Cerveja franziskaner weissbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

paulopinho

Well-Known Member
Joined
Apr 2, 2015
Messages
462
Reaction score
83
Adoro esta cerveja de trigo tô atras de pistas para fazer algo semelhante alguém já experimentou esta cerveja?
quem ainda não corra e compre não vão se arrepender
só temos que tentar descobrir como fazer uma similar já me disseram que esta cerveja a receita é guardada a 7 chaves a 600 anos rss...
 
@paulopinho

o mestre em Weiss aqui é o nosso moderador, @Tiago

Adianto pra você que pra ter uma cerveja de trigo semelhante.... é obrigatório utilizar uma levedura líquida. Alguma cepa da Whit Labs, tem umas 3 de Weiss.

Com levedura seca cara, infelizmente, você não terá um resultado satisfatório.

Pela cor dela.... eu chuto que alem dos 1/2 a 1/2 de trigo e pilsen, tem um toque de Munich (uns 5 no max 10%) ou um toque de caramunich I.... mas tome cuidado se for usar o caramunich I pra não ficar enjoativa!

Lupulagem básica dos 60 min pra atingir os IBU pra uma autêntica Weiss bávara e algum Hallertau pra sabor e aroma (um toquinho só).... embora não seja obrigatório.

É isso!
 
ok Scaranello vou aguardar o tiago falar sobre obrigado pela dica

deve ser uma cerveja muito elaborada com muitos detalhes
 
Adoro esta cerveja de trigo tô atras de pistas para fazer algo semelhante alguém já experimentou esta cerveja?
quem ainda não corra e compre não vão se arrepender
só temos que tentar descobrir como fazer uma similar já me disseram que esta cerveja a receita é guardada a 7 chaves a 600 anos rss...

Essa cerveja é a minha preferida, das de Trigo.

Vou acompanhar aqui para ver se chegamos a uma receita!
 
veja fiz uma tradução da receita corrijam se acharem algo errado só achei estranho o lançe das cápsulas de metabissulfito de potássio..

vejam abaixo:

Estilo Beer: Weizen / Weissbier (15A)
Tipo de Receita: all-grain
Rendimento: 6,08 litros
Weizen / Weissbier
ingredientes:
3.17kg - Trigo malte, Ger (2,0 SRM) (em grão)
1kg - Pilsner (2 Row) Ger (2,0 SRM) (em grão)
155g - Maltodextrina (3,0 SRM) (em grão)
28g - lúpulo HALLERTAU HERSBRUCKER [2,8%] - Ferva 60 min (saltos)
1 - tablete de Whirlfloc (Ferva 15 min) (Misc)
5g - lúpulo Perle [8,0%] - Ferva 15 min (saltos)
5g - lúpulo Spalter [4,5%] - Ferva 15 min (saltos)
0.30 -Cápsulas de metabissulfito de potássio (Na + Metabissulfito) (Ferva 0 min) (Misc)
1 pacote levedura - Weihenstephan Weizen (Wyeast Labs # 3068)
Instruções Adicionais
Ferver: 60 Minutos

perfil da cerveja
Gravidade Original: 1.045 (11,1 ° P)
Gravidade final: 1.011 SG (2,8 ° P)
Álcool por Vol: 4,5%
Cor SRM: 3.1
Amargura IBU: 13,0
Tipo de Receita: all-grain
Rendimento: 6,08 litros
 
Vai entrar na minha lista de brassagens essa aqui:

Francisquinha

Maltes:

Malte de Trigo Alemão - 60%
Malte Pilsen Alemão - 35%
Malte Abbey -5%

Lúpulos:

Hallertau - 60 min - 10 IBU
Perle - 15 min - 3 IBU
Spalter - 15 min - 1 IBU

Fermento:

M20 Bavarian Wheat (Mangrove Jack)

Mostura:

90 min 68ºC

Fermentação:

18ºC (Primária)
20ºC (Secundária)

Características:

OG: 1048
FG: 1012
Cor: 5 SRM
IBU: 14
ABV: 4,7%

Só estou em dúvida sobre o perfil de fermentação.

Alguém tem alguma sugestão?
 
@AntonioMartins

Será mesmo que malte aromático é uma boa opção?

Eu não sei..... apesar de estar no Homebrewtalk americano a receita clone com Aromatico, eu acredito que não seja a opção correta

Mas você que sabe!

Você tem um bom sistema de filtragem? 60% de trigo é probabildade alta de entupir! Drene o mosto primário bem devagar... principalmente no início

Sobre o perfil de fermentação do Bavarian Wheat da Mangrove, se iniciar a fermentação com 18oC e manter essa temperatura por um tempo até abaixar a atividade do Air lock, espere um perfil muito fenólico. Esse fermento tem um lag time considerável e quando levanta o Krausen ele fermenta relativamente rápido. É difícil de manipular temperatura de fermentação com ele, tipo começar mais frio e aumentar depois. Fique atento no seu fermentador!

Se quiser um perfil mais esterificado e frutado, comece um pouco mais quente (uns 20oC) e aumente um pouco mais quando notar que o Krausen tiver pipocando.

Abraço!
 
Eu? kkk nem faço tanta weiss assim... :cross:

@AntonioMartins a receita tá bacana, baseada nessas dos links... só acho que talvez seja malte aromático demais... numa primeira tentativa eu usaria no maximo 5%, mas se vc quiser experimentar nessa porcentagem, legal também.

Dei uma breve pesquisada e cheguei nas mesmas receitas...
Elas são em geral assim:
71% malte de trigo
25% malte pilsner
2,5% malte aromático
1,5% malte acidificado

Eu modificaria um pouco e experimentaria:
55% malte de trigo
40% malte pilsner
4% malte aromático
1% malte acidificado

Sempre uso uma quantidade pequena de malte acidificado nas cervejas muito claras pra manter o pH da mosturação numa faixa legal. Pra mim 1% resolve isso.

Se não for o malte aromático o que dá aquela corzinha a mais na cerveja, provavelmente é um malte tostado, e não um malte caramelo. Não iria de caramunich nessa receita. Também nao apostaria em subsituir parte do malte base por munich, pode ser feito, mas não tenho certeza que seja o caso. Talvez um pouco de malte melano funcione...

A lupulagem manteria a mesma... uns 12 IBUs usando um hallertauer de baixo A.A. aos 60 minutos (algo como 30g pra 20 litros)...
Até pode fazer aquelas adições aos 15minutos, eu sinceramente não lembro de sabor de lúpulo nessa cerveja, já faz um tempo que não encontro ela aqui, o mercado que vendia não vende mais eu acho...

A levedura usaria o Hefeweizen da bio4, que é equivalente ao Wyeast 3068 recomendado pela receita.

@Scaranello, eu não usaria os fermentos munich nem o wb06 que são secos, não gosto deles realmente... ha um tempo atrás eram as únicas opções, eu nunca usei esse da Mangroove, nem bebi uma cerveja em que ele tenha sido usado, então já não digo mais que é obrigatório o uso do fermento líquido, talvez existam alguns secos novos no mercado que façam um bom trabalho.

Quanto a fermentação usaria uma contagem de 1 milhã de celulas/ºP/mL, ao invés de 0.75. Inocularia frio, a uns 14ºC e setaria o controlador pra uns 16ºC, isso inibiria bastante a produção de aromas de banana. Se desejar mais disso usaria uns 17ºC ou 18ºC no máximo, inoculando 1 ou 2 graus abaixo só. Mais do que isso, pro meu gosto pessoal, a weiss tende a ficar bagunçada ou com offs.

Na parte da mosturação, faria a rampa do ácido ferúlico e subiria pra sacarificação, a temperatura acho que usaria uns 67ºC... Seria interessante arrumar uma garrafa dessa cerveja, ver o teor alcoolico e medir a FG dela. Assim dá pra determinar a OG-alvo com exatidão e dá uma boa pista de qual tempratura de sacarificação usar.
 
Obrigado pelos comentários @Scaranello

Corrigindo após ler o post do Tiago: Vou fermentar então em temperatura "normal", 18ºC.

Sobre o malte aromático, achei que encaixa bem, pela cor e aroma, mas talvez troque ele pelo Abbey da Weyermann, para dar um "docinho" sem ter que usar maltodextrina. Já modifiquei a receita para reduzir a quantidade também. Passei dos 10% para 5% conforme a sugestão.

Eu uso fundo falso e circulação com canecão, então acho que ão vai dar problema, já que vou arriar o malte e depois deixar tudo intocado, e nem bomba eu uso.

Só que pela minha lista de brassagens, a "Francisquinha" só vai nascer lá para Junho / Julho.

:mug:
 
Então @Tiago

Eu acho o fermento da Mangrove Jack pra Weiss muito bom, mas não é um fermento típico pra produzir uma Weiss tradicional na minha opinião. Por isso sugeri "obrigatoriamente" uma levedura líquida, pois os confrades tão com o foco em um cerveja bem tradicional. Tenho certeza que esse da Bio4 deve ser ótimo.

Eu na verdade não sugeri como primeira opção o Caramunich. Tenho a impressão, como opinião pessoal, que essa cerveja leva um pouco de malte Munich comum e não malte aromático. Disse se não quisesse usar o Munich, pra talvez usar o Caramunich se quisesse mais dulçor. Mas é uma impressão pessoal, não tenho vasta experiência em equivalência de maltes pra descobrir a receita assim.

Sobre o início da temperatura com esse fermento...... eu não acho arriscado comçar com 20oC não. Veja, não sou formado em nenhum curso de análise sensorial de off flavors, mas me considero uma pessoa muito boa pra distinguir sabores e off flavors.

Mas novamente, é uma opinião pessoal
 
Então @Tiago

Eu acho o fermento da Mangrove Jack pra Weiss muito bom, mas não é um fermento típico pra produzir uma Weiss tradicional na minha opinião. Por isso sugeri "obrigatoriamente" uma levedura líquida, pois os confrades tão com o foco em um cerveja bem tradicional. Tenho certeza que esse da Bio4 deve ser ótimo.

Eu na verdade não sugeri como primeira opção o Caramunich. Tenho a impressão, como opinião pessoal, que essa cerveja leva um pouco de malte Munich comum e não malte aromático. Disse se não quisesse usar o Munich, pra talvez usar o Caramunich se quisesse mais dulçor. Mas é uma impressão pessoal, não tenho vasta experiência em equivalência de maltes pra descobrir a receita assim.

Sobre o início da temperatura com esse fermento...... eu não acho arriscado comçar com 20oC não. Veja, não sou formado em nenhum curso de análise sensorial de off flavors, mas me considero uma pessoa muito boa pra distinguir sabores e off flavors.

Mas novamente, é uma opinião pessoal

As vezes uma cerveja realmente dá impressão de ter malte caramelo, mesmo quando a gente sabe que não tem. Eu tenho experimentado bastante isso ultimamente com as comerciais importadas, é a oxidação que faz parece isso.

Pode ser o malte munich, eu realmente não lembro muito do sabor dessa cerveja, a opção do malte aromático realmente não parece muito "tradicional", então a probabilidade de ser não é mesmo elevada. Teria que ver quanto de malte munich seria necessario utilizar pra alcançar aquela cor. Provavelmente iria bastante, talvez 15% no lugar do malte pilsner. Fazendo isso vai ficar legal, com certeza, mas se vai ficar parecido, não sei. Acho que meu palpite, sem nenhuma informação, seria apostar em pequenas proporções de malte melano pra acertar a cor.

Fiz uma pesquisa no site da franziskaner e encontrei duas informações interessantes: o malte de trigo é mais de 2/3 dos maltes na receita da weiss. O lúpulo é hallertau e é usado mais um menos 100g pra cada 100 litros.
 
Legal @Tiago

mais de 2/3 é muito trigo mesmo!

Cara, ta difícil mesmo essa questão de oxidação em cerveja importada. Quando o pão de açúcar aqui em SP faz promoção então, é porque a coisa ta realmente ruim. Me arrisquei na última promoção e me dei mal com algumas Edingers (a única que tinha restado)

Joguei tudo no ralo cara

Abraço
 
seria o ideal é fazer esta cerveja naquele grain bag?
para evitar entupimentos , devido ao malte de trigo ?
 
Não necessariamente @paulopinho

Se você confia no seu sistema de filtragem.... se não, pode usar casca de arroz junto com a brassagem. Mas acho particularmente difícil de encontrar!
 
Não necessariamente @paulopinho

Se você confia no seu sistema de filtragem.... se não, pode usar casca de arroz junto com a brassagem. Mas acho particularmente difícil de encontrar!

:mug: ok tá valendo
 
veja fiz uma tradução da receita corrijam se acharem algo errado só achei estranho o lançe das cápsulas de metabissulfito de potássio..

vejam abaixo:

Estilo Beer: Weizen / Weissbier (15A)
Tipo de Receita: all-grain
Rendimento: 6,08 litros
Weizen / Weissbier
ingredientes:
3.17kg - Trigo malte, Ger (2,0 SRM) (em grão)
1kg - Pilsner (2 Row) Ger (2,0 SRM) (em grão)
155g - Maltodextrina (3,0 SRM) (em grão)
28g - lúpulo HALLERTAU HERSBRUCKER [2,8%] - Ferva 60 min (saltos)
1 - tablete de Whirlfloc (Ferva 15 min) (Misc)
5g - lúpulo Perle [8,0%] - Ferva 15 min (saltos)
5g - lúpulo Spalter [4,5%] - Ferva 15 min (saltos)
0.30 -Cápsulas de metabissulfito de potássio (Na + Metabissulfito) (Ferva 0 min) (Misc)
1 pacote levedura - Weihenstephan Weizen (Wyeast Labs # 3068)
Instruções Adicionais
Ferver: 60 Minutos

perfil da cerveja
Gravidade Original: 1.045 (11,1 ° P)
Gravidade final: 1.011 SG (2,8 ° P)
Álcool por Vol: 4,5%
Cor SRM: 3.1
Amargura IBU: 13,0
Tipo de Receita: all-grain
Rendimento: 6,08 litros

Olá.
Na tua receita, onde está anotado: Rendimento: 6,08 litros, na verdade isso é galão (liquido). Então convertido isso, na verdade ficaria com 23 litros.

Sobre o fermento, não encontrei este para comprar (Weihenstephan Weizen (Wyeast Labs # 3068)) mas encontrei uma tabela de Equivalencia que sugere usar o WLP300 Hefeweizen Ale Yeast.

Todos concordam? :mug:
 
Olá.
Na tua receita, onde está anotado: Rendimento: 6,08 litros, na verdade isso é galão (liquido). Então convertido isso, na verdade ficaria com 23 litros.

Sobre o fermento, não encontrei este para comprar (Weihenstephan Weizen (Wyeast Labs # 3068)) mas encontrei uma tabela de Equivalencia que sugere usar o WLP300 Hefeweizen Ale Yeast.

Todos concordam? :mug:

Eu falei sobre isso em outra mensagem:

"A levedura usaria o Hefeweizen da bio4, que é equivalente ao Wyeast 3068 recomendado pela receita."

O bio4 é mais facil de encontrar do que o wlp300, mas são o mesmo, tanto faz qual vc quiser usar.
 
Eu falei sobre isso em outra mensagem:

"A levedura usaria o Hefeweizen da bio4, que é equivalente ao Wyeast 3068 recomendado pela receita."

O bio4 é mais facil de encontrar do que o wlp300, mas são o mesmo, tanto faz qual vc quiser usar.

Legal camarada Tiago. Agora entendi. Acho que li rápido sua mensagem e acabei passando batido.

Fui dar uma pesquizada no site da Bio4 e encontrei isso:

Heffeweizen Ale – SY055

Levedura tradicionalmente utilizada na produção de cervejas de trigo. Produz aromas de banana e cravo que normalmente são associados na produção de cervejas de trigo autênticas Alemãs, deixando uma aparência turva.

O balanço entre a produção dos aromas de banana e cravo podem ser manipulados controlando-se a temperatura de fermentação, sendo que para o aumento do aroma de banana (álcool isoamílico ou acetado de isoamila), deve-se fermentar em temperaturas acima de 18 ºC e para o aroma de cravo, deve-se fermentar em temperaturas abaixo de 17 ºC. Compostos sulforosos ou a base de enxofre são normalmente produzidos, entretanto desaparecem ao longo da maturação.

Floculação: Baixa
Atenuação: 72-76%
Temperatura de fermentação: 16-22 ºC
Tolerância alcoólica: 9% ABV
 
Esses fermentos (WLP300, SY055, WY3068) têm outros particularidades que podem ser manipuladas para se obter algo mais próximo do esperado. Alguns fatores são bem característicos, outros podem ser utilizados em outras cervejas com outros fermentos.

Uma das coisas que a maior parte das cervejarias tradicionais tem e que afetam o comportamento desta cepa é o formato dos fermentadores. Em geral, Weizenbiers são fermentadas em fermentadores abertos de fundo plano e que permitem retirar o kraeusen (ou tem drenos para isso). A Sierra Nevada, mesmo tendo a cepa e todo o conhecimento em mãos só conseguiu algo próximo do que queriam quando passaram a fermentar em tanques abertos de fundo plano.

Outro detalhe, recomenda-se que que esta cepa seja utilizada com um leve underpitching. Sabe-se que underpitching tende a esterificar bastante a cerveja, contudo isso é desejado em um Weiss, sob o risco de se ter uma cerveja "flat" em termos de sabor se os ésteres forem muito contidos. Tenho feito Weiss usando WLP300 a partir de um banco de leveduras, focando sempre em um underpitching sutil na proporção de 0,4 a 0,5 mi/ml/°p.

Para maiores informações sugiro a leitura do Brewing with Wheat do Stan Hieronymus.
 
Fala @Kurt

Fiquei curioso aqui, como o fermentador (e a retirada do Krauesen) afetaria o perfil de ésteres?

Legal a dica do livro!
 
Fala @Kurt

Fiquei curioso aqui, como o fermentador (e a retirada do Krauesen) afetaria o perfil de ésteres?

Legal a dica do livro!

Cara, não sei detalhes fisiológicos do fermento neste caso, mas o princípio está no fermentador ser mais largo que alto para permitir que a circulação de ar tenha algum efeito sobre o kraeusen, que normalmente é retirado ou deixado escorrer por fora dos fermentadores. Pra ter uma ideia, fermentadores cilíndricos produzem apenas 2/3 da esterificação verificada em fermentadores rasos.

Outro fator que não citei antes, além de fazer um underpitching para estressar a levedura, é recomendável manter o nível de O2 mais baixo que o normal. Outra forma de estressar a levedura e conseguir mais daquele aroma de banana.
 
Também não encontrei nada sobre como influencia o uso de fermentadores abertos, mas pode ter certeza que influencia, muitas cervejas tradicionais alemãs utiliza. A Alenda Bier do Rio Grande do Sul que produz exclusivamente cervejas de trigo (uns 10 tipos se não me engano) usa fermentadores tradicionais alemães que são abertos, justamente para poder atingir a qualidade desejada. A Heinkeken também usa fermentadores que são largos ao invés dos tradicionais tanques altos, isso porque grande parte do perfil da heineken é produzido dos ésteres da fermentação e não do lúpulo como muitos pensam.
 
Olá.
Na tua receita, onde está anotado: Rendimento: 6,08 litros, na verdade isso é galão (liquido). Então convertido isso, na verdade ficaria com 23 litros.

Sobre o fermento, não encontrei este para comprar (Weihenstephan Weizen (Wyeast Labs # 3068)) mas encontrei uma tabela de Equivalencia que sugere usar o WLP300 Hefeweizen Ale Yeast.

Todos concordam? :mug:

a sim sao 25 litros 6,8 gallons
 
Pessoal, deixa eu perguntar uma coisa?
Me empolguei com este tópico e deu vontade de brassar uma cerva desta no final de semana.
Eu estou pensando em treinar fazendo no sistema de Decocção. Li várias coisas a respeito e achei bacana fazer um teste pra aprender como é.
Será que vou fazer bobagem?
 
@MacBozo

Não vai fazer bobagem não! Acho que tem que tentar se tiver tempo e vontade pra fazer isso!

O Alexandre Bazzo faz decocção em todas as cervejas da Bamberg, mesmo utilizando os maltes modernos. Tem algum sentido nisso, ele mesmo diz, mesmo porque tem muita cervejaria pequena na Franconia que ainda faz.

Sobre a Franziskaner, ontem consultei o livro Brewing With Wheat, sugestão do @Kurt , e lá o autor diz que essa cerveja leva 70% de malte de trigo

Alguém já tinha dito mais de 2/3, realmente!
 
@MacBozo

Não vai fazer bobagem não! Acho que tem que tentar se tiver tempo e vontade pra fazer isso!

O Alexandre Bazzo faz decocção em todas as cervejas da Bamberg, mesmo utilizando os maltes modernos. Tem algum sentido nisso, ele mesmo diz, mesmo porque tem muita cervejaria pequena na Franconia que ainda faz.

Sobre a Franziskaner, ontem consultei o livro Brewing With Wheat, sugestão do @Kurt , e lá o autor diz que essa cerveja leva 70% de malte de trigo

Alguém já tinha dito mais de 2/3, realmente!

Beleza , vc pode reparar quando abre a garrafa desta cerveja lá no fundo dela tem uma pequena quantidade de material acredito que seja trigo
 
Pessoal, deixa eu perguntar uma coisa?
Me empolguei com este tópico e deu vontade de brassar uma cerva desta no final de semana.
Eu estou pensando em treinar fazendo no sistema de Decocção. Li várias coisas a respeito e achei bacana fazer um teste pra aprender como é.
Será que vou fazer bobagem?

imagine eu rss... não vejo a hora de fazer to encomendando o material dedicado a este perfil de cerveja
 
@MacBozo

Não vai fazer bobagem não! Acho que tem que tentar se tiver tempo e vontade pra fazer isso!

O Alexandre Bazzo faz decocção em todas as cervejas da Bamberg, mesmo utilizando os maltes modernos. Tem algum sentido nisso, ele mesmo diz, mesmo porque tem muita cervejaria pequena na Franconia que ainda faz.

Sobre a Franziskaner, ontem consultei o livro Brewing With Wheat, sugestão do @Kurt , e lá o autor diz que essa cerveja leva 70% de malte de trigo

Alguém já tinha dito mais de 2/3, realmente!

Decocção é sempre interessante mas exige estudá-la com cuidado. Se não estiver seguro com processo, prefira usar um pouco de Malte Melanoidina em seu grist. Isso simula os resultados da decocção.
 
olá falando em decocção que vcs acham deste vídeo achei interessante simples o ensinamento acredito que seja 20 litros a cerveja que ele está fazendo a decocção

olha o link:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=yfoUfupWgZY[/ame]
 
olá falando em decocção que vcs acham deste vídeo achei interessante simples o ensinamento acredito que seja 20 litros a cerveja que ele está fazendo a decocção

...

Pode crê!
Foi esse vídeo do Goronah que me despertou o interesse por Decocção. :D

Deixa eu aproveitar e tirar uma dúvida: o que é esse Maltodextrina utilizado na receita.
É aquele açúcar usado por atletas?
 
Pode crê!
Foi esse vídeo do Goronah que me despertou o interesse por Decocção. :D

Deixa eu aproveitar e tirar uma dúvida: o que é esse Maltodextrina utilizado na receita.
É aquele açúcar usado por atletas?

pois é e feito de milho parece açucar de milho um pó branco acho que vende lá no lamas brew
 
Pode crê!
Foi esse vídeo do Goronah que me despertou o interesse por Decocção. :D

Deixa eu aproveitar e tirar uma dúvida: o que é esse Maltodextrina utilizado na receita.
É aquele açúcar usado por atletas?

Maltodextrina é um açucar de cadeia longa (carboidrato). Ele não tem gosto, nem é fermentável pelas Saccharomyces, serve basicamente só pra adicionar corpo na cerveja.

Na realidade não tem muito uso dele que não possa ser dispensável ou substituído por outra coisa mais simples, como por exemplo por uma temperatura mais elevada de mosturação, ou maltes ricos em dextrinas (caramelos/torrados).
 
Fala Galera Blz ?

Estava pesquisando um receita de tripo e parei por aqui, nunca fiz cerveja de trigo e estou procurando algo q fiquei bem balanceado os aromas de banana e cravo, vi que isso são oriundios da fermentacao, acima de 18c banana e abaixo cravo......certo ? Em muitos lugares o pessoal fala para fazer as rampas na cerveja de tripo e em outros nao....Desculpe a ignorancia, mas qual a necessidade destas rampas e qual a influencia para a cerveja ?

Alguem fez a receita aqui postada ? Como ficou ?

Abs
 
Fala Galera Blz ?

Estava pesquisando um receita de tripo e parei por aqui, nunca fiz cerveja de trigo e estou procurando algo q fiquei bem balanceado os aromas de banana e cravo, vi que isso são oriundios da fermentacao, acima de 18c banana e abaixo cravo......certo ? Em muitos lugares o pessoal fala para fazer as rampas na cerveja de tripo e em outros nao....Desculpe a ignorancia, mas qual a necessidade destas rampas e qual a influencia para a cerveja ?

Alguem fez a receita aqui postada ? Como ficou ?

Abs

Oi rlether,

Bem vindo ao fórum.

Peço pra vc que abra um tópico pra sua pergunta. Ela não tem relação direta com uma tentativa de fazer a Franziskaner Weiss, então não cabe aqui.

Abraço
 
olá falando em decocção que vcs acham deste vídeo achei interessante simples o ensinamento acredito que seja 20 litros a cerveja que ele está fazendo a decocção

olha o link:

https://www.youtube.com/watch?v=yfoUfupWgZY

Esse vídeo tem o defeito dele ensinar a despejar toda decocção de vez no mash principal,o ideal seria ir adicionando aos poucos para evitar passar da temperatura que se deseja atingir.
 
fiz a tentativa do clone da franziskaner ta no fermentador olha a amostra do mosto:
 

Attachments

  • amostra.jpg
    amostra.jpg
    120.9 KB · Views: 262

Latest posts

Back
Top