Interessante! Deixa eu reformular a pergunta então, onde encontro essa função no biersmith ?
Sim, tem que filtrar. Independente da fonte, você não tem como garantir que não há contaminantes, nem a integridade da tubulação.Muito bom!
Obrigado por muitas informações importantes.
Essa é a segunda vez que leio.
Fiquei com um ponto me encucando e já é o segundo local que vejo essa recomendação. Porque tenho que filtrar a aguá? Uso água de nascente, devo mesmo filtrá-lá?
Sds,
Vitor
Não tem galho nenhum. Isso acontece quando há choques térmicos ao abrir ou fechar a geladeira.Olá pessoal,
Joguei fora a receita que tinha e segui a fermentação como descrito no primeiro post desse excelente tópico.
Só uma coisa ocorreu e não encontrei resposta.
Estou fermentando uma English Pale Ale, fermentou a 18º , fui subindo 1º/dia até atingir os 25º, depois de não haver mais nenhum sinal no airlock, a FG estabilizada, etc. baixei a tempratura par 0º. Hoje no primeiro dia nessa temp, abri a geladeira e vi o airlock funcionando ao contrário, ou seja, o ar esta entrando para o fermentador.
Tem problema desse ar entrar? Algum procedimento a seguir?
Parabéns e obrigado Guenther e muitos outros por compartilharem seus conhecimentos.
Obrigado.
Não tem galho nenhum. Isso acontece quando há choques térmicos ao abrir ou fechar a geladeira.
Abraço,
Corrigindo, isso depende TOTALMENTE da quantidade de água utilizada, temperatura ambiente, etc, ou seja, não adianta só chutar X graus. Existem calculadoras pra isso, é só procurar por "strike temperature" ou algo do tipo.Pelo o meu pequeno conhecimento deves largar o malte na água a 76º, misturando com o malte a temperatura ambiente o mosto vai iniciar com uns 64-68º graus daí é só ir administrando.
Me corrijam caso esteja errado.
Saúde a todos!!
Ferver não tem nada a ver com filtrar, pois os sólidos não evaporam. Ferver até serve pra tirar o cloro.
Abraço,
Hummm.....crazydices=maluquices....???
Bem, não me parece que este post do Guenther seja o melhor lugar pra discutir isso.
Este cálculo é muito simplista e por isso ao meu ver inválido.
Outro erro é considerar a taxa de evaporação como percentual.
Crazydices é só apelido, tanto na maluquice quanto no resto.. ou não!
Mas acredito que este post seja o mais indicado, já que não achei referente a este assunto no fórum. Sendo uma postagem falando sobre iniciantes, e dizendo para contribuir OU só podemos fazer referencias a postagem inicial que fala sobre tudo.
Bom de qualquer forma seria legal você dizer o porque não concorda em considerar taxa de evaporação já que existe evaporação. Qual seria o método de calculo para o liquido que se evapora neste caso pra vc?
E com relação aos cálculos que disse muito simplista o que indica para fazer o calculo de agua tanto para iniciar quanto para fazer a lavagem?
E com relação aos cálculos que disse muito simplista o que indica para fazer o calculo de agua tanto para iniciar quanto para fazer a lavagem?