Falou tudo!Então cara
Depois da fermentação primária é legal vc dar uma subida na temperatura para que as leveduras consumam os subprodutos da fermentação, embora isso seja menos necessário para alguns tipos de cerveja (ales em geral, por exemplo) e mais necessária em outros tipos (lagers em geral, por exemplo). Vai depender muito do quão saudável foi a sua fermentação também.
Agora, quanto a famigerada maturação... cara
se tua fermentação foi filé, tua cerveja já está pronta (mais uma vez, ressalvando as cervejas de guarda e outras de maior complexidade), só falta clarificar. E pra clarificar, quanto MAIS PRÓXIMO DE ZERO GRAU, MELHOR. E ainda tem a gelatina pra dar aquela acelerada. Simples assim.
"Ah mas o manual belga de como fazer cerveja diz na página 128 parágrafo 5 que a maturação deve ser 10 graus abaixo da temperatura de fermentação"
Irmão
cerveja não é número, levedura não tem calculadora. O que as literaturas dizem são médias pautadas na teoria geral, e muitas delas carecem de prática.
Não sei de onde o Lamas tirou essa ideia de maturar 10 graus abaixo da temperatura de fermentação.
Veja o tópico do Guenter: Como deixar a cerveja cristalina com gelatinaQuanto ao preparo da gelatina, como proceder?
Tem o link? Não estou encontrando. ObrigadoVeja o tópico do Guenter: Como deixar a cerveja cristalina com gelatina
Rodrigo, a gelatina é legal se vc não quer uma breja vegana!Quanto ao preparo da gelatina, como proceder?
Rodrigo, a gelatina é legal se vc não quer uma breja vegana!
Ela é chamada por muitos cervejeiros de "tempo líquido", pois clarifica a cerva no cold muito mais rápido do que sem sua adição.
Para preparar eu uso 6g (meio pacotinho) em 150ml (meio copo de água filtrada) para cada 20l de mosto.
Ao preparar, coloco esse copo no microondas por uns 30s e vou mexendo com um termômetro e repito o processo até atingir 65ºC, temperatura em que a gelatina se dissolve. Após isso jogo ainda quente no mosto gelado em temperatura de cold crash, no meu caso 2,5ºC.
Depois de 24h já existe um resultado significativo, se vc quiser super límpida deixe mais tempo.
Ah, não esquece de sanitizar o termômetro e o copo antes e use água filtrada.
Abraços e boas brejas!
Se vc fizer primming sim, coloca a calda no novo balde e depois trasfega a breja.Apesar de ter um tempo que faço cerveja, nunca experimentei usar gelatina. Agradeço sua paciência em responder. Com certeza tentarei na minha próxima cerveja. Recomenda a troca de balde na hora do envase?
Se vc fizer primming sim, coloca a calda no novo balde e depois trasfega a breja.
Amigo, tive exatamente esse problema nas primeiras 2 vezes que usei gelatina.Bom dia! Usei gelatina em duas levas e tive resultados meio problemáticos. O caso é que clarificou, mas o sedimento que ficou nas garrafas se aglutinou, e na hora de servir ficou bem mais complicado que o sedimento normal, pq acabava indo pro copo o sedimento aos pedaços. Parecia que tinha umas minhoquinhas nadando na breja. Deixei de usar por conta disso. Alguém mais teve experiência parecida?
O que eu fiz foi seguir as recomendações que encontrei na web. 1/2 pacotinho de gelatina diluído em água sobre a cerveja já gelada durante o cold-crash e aguardar por 3 dias.
Já tive vários problemas e não uso gelatina ....
Não uso gelatina , principalmente em cervejas lupuladas , ela arrasta os aromas para baixo ...um bom cold crash de 14 dias a 0Cº resolve , agora se quiser : use gelatina ANTES do dryhop, após 3 dias a 18 Cº ....4 dias a 20 Cº , baixe pra 0 Cº coloque a gelatina deixe 2 dias , faça a transfega e , suba a temperatura de 22 C º e faça o dryhop , 5 dias (não uso hopbag) baixe pra 0 Cº espere 5 dias e envase ....
Concordo com a parte da oxidação, mas não tem lógica nenhuma usar gelatina em uma Neipa ou uma Ipa qualquer bem lupulada.Se as transferências não forem fechadas e não houver spunding valve, esse processo todo vai gerar um verdadeiro festival de oxidação (trasfega, 2x cold crashing com absorção de ar atmosferico via air lock)
Faz uma NEIPA, e faz esse processo, quando ela terminar de carbonatar na garrafa ela vai ta da cor de uma stout de tão oxidada que vai estar. Entendo que talvez deva funcionar em determinadas situações mas não é um protocolo a prova de falhas
A Oxidação tem impacto real nos aromas e sabores de lúpulo enquanto o uso da gelatina ter impacto em aroma é uma opinião pessoal
http://brulosophy.com/2016/06/20/th...g-in-a-ne-style-pale-ale-exbeeriment-results/
Concordo com a parte da oxidação, mas não tem lógica nenhuma usar gelatina em uma Neipa ou uma Ipa qualquer bem lupulada.
DRY HOP A 22º? A ESSA TEMPERATURA NÃO VAI EXTRAIR AMARGOR TAMBÉM?Já tive vários problemas e não uso gelatina ....
Não uso gelatina , principalmente em cervejas lupuladas , ela arrasta os aromas para baixo ...um bom cold crash de 14 dias a 0Cº resolve , agora se quiser : use gelatina ANTES do dryhop, após 3 dias a 18 Cº ....4 dias a 20 Cº , baixe pra 0 Cº coloque a gelatina deixe 2 dias , faça a transfega e , suba a temperatura de 22 C º e faça o dryhop , 5 dias (não uso hopbag) baixe pra 0 Cº espere 5 dias e envase ....
NãoDRY HOP A 22º? A ESSA TEMPERATURA NÃO VAI EXTRAIR AMARGOR TAMBÉM?
Já usei Gelatina quatro vezes, e nas quatro vezes tomei todos os cuidados, como temperatura e tudo mais, mas mesmo assim tive algumas garrafas com sedimento no copo. De fato, o poder de clarificação é surpreendente, mas esse resíduo que fica no copo desanima e muito.
Agora só faço um bom cold, de 3~4 dias, a cerveja sai extremamente limpa. Acredito que o domínio do processo ajuda muito no resultado final, como controle de temperatura da mostura, recirculação (mesmo que não seja constante), whirlfloc e um bom whirlpool resolvem qualquer problema de turbidez.
Além disso, uma água com uma boa qualidade e com os sais ajustados, ajudam bastante no processo de clarificação.
Em fim, depois de várias tentativas "fracassadas", deixei de usar a gelatina e parti para o lado cientifico, tentado entender quais os motivos que levam a deixar a cerveja com uma certa turbidez, e isto fez com que eu revesse todo meu processo, melhorando consideravelmente o resultado final, fazendo com que eu deixasse a gelatina de lado.
Ah, e um detalhe importante, sempre faço cervejas com dry hopping (alguns generosos), e mesmo assim consigo tirar uma cerveja bem límpida (isto porque eu jogo os palets direto no fermentador, sem hop bag).
View attachment 124433
Essa é uma IPA, que ficou pronta em 14 dias, só com cold.
COMO HÁ MUITA CONTROVÉRSIA A RESPEITO, TENHO FEITO A 5º, O QUE ACHAS? OBRIGADO.Não
Acima de 85 graus que extrai (isomeriza os alfa acidos)
Amigo, em que temperatura tua cerveja está quando vc coloca a gelatina?
Fala amigo, a adição de amargor via dry hopping vai depender da quantidade de humulinonas do seu lupulo escolhido. Não isomerização de alfa acidos nessa temperatura de 20 graus. As humilinonas conferem um certo amargor mas é muito mais discreto que se comparado com os alfa ácidos.COMO HÁ MUITA CONTROVÉRSIA A RESPEITO, TENHO FEITO A 5º, O QUE ACHAS? OBRIGADO.
Eu tiro a tampa e despejo a gelatina distribuindo por toda a superfície do líquido. Pego a colher e dou uma mexida de leve só na parte de cima. Já fiz o whirlpool que mencionou tb, mas não percebi diferença no resultado final.Como vocês adicionam a gelatina? Abrem o fermentador e adicionam a gelatina diluída vagarosamente por cima da cerveja?
Será que é necessário além disso fazer um leve whirpool (redemoinho) depois de adicionar a gelatina ou isso não é necessário?