• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cerveja franziskaner weissbier

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, deixa eu perguntar uma coisa?
Me empolguei com este tópico e deu vontade de brassar uma cerva desta no final de semana.
Eu estou pensando em treinar fazendo no sistema de Decocção. Li várias coisas a respeito e achei bacana fazer um teste pra aprender como é.
Será que vou fazer bobagem?

imagine eu rss... não vejo a hora de fazer to encomendando o material dedicado a este perfil de cerveja

@MacBozo

Não vai fazer bobagem não! Acho que tem que tentar se tiver tempo e vontade pra fazer isso!

O Alexandre Bazzo faz decocção em todas as cervejas da Bamberg, mesmo utilizando os maltes modernos. Tem algum sentido nisso, ele mesmo diz, mesmo porque tem muita cervejaria pequena na Franconia que ainda faz.

Sobre a Franziskaner, ontem consultei o livro Brewing With Wheat, sugestão do @Kurt , e lá o autor diz que essa cerveja leva 70% de malte de trigo

Alguém já tinha dito mais de 2/3, realmente!

Decocção é sempre interessante mas exige estudá-la com cuidado. Se não estiver seguro com processo, prefira usar um pouco de Malte Melanoidina em seu grist. Isso simula os resultados da decocção.

olá falando em decocção que vcs acham deste vídeo achei interessante simples o ensinamento acredito que seja 20 litros a cerveja que ele está fazendo a decocção

olha o link:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=yfoUfupWgZY[/ame]

olá falando em decocção que vcs acham deste vídeo achei interessante simples o ensinamento acredito que seja 20 litros a cerveja que ele está fazendo a decocção

...

Pode crê!
Foi esse vídeo do Goronah que me despertou o interesse por Decocção. :D

Deixa eu aproveitar e tirar uma dúvida: o que é esse Maltodextrina utilizado na receita.
É aquele açúcar usado por atletas?

Pode crê!

Deixa eu aproveitar e tirar uma dúvida: o que é esse Maltodextrina utilizado na receita.

pois é e feito de milho parece açucar de milho um pó branco acho que vende lá no lamas brew

Pode crê!

Maltodextrina é um açucar de cadeia longa (carboidrato). Ele não tem gosto, nem é fermentável pelas Saccharomyces, serve basicamente só pra adicionar corpo na cerveja.

Na realidade não tem muito uso dele que não possa ser dispensável ou substituído por outra coisa mais simples, como por exemplo por uma temperatura mais elevada de mosturação, ou maltes ricos em dextrinas (caramelos/torrados).

Fala Galera Blz ?

Estava pesquisando um receita de tripo e parei por aqui, nunca fiz cerveja de trigo e estou procurando algo q fiquei bem balanceado os aromas de banana e cravo, vi que isso são oriundios da fermentacao, acima de 18c banana e abaixo cravo......certo ? Em muitos lugares o pessoal fala para fazer as rampas na cerveja de tripo e em outros nao....Desculpe a ignorancia, mas qual a necessidade destas rampas e qual a influencia para a cerveja ?

Alguem fez a receita aqui postada ? Como ficou ?

Abs

Fala Galera Blz ?

Estava pesquisando um receita de tripo e parei por aqui, nunca fiz cerveja de trigo e estou procurando algo q fiquei bem balanceado os aromas de banana e cravo, vi que isso são oriundios da fermentacao, acima de 18c banana e abaixo cravo......certo ? Em muitos lugares o pessoal fala para fazer as rampas na cerveja de tripo e em outros nao....Desculpe a ignorancia, mas qual a necessidade destas rampas e qual a influencia para a cerveja ?

Alguem fez a receita aqui postada ? Como ficou ?

Abs

Oi rlether,

Bem vindo ao fórum.

Peço pra vc que abra um tópico pra sua pergunta. Ela não tem relação direta com uma tentativa de fazer a Franziskaner Weiss, então não cabe aqui.

Abraço

olha o link:

https://www.youtube.com/watch?v=yfoUfupWgZY

Esse vídeo tem o defeito dele ensinar a despejar toda decocção de vez no mash principal,o ideal seria ir adicionando aos poucos para evitar passar da temperatura que se deseja atingir.

fiz a tentativa do clone da franziskaner ta no fermentador olha a amostra do mosto:

Attachments

• amostra.jpg
    amostra.jpg
    120.9 KB
fermentando no embalo ta uma stout tbm:

Attachments

• fermentando.jpg
    fermentando.jpg
    98.9 KB
guardei este mosto que sobrou congelado como está aí de fg :1047
será que ele pode ser utilizado para refermentar a cerveja na garrafa priming?
se sim alguem saberia qual a proporção para 20 litros ,pois só tenho 500ml de mosto

guardei este mosto que sobrou congelado como está aí de fg :1047
será que ele pode ser utilizado para refermentar a cerveja na garrafa priming?
se sim alguem saberia qual a proporção para 20 litros ,pois só tenho 500ml de mosto

http://www.brewersfriend.com/gyle-and-krausen-priming-calculator/

Se o mosto (do priming) tiver OG diferente, use a opção "Gyle w/ different OG/FG", neste caso você precisará estimar a FG que este mosto chegaria com esse fermento.

pessoal qual ficou a receita final de vcs,estou querendo fazer essa cerveja,postem os resultados quem tentou fazer e as dicas

Olá a todos.

Gostaria de saber se alguém fez essa cerveja e se deu certo.

Obrigado

até esqueci do post ficou muito boa eu utilizei a levedura m-20 pretendo fazer a proxima com l lfermento liquido

Paulo, obrigado pela resposta.

Sou fã dessa cerveja e pretendo faze-la em breve.

Gostaria de saber se você utilizou a receita descrita no inicio das postagens e também como foi feita a sua mosturação.

Obrigado

até esqueci do post ficou muito boa eu utilizei a levedura m-20 pretendo fazer a proxima com l lfermento liquido
Paulo, sem querer abusar mas já abusando, vi que você fez algumas alterações na receita inicial... será que você consegue passar qual a sua receita final?

ultima vez que ganhei uma franziskaner weiss foi tudo pro ralo... cerveja horrivel do cacete.. pqp

Eu ja vi muita receita cheia de itens pra weiss e sinceramente acho completamente desnecessário, quanto menos coisas tiver melhor,
Weiss é uma cerveja de trigo e seu principal objetivo não é aroma de lúpulo , vejo receitas com 3 , 4 tipos de lúpulos...
Weiss é single hop bem feitinho so pra dizer que vai lúpulo, geralmente usa-se algum lúpulo alemão pra amargor, eu uso normalmente o tradition ou magnum que funcionam perfeitamente, e sobre maltes 55% trigo, 45% pilsner, cerveja alemã é simples, nao tem frescura de 3 ou 4 maltes adicionar adjuntos etc...
segue uma receitinha boa de weiss

20 litros
45% malte Pilsner = 2kg
55% malte de trigo = 2,4 kg
lupulo tradition = 12gr
levedura = 1 yeast lab, german weiss

O sucesso de uma weiss bem conduzida pra mim esta mais nas rampas de temperatura da mosturacao do que proporcao de malte, a levedura também é muito importante. Se for usar levedura seca iria de lallemand munich, senao usar da bio4. A proporção de malte varia de 30 a 50% trigo em relacao ao pilsen. Lupulagem single hop e boa. Ja fiz weiss com aquele aroma de cravo e banana muito deliciosa usando a proporcao de pilsen maior que trigo. Outro detalhe, usar insumos de qualidade como o trigo da chateau e pilsen sugiro globalmalt. Ja percebi que quando usamos levedura seca, a primeira leva nao fica tao boa quando vc reaproveita a levedura para a proxima...

Abraços e boas cervejas...

eu faço a Weiss do Brioco sempre com 75% trigo e 25% pale ale, tudo da castle malt... spalter entra em 60' apenas, e levedura já testei algumas.. hoje mantenho a wb06, fermentando 4 dias a 18°, depois subo pra 24° e deixo até envasar, normalmente entre 6 e 12 dias... no barril refrigerado, depois de 5 dias fica muito boa, mais pra banana do que cravo. É um sucesso aqui..

Back