• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Witbier dúvida

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

thicianoviana

Active Member
Reaction score
3
Boa tarde amigos cervejeiros.
Estou montando a receita de uma witbier com
50% pale ale
50% trigo não maltado.

Vou fazer a parada fenólica em 45 ° por 15 minutos
52 ° a parada protéica 15 min
65° a brassagem por 60 minutos (malte de cevada só será add no início dessa)

Como faço pra deixar a cerveja com pouco gosto azedo?

Boa tarde amigos cervejeiros.
Estou montando a receita de uma witbier com
50% pale ale
50% trigo não maltado.

Vou fazer a parada fenólica em 45 ° por 15 minutos
52 ° a parada protéica 15 min
65° a brassagem por 60 minutos (malte de cevada só será add no início dessa)

Como faço pra deixar a cerveja com pouco gosto azedo?
Não entendi.... por que ficaria, necessariamente, com gosto azedo?

Essas coisas que você descreveu não tem nada a ver com ficar azedo ou não, isso mais a ver com tipo de fermento, e contaminação.

Guenther,
Boa noite. Descrevi o processo que foi o mesmo que fiz da ultima vez. Errei na hora de dizer Ácido, acabei colocando Azedo.
Seria tornar menos ácida.

Guenther,
Boa noite. Descrevi o processo que foi o mesmo que fiz da ultima vez. Errei na hora de dizer Ácido, acabei colocando Azedo.
Seria tornar menos ácida.

Estou com o Guenther nessa, ainda não entendi o que vc quer. Nessa receita não tem nada que modifique a acidez final da cerveja. Se sua receita anterior ficou ácida você pode ter tido contaminação ou ter usado um fermento com este perfil (se vc usou o WB-06, está explicado). Melhore sua sanitização, troque de fermento e tente novamente. Veja que nada disso está na sua receita. :confused:

Outra coisa, se vc adicionar malte somente na última rampa, vc não terá enzimas pra trabalhar nas primeiras rampas. Nada vai acontecer, exceto encharcar a farinha de trigo. Faz a mostura com o grist todo, desde o início. Boa brassagem. :mug:

Valeu Kurt.
O fermento usado foi o da Mangrove.
Usarei o mesmo nessa leva.
Não acredito em contaminação na última vez que fiz, pois segui todos os passos de maneira correta.
Acredito hj após ter lido alguns posts ontem que foi por causa da temperatura de fermentação que acabou sendo um pouco alta 23°
Li que a ideal seria 17°. É isso mesmo?

Isso, fermenta mais baixo ali pelos 17 e avalia a cerveja depois de pronta. É algo que aparentemente gera resultado menos ácido/azedo pra maioria dos cervejeiros.

Abraço,

Isso, fermenta mais baixo ali pelos 17 e avalia a cerveja depois de pronta. É algo que aparentemente gera resultado menos ácido/azedo pra maioria dos cervejeiros.

Abraço,

No documento da Fermentis diz o seguinte:

for clover flavors : below 22°C (71.6°F)
for banana flavor: above 23°C (73.4°F)

Não seria ao contrário então??? Mais baixo, mais azedo (clover>trevo) ?

http://www.fermentis.com/wp-content/uploads/2012/02/SFBWB06.pdf

No documento da Fermentis diz o seguinte:

for clover flavors : below 22°C (71.6°F)
for banana flavor: above 23°C (73.4°F)

Não seria ao contrário então??? Mais baixo, mais azedo (clover>trevo) ?

http://www.fermentis.com/wp-content/uploads/2012/02/SFBWB06.pdf
Cara, uma coisa que eu aprendi ao longo do tempo é que na maioria dos casos, eu ignoro completamente o que Fermentis diz e crio meus próprios parâmetros baseados em testes. :)

Latest posts

Back