• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Sour e Lambics

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

motammg

Well-Known Member
Reaction score
47
Grandes cervejeiros,

deu uma pesquisada aqui no forum e achei muito pouca coisa sobre esses estilos complexos e demorados de se produzir. Estou me preparando (bem no começo) e sem pressa para tentar fazer uma Fruit Lambic.

Gostaria de perguntar aos que já tentaram e tentam produzir, as suas experiências pessoais, bem como dicas que acham importantes e fontes de leitura (sejam livros ou internet).

Um grande abraço a todos

Grandes cervejeiros,

deu uma pesquisada aqui no forum e achei muito pouca coisa sobre esses estilos complexos e demorados de se produzir. Estou me preparando (bem no começo) e sem pressa para tentar fazer uma Fruit Lambic.

Gostaria de perguntar aos que já tentaram e tentam produzir, as suas experiências pessoais, bem como dicas que acham importantes e fontes de leitura (sejam livros ou internet).

Um grande abraço a todos

também estou com vontade de fazer sours, ainda não fiz.

tem muito material sobre esse tipo de cerveja no blog do mad fermentationist
http://www.themadfermentationist.com/
ele lançou um livro esse ano, american sour beers, muito interessante também.

Aquele livro Lambic da série classic beer styles é legal tmb...

Fala galera,
Sabem me falar onde acho o fermento Brett pra comprar? Inicialmente minha receita seria com o bruxellensis, maaaass se n encontrar eu utilizaria outro TB.

Abracos

Fala galera,
Sabem me falar onde acho o fermento Brett pra comprar? Inicialmente minha receita seria com o bruxellensis, maaaass se n encontrar eu utilizaria outro TB.

Abracos

É complicado, precisa contar com a sorte. Eu já comprei algumas vezes na Lamas Brewshop, mas é loteria, quase nunca tem.

Você quer fazer uma fermentação 100% Brettanomyces ou vai adicionar na secundária? Se for a segunda opção, dá pra usar sedimento de garrafa de Orval.

@Paulo ,
Muito obrigado pela melhor ideia da face da terra. Sempre fico "paodurando" na hora de pagar o preço de uma orval, agora eu tenho um motivo, muito justo, kkkk

Para usar o sedimento da garrafa preciso de fazer a lavagem e um starter?

um abraço

@Paulo ,
Muito obrigado pela melhor ideia da face da terra. Sempre fico "paodurando" na hora de pagar o preço de uma orval, agora eu tenho um motivo, muito justo, kkkk

Para usar o sedimento da garrafa preciso de fazer a lavagem e um starter?

um abraço

Eu gosto de fazer um starter pequeno, com uns 100ml de mosto de baixa densidade (1,010) esterilizado na panela de pressão. Depois eu misturo esse starter na fermentação secundária ou hora de engarrafar. Dependendo da densidade da cerveja, nem precisa usar priming, porque a Brettanomyces vai carbonatá-la apenas fermentando os açúcares residuais. É preciso ter cuidado com garrafas explosivas. A Orval não tem aquela garrafa à toa. Ela é feita para suportar mais pressão que as convencionais.

Fala galera,

existe algum método para diminuir a permeabilidade de oxigênio nos fermentadores de plástico branco? sei lá, passar alguma fita plastica ao redor dele todo, ou algo desse tipo?

Por questão de preço é bem mais barato eu fazer a maturação com brett nesses fermentadores do que comprar um de vidro ou inox. Sei que pelo tempo, 6 meses a 2 anos, valeria a pena comprar um de vidro mas nesse momento não é uma opção, talvez para as proximas tentativas. abraços

@motammg Eu não conheço. Em vinhos se usa parafina/cera de abelha para recobrir o gargalo, mas não sei o quão efetivos eles seriam.

Para algumas sours, já vi até recomendarem usar balde de plástico, porque a entrada gradual de oxigênio ajuda a azedar a cerveja. O único porém é que Brettanomyces + Oxigênio = ácido acético, que, normalmente, só é desejável nas Oud Bruins.

Latest posts

Back