Dúvidas Primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Daniel Ferreira

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2021
Messages
96
Reaction score
25
Location
Gonçalves MG
Saudações!
Vou descrever aqui minha primeira experiência e vocês opinam:

Resolvi começar seguindo uma receita de witbier, porém com algumas alterações, ficou assim:

Para 10L
1kg de malte pilsen
500g de malte de trigo claro
350g de farinha de trigo + 150 gramas de aveia em flocos (substitutos que eu tinha para o trigo não maltado)

Tentei fazer parada protéica mas não sei se deu certo.

Brassei por mais de uma hora entre 65 e 71 graus.

Fiz o teste do iodo ao início da mostura e deu "bem preto" rs, ao "final", quando eu já estava de saco cheio, o resultado deu amarelo escuro.

10g de lúpulo experimental 586 ao início da fervura, 10g de semente de coentro moída e 10g de cascas de limão aos 20min do final.

Resfriei a uns 28° mais ou menos e inoculei um sachê de T58, já hidratado em 100ml de agua fervida.

O mosto estava ambar escuro com tipo uma nuvem branca em suspensão.

OG 1052.

Coloquei no cooler com uma garrafa de gelo e fui dormir, isso quinta-feira a noite.

Sexta-feira olhei e o blowoff estava a umas 3 bolhas por segundo rs.

Ontem, sábado, o termômetro começou a endoidar e mostrar mais de 30 graus, fiquei em Pânico achando que posso ter sido enganado por ele desde o começo, borbulhando menos.

Hoje, durante o dia não estava borbulhando mais nada, então resolvi tirar o blowoff e deixar pra ver se pressuriza, estou fermentando em postmix.

Agora à noite tirei uma prova na proveta e deu 1012 de gravidade.

Está com um aroma delicioso, parecendo uma hoegarden, mas sem nada de limão.

A minha principal dúvida é, pode mesmo ter fermentado tudo em tão pouco tempo? 4 dias só.

Deixei agora pra temperatura subir uns 2 a 4 graus antes do cold crash que vou iniciar amanhã.

Segue a foto da prova de hoje.
 

Attachments

  • IMG-20220410-WA0005.jpg
    IMG-20220410-WA0005.jpg
    20.9 KB · Views: 11
Last edited:
Pode sim amigo,
A minha principal dúvida é, pode mesmo ter fermentado tudo em tão pouco tempo? 4 dias só.

Perfeitamente normal amigo, pode sim. Uma receita Ale padrão, você seguindo tudo normal, para uma leva de 10 Litros pode fermentar com 1/2 pacote e vai ter em média 5 dias para ficar completa, utilizando o pacote inteiro vai acelerar um pouco, mas não tem problema o que você fez. Vai dar tudo certo.
 
Saudações!
Vou descrever aqui minha primeira experiência e vocês opinam:

Resolvi começar seguindo uma receita de witbier, porém com algumas alterações, ficou assim:

Para 10L
1kg de malte pilsen
500g de malte de trigo claro
350g de farinha de trigo + 150 gramas de aveia em flocos (substitutos que eu tinha para o trigo não maltado)

Tentei fazer parada protéica mas não sei se deu certo.

Brassei por mais de uma hora entre 65 e 71 graus.

Fiz o teste do iodo ao início da mostura e deu "bem preto" rs, ao "final", quando eu já estava de saco cheio, o resultado deu amarelo escuro.

10g de lúpulo experimental 586 ao início da fervura, 10g de semente de coentro moída e 10g de cascas de limão aos 20min do final.

Resfriei a uns 28° mais ou menos e inoculei um sachê de T58, já hidratado em 100ml de agua fervida.

O mosto estava ambar escuro com tipo uma nuvem branca em suspensão.

OG 1052.

Coloquei no cooler com uma garrafa de gelo e fui dormir, isso quinta-feira a noite.

Sexta-feira olhei e o blowoff estava a umas 3 bolhas por segundo rs.

Ontem, sábado, o termômetro começou a endoidar e mostrar mais de 30 graus, fiquei em Pânico achando que posso ter sido enganado por ele desde o começo, borbulhando menos.

Hoje, durante o dia não estava borbulhando mais nada, então resolvi tirar o blowoff e deixar pra ver se pressuriza, estou fermentando em postmix.

Agora à noite tirei uma prova na proveta e deu 1012 de gravidade.

Está com um aroma delicioso, parecendo uma hoegarden, mas sem nada de limão.

A minha principal dúvida é, pode mesmo ter fermentado tudo em tão pouco tempo? 4 dias só.

Deixei agora pra temperatura subir uns 2 a 4 graus antes do cold crash que vou iniciar amanhã.

Segue a foto da prova de hoje.
Boa tarde! Cara, cada cepa de levedura tem seu tempo ideal, e o T58 é rápido mesmo. Mais que a maioria. Tem essa tabela da fermentis, que mostra a atenuação de cada cepa deles.
Abs.
 

Attachments

  • Screenshot_20220411-155416.png
    Screenshot_20220411-155416.png
    61.1 KB · Views: 18
Cara, se vc quiser sentir o limão ou laranja(o q vc for usar), faça extrato com vodka (7 dias) e adicione na fermentação secundária. 2g por litro já fica legal pra mim.
 
Acho que fermentou mais vigorosamente na primeira madrugada e eu não vi, tinha ficado preocupado porque não aerei o mosto.
Foi pro cold ontem, vamos ver depois de pronta.
Tenho um extrato da brau flavors pra colocar no envase, o limão saiu tudo na agua do blowoff, tava cheirando caipirinha.
 
Back
Top