• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Se você é um iniciante, leia isso! E se não é, leia e contribua!! :)

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
Interessante! Deixa eu reformular a pergunta então, onde encontro essa função no biersmith ?

Interessante! Deixa eu reformular a pergunta então, onde encontro essa função no biersmith ?

Ao lado do Tot Efficiency (q é a eficiencia total incluindo volumes) tem a Est. Mash Eff. que é a eficiencia pré-estimada.
Vc tbm pode adicionar a Measured Mash Efficiency que é o calculo entre OG e FG de acordo com seu grain bill.

PS:
Se quiser entender como funciona a formula, procure ler os livros do John Palmer e do Ray Daniels, Designing Great Beers.

Guenther,

Muito bacana a forma como você realmente investe nesse espaço. Estou começando na lida e tenho buscado entender mais, apurar os procedimentos, a técnica. Parabéns pela bela contribuição que você tem dado aos cervejeiros caseiros. :mug:

Boa Noite Guenter e amigos,
Comecei a fazer cerveja em novembro de 2013, fiz 11 levas até a data presente e tenho aprendido muito com seus posts e de outros amigos do Homebrewtalk (além de me aprofundar com alguns livros clássicos), portanto obrigado por compartilhar sua experiência e também por condensar alguns assuntos neste post.
abraços
Gilberto

Muito bom!
Obrigado por muitas informações importantes.
Essa é a segunda vez que leio.
Fiquei com um ponto me encucando e já é o segundo local que vejo essa recomendação. Porque tenho que filtrar a aguá? Uso água de nascente, devo mesmo filtrá-lá?
Sds,
Vitor

Muito bom!
Obrigado por muitas informações importantes.
Essa é a segunda vez que leio.
Fiquei com um ponto me encucando e já é o segundo local que vejo essa recomendação. Porque tenho que filtrar a aguá? Uso água de nascente, devo mesmo filtrá-lá?
Sds,
Vitor
Sim, tem que filtrar. Independente da fonte, você não tem como garantir que não há contaminantes, nem a integridade da tubulação.

Filtrar é obrigatório.

Entendi.
Pensava que como vai ferver por 1 hora não necessitava desse cuidado.
obrigado.
sds,
Vitor

Entendi.
Pensava que como vai ferver por 1 hora não necessitava desse cuidado.
obrigado.
sds,
Vitor

Ferver não tem nada a ver com filtrar, pois os sólidos não evaporam. Ferver até serve pra tirar o cloro.

Abraço,

Ferver não tem nada a ver com filtrar, pois os sólidos não evaporam. Ferver até serve pra tirar o cloro.

Abraço,

Parabéns Guenther, excelente texto. Muito detalhado e bem explicado.

Eu concordo com a afirmação de que a melhor forma de aprender é ir atras por conta própria, aprender a teoria e só então discutir ou trocar informação com os mais experientes. Acho que sigo bem essa premissa, minha última dúvida enviada no grupo da acerva foi bem isso, estava com problemas pra colocar a valvula na panela (não tenho menor jeito pra esse tipo de trabalho manual), então pesquisei várias coisas, testei algumas, pesquisei denovo pois não havia dado certo e então lancei a duvida no grupo pra saber como tinham resolvido e curiosamente notei que a maioria das respostas dadas por quem teve o mesmo problema, tinha soluções que eu ja havia testado. No fim, consegui resolver por conta própria mudando umas peças que deram certo e até agora estou usando sem problemas esse equipamento. Nada como vc mesmo pesquisar e testar.

Isso me lembra um caso, que alias contraria muito do que dizem por ai. A alguns anos atras com meu primeiro equipamento (um de 20L comprado na ATurma). Como é de conhecimento o equipamento básico da Aturma vem com duas panelas e 1 fundo falso e como vc mesmo falou o mais difundido é você fazer a brassagem numa panela sem o filtro e então passar após a mostura pra panela com o filtro. Bom, acontece que eu sem saber (era novato) resolvi testar e fazer a brassagem com o fundo falso acoplado. Na época em questão não encontrava muita informação na internet (fazem alguns bons anos isso) e eu não sabia isso de caramelizar o malte e tal, fui e fiz sem pensar nisso. Ou seja, não recirculei o mosto que ficava embaixo do fundo falso, apenas mexia a parte de cima com a pá quando estava ligado o fogo.

Fiz desse jeito, duas vezes até alguém começar perguntar sobre eficiencia de bazooka e fundo falso e ai muitos comentarem que não poderia fazer isso por conta da caramelização. Eis que então percebi que estava cometendo um erro na minha produção (não havia provado ainda nenhuma das duas levas feitas, uma Bock e uma ESB). Fiquei com medo de ter cagado nas minhas levas e voltei a fazer do jeito que havia aprendido no curso.

Bom, a conclusão disso foi que ao ficarem prontas as cervejas, após maturadas e devidamente carbonatadas em garrafa com primming eu fui provar e acredite. Foram as duas melhores cervejas que fiz até hoje. E com um agravante, tive também a maior eficiencia de todas. Na ESB cheguei ao absurdo de 91% de eficiencia (até hj não sei se calculei de alguma forma errada no beersmith ou no processo), no final tive até de jogar alguns litros de mosto fora pq não cabiam mais no meu fermentador. E o resultado, como falei foram as melhores cervejas, sendo a ESB muito elogiada por vários conhecedores de cerveja, incluindo o Mauricio do Brejas.

O que me deixou de tudo isso?? Bom, estude, estude e estude, mas não tenha medo de testar. Hoje uso Bazooka no equipo novo mas, já quero voltar a fazer do jeito antigo hehe

Baita texto Guenther!!

Parabéns pela dedicação e solidariedade com os novatos!! rsrs

Olá pessoal,
Joguei fora a receita que tinha e segui a fermentação como descrito no primeiro post desse excelente tópico.
Só uma coisa ocorreu e não encontrei resposta.
Estou fermentando uma English Pale Ale, fermentou a 18º , fui subindo 1º/dia até atingir os 25º, depois de não haver mais nenhum sinal no airlock, a FG estabilizada, etc. baixei a tempratura par 0º. Hoje no primeiro dia nessa temp, abri a geladeira e vi o airlock funcionando ao contrário, ou seja, o ar esta entrando para o fermentador.

Tem problema desse ar entrar? Algum procedimento a seguir?

Parabéns e obrigado Guenther e muitos outros por compartilharem seus conhecimentos.

Obrigado.

Olá pessoal,
Joguei fora a receita que tinha e segui a fermentação como descrito no primeiro post desse excelente tópico.
Só uma coisa ocorreu e não encontrei resposta.
Estou fermentando uma English Pale Ale, fermentou a 18º , fui subindo 1º/dia até atingir os 25º, depois de não haver mais nenhum sinal no airlock, a FG estabilizada, etc. baixei a tempratura par 0º. Hoje no primeiro dia nessa temp, abri a geladeira e vi o airlock funcionando ao contrário, ou seja, o ar esta entrando para o fermentador.

Tem problema desse ar entrar? Algum procedimento a seguir?

Parabéns e obrigado Guenther e muitos outros por compartilharem seus conhecimentos.

Obrigado.
Não tem galho nenhum. Isso acontece quando há choques térmicos ao abrir ou fechar a geladeira.

Abraço,

Parabéns pelo texto, já li dezenas dele e tenho aprendido muito, e tudo que sei também tento ensinar... Essa é a ideia.

Nas poucas brassagens que fiz sempre fiz rampas pois "meus amigos diziam que tinham ouvido falar que eram boas para alguma coisa". Agora percebi que não precisaria ter feito porém fiquei com uma dúvida.

Digamos que eu vá utilizar apenas uma temperatura, 66ºc, eu devo aquecer a água até uns 69º, acrescentar o malte e manter sempre a 66º?

Ou devo aquecer a água até uns 50º, acrescentar o malte e ir subindo até os 66º para depois manter assim até o final?

Ou seja, existe algum motivo para subir gradativamente a temperatura do malte ou já posso largar ele próximo a temperatura que desejo utilizar?

Obrigado a todos.

Pode e deve largar o malte na temperatura desejada, amigo cervejeiro...

Pelo o meu pequeno conhecimento deves largar o malte na água a 76º, misturando com o malte a temperatura ambiente o mosto vai iniciar com uns 64-68º graus daí é só ir administrando.

Me corrijam caso esteja errado.

Saúde a todos!!

Eu cistumo adicionar uns 5 acima da temp esperada... mais é isso ai Maicon

Pelo o meu pequeno conhecimento deves largar o malte na água a 76º, misturando com o malte a temperatura ambiente o mosto vai iniciar com uns 64-68º graus daí é só ir administrando.

Me corrijam caso esteja errado.

Saúde a todos!!
Corrigindo, isso depende TOTALMENTE da quantidade de água utilizada, temperatura ambiente, etc, ou seja, não adianta só chutar X graus. Existem calculadoras pra isso, é só procurar por "strike temperature" ou algo do tipo.

Pra Android, eu uso o "Brewzor".

Abraço,

Abraço,

Se não me engano o cloro é evaporado a 40º não é necessário ferver.

E aproveitando a deixa com relação a agua. Li muita coisa na internet sobre a quantidade de agua. Tanto para mostura quanto para lavagem, não sei a veracidade então queria expor aqui e caso alguem tiver uma opinião ou quiser deixar suas experiências seria bacana compartilhar.

Agua da mostura(AM): 2,5 x P (Peso dos grãos Kg) em litros
Agua da Lavagem: 1,5 x AM em litros

Por exemplo se quero 20 Litros finais e vou usar 5kg em malte

Agua Mostura: 2,5 x 5 = 12,5 Litros
Agua da Lavagem: 1,5 x 12,5 = 18,75 Litros
Perda de 1L por Kg = 12,5 - 5 = 7,5 Litros

Agua para Fervura: 18,75+7,5 = 26,25 Litros
2 Litros no Trub: 26,25-2 = 24,25 Litros

Não sei taxa de evaporação mas pelo que pesquisei é de 10% em 60min

Finalizando 21,85 Litros Finais

fora que cada medida de densidade é 250ml que vai embora. Mas no mínimo será tirada duas vezes, para mediar a OG e FG.

tomara que tudo o que pesquisei esteja de acordo.

Hummm.....crazydices=maluquices....???

Bem, não me parece que este post do Guenther seja o melhor lugar pra discutir isso.
Este cálculo é muito simplista e por isso ao meu ver inválido.
Outro erro é considerar a taxa de evaporação como percentual.

Hummm.....crazydices=maluquices....???

Bem, não me parece que este post do Guenther seja o melhor lugar pra discutir isso.
Este cálculo é muito simplista e por isso ao meu ver inválido.
Outro erro é considerar a taxa de evaporação como percentual.

Crazydices é só apelido, tanto na maluquice quanto no resto.. ou não!

Mas acredito que este post seja o mais indicado, já que não achei referente a este assunto no fórum. Sendo uma postagem falando sobre iniciantes, e dizendo para contribuir OU só podemos fazer referencias a postagem inicial que fala sobre tudo.

Bom de qualquer forma seria legal você dizer o porque não concorda em considerar taxa de evaporação já que existe evaporação. Qual seria o método de calculo para o liquido que se evapora neste caso pra vc?

E com relação aos cálculos que disse muito simplista o que indica para fazer o calculo de agua tanto para iniciar quanto para fazer a lavagem?

Crazydices é só apelido, tanto na maluquice quanto no resto.. ou não!

Mas acredito que este post seja o mais indicado, já que não achei referente a este assunto no fórum. Sendo uma postagem falando sobre iniciantes, e dizendo para contribuir OU só podemos fazer referencias a postagem inicial que fala sobre tudo.

Bom de qualquer forma seria legal você dizer o porque não concorda em considerar taxa de evaporação já que existe evaporação. Qual seria o método de calculo para o liquido que se evapora neste caso pra vc?

E com relação aos cálculos que disse muito simplista o que indica para fazer o calculo de agua tanto para iniciar quanto para fazer a lavagem?

Olá Crazydices!
Vc não leu com atenção minha postagem.
Não disse que a taxa de evaporação deva ser desconsiderada. Disse que não pode ser considerada como um PERCENTUAL.

Ex.:
Você tem uma panela com 10 litros d'água no fogo e em uma hora ela evapora 1 litro, o que seria 10%. Certo?
Se vc põe a mesma panela no fogo com apenas 5 litros, qual a evaporação depois de 1 hora? 10% (0.5 litros)?
Não, a evaporação será tbm 1 litro.
Viu como a taxa de evaporação não pode ser considerada como percentual?
Entendeu?

Cara o melhor é não esquentar tanto a cabeça com cálculos de água na brassagem. A razão de litros de água x quilos de grão é por volta dos 3L por Kg, depois faça a lavagem até atingir o volume necessário pra fervura, pronto...

A taxa de evaporação na fervura vc só vai saber depois de testar seu equipamento...

O que o Victor falou tá certo até certo ponto, é ruim considerar uma porcentagem fixa pra todos os volumes, mas ta errado considerar também um volume fixo, porque a mesma chama em 5 litros de mosto fará uma fervura mais vigorosa do que em 10 litros, fazendo a evaporação ser um pouco diferente.

Status
Not open for further replies.
Back