• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Sanitização e Higienização

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dericeira

Well-Known Member
Reaction score
16
Como vocês higienizam/sanitizam os equipamentos/garrafas de vocês?
O certo é utilizar o produto químico depois lavar com água e secar?

Material de alumínio e plástico, agua e sabão depois iodo. Inox e vidros, soda e depois iodo...

Esse negócio de usar vanish nas garrafas e panelas dá certo?

Para lavar as garrafas eu uso detergente (já usei vanish tb). Depois é só enxaguar.
Eu faço a sanitização com ácido peracético. Na concentração correta, basta escorrer o excesso. Não precisa enxaguar novamente. Faço assim para garrafas, bombonas, materiais de plástico e inox.
Se tu enxaguar depois de sanitizar, corre um grande risco de contaminar novamente.
Com iodophor o processo é o mesmo.
Para as panelas, eu só uso água e esponja.

Para sanitizar fermentador, pá, voil, termômetro e tudo o mais que vier entrar em contato com o mosto depois da fervura, eu uso álcool 70%.

Mangueiras de silicone, eu fervo na chaleira.

O auto-syphon, que se esfarela caso tu passe álcool nele, eu uso iodo (Kalyclean S390), vencido em outubro do ano passado (quase 1 ano vencido). Uso 1ml p/ 1 litro de água da torneira. Mesmo assim fica um cheiro muito forte de iodo, aí eu me encabreiro e acabo enxagüando o auto-syphon com água da torneira mesmo. Tenho dúvidas se isso tem alguma eficiência, até mesmo pq o iodo tá vencido, e também devido ao fato de lavar depois com água da torneira. Acho brabo que contamine assim, até porque a água da Corsan aqui na Praia do Cassino é cheia de cloro. Lavo pq fico cabreiro de ficar algum resquício ou cheiro de iodo, que é forte pra burro esse negócio. O que vocês acham?

Esse que é o problema com esses sanitizantes. A data de validade é muito curta e vem muito na embalagem. Esse 1 litro de S390, não cheguei a usar nem 50ml dele. Tô aqui com o tubão quase cheio (e vencido). Ruim isso! Acho foda usar o negócio vencido, mas p*, tenho quase 1 litro desse treco! Será que tô fazendo muito errado ou não dá nada?

Quanto às garrafas: eu lavo imediatamente após beber e deixo escorrendo. As comerciais, beleza, sempre ficam limpinhas. As que a gente já usou pra engarrafar, às vezes ficam com uma mancha de fermento no fundo. Aí eu deixo de molho por uns dias com detergente clorado (Kalyclean S330), só o fundo, numa concentração de 2% a 3% (20g a 30g p/ 1 litro de água).

No dia de engarrafar, eu encho elas com água fervente, deixo ali um minuto no máximo, e depois escorro. Também tenho minhas dúvidas da eficiência dessa "esterilização". Essa, pra mim, é parte mais medonha do processo… sempre queimo os dedos…

Nunca tive leva contaminada.

Acho muito toscas essas minhas práticas sanitizantes e gostaria de.. passar de fase…..

Abraços
Rodrigo

Olá,
Sou novato. Estou terminando meu equipamento para ir para a 1a leva. Aproveitei a ida de um amigo aos EUA e ele me trouxe 1 garrafa de StarSan. O que vcs acham ?? Alguém usa??
Valeu,
José Carlos

Eu uso bastante StarSan, e sempre acho que é o mais fácil de usar. A espuma ajuda disinfetar lugares mais inacessíveis. Também não corre nenhum risco de off-flavor mesmo se sobrar espuma. A cerveja pode ir direto por cima, só precisa tirar o líquido.

Quando feita com agua destilada a solução dura um bom tempo, já ouvi que dura mais de um mês. Eu uso com uma bombinha spray pra sempre ter disinfetante pronto. Mas já que no Brasil é facil achar álcool etílico 70% sem desnaturante não tem tanta necessidade.

Eu faço algo parecido com o zerosa e nunca tive problemas no fermentador ou mesmo em qualquer garrafa.

Até, no fermentador, minutos antes de usá-lo para fermentar jogo pelo menos uns 2L de água fervente e sempre parece ter resolvido, nas minhas 3 brassagens, nenhuma contaminação. Claro que já o deixo devidamente lavado a cada fermentação/maturação!

E também, nessa próxima leva que devo engarrafar já vou usar o Peracético ao invés do Iodo, vamos ver como irá se comportar.

Nas primeiras quatro brassagens, esterilizei uma com água fervente e as outras com iodophor.

Para a última, resolvi inovar e meti as garrafas no forno, deixei 90 minutos a 180ºC e depois deixei lá dentro, resfriando até o dia seguinte.

Engarrafei assim, veremos se vai dar certo. Com certeza, é muito mais prático, pq esteriliza tudo com um trabalho só.

O que estou me forçando a fazer é lavar as garrafas usadas imediatamente após o uso, cobrindo a boca com papel alumínio.

Abs

Eu sempre lavo as garrafas logo após o uso e sempre lembro as pessoas que guardam garrafas pra mim de lavar a tampinha também, já que essa pode ficar com alguns resíduos e começar a mofar!

Olá pessoal, o que pode acontecer se sanitizar as garrafas com o peracetico em uma proporção maior que o indicado e não escorrer bem as garrafas ?

Olá pessoal, o que pode acontecer se sanitizar as garrafas com o peracetico em uma proporção maior que o indicado e não escorrer bem as garrafas ?

Vc pode ter um conteúdo maior de ácido acético na cerveja e talvez alguma degradação dela também.

Como esse ácido tende a degradar em ácido acético depois de um tempo, e também é bastante reativo e vem de um composto orgânico, acredito que mal a saúde não fará.

Abraço

Nas garrafas já lavadas e secas, eu faço uma solução de álcool 70 com iodo, coloco uns 100 ml dentro da garrafa, agito algumas vezes e deixo escorrendo uns minutinhos antes de envasar. Borrifo escorredor, bicos das garrafas, mãos arrolhador e pronto!

Vocês estão muito cuidadosos ou eu que estou arriscando?

Lavo tudo com água e detergente neutro, lavando bem pra não deixar resíduos de detergente.

Em um balde, preparo uma solução com 10ml de iodo (Kalyclean S390 vendido na WE) e 10 litros de água da torneira. Coloco um pouco dessa solução dentro de um borrifador (500ml) e o resto fica no balde.

Nas etapas da brassagem que antecedem a fervura, me preocupo apenas em lavar tudo bem lavado, mas raramente aplico iodofor em algo. Faltando 10 min pro final da fervura eu coloco o chiller de imersão (já lavado e limpo, mas sem iodo) dentro do mosto e, em todas etapas seguintes, borrifo iodofor em TUDO.

Nos fermentadores eu coloco uns 2 litros da solução de iodo, fecho ele e sacudo bem. Depois devolvo a solução pro balde e deixo o fermentador escorrendo de cabeça pra baixo. Nesse momento, já lavo bem o auto sifão, coloco ele dentro do balde com iodo e bombeio algumas vezes, circulando iodo por dentro dele. Depois escorro um pouco e guardo o auto sifão dentro do fermentador que já foi preparado. Fecho ele e aguardo a hora da transfega.

No envase faço o mesmo procedimento (balde+borrifador). Lavo as garrafas com água e detergente neutro, lavando bem até tirar todo detergente. É imprescindível não deixar resíduos de detergente. Coloco as garrafas lavadas dentro dos engradados e tampo cada uma delas com papel laminado. Lavo a árvore de garrafas e borrifo iodo. Então eu pego cada garrafa, mergulho ela no iodo até que entre uns 50/100ml da solução, sacudo bem pra que entre em contato com todo interior da garrafa, devolvo a solução pro balde e coloco a garrafa na árvore pra escorrer. Dentro de uma panela pequena, coloco todas as tampinhas que irei usar e cubro com a solução de iodo. Preparo o auto sifão (da forma que citei antes) e faço o envase, borrifando iodo sempre que achar necessário ...

Obs: No início eu usava ácido peracético... Mesmo usando na proporção recomendada, ficava um cheiro muito forte. Tem que cuidar muito a pele e os olhos, não dá pra ficar borrifando que nem louco. Quando passei a usar o iodo só vi vantagens. É muito mais fácil, prático e seguro. Já fiz 20 brassagens com iodo, do modo que descrevi acima, e nunca tive contaminação... recomendo!

Obs: No início eu usava ácido peracético... Mesmo usando na proporção recomendada, ficava um cheiro muito forte. Tem que cuidar muito a pele e os olhos, não dá pra ficar borrifando que nem louco. Quando passei a usar o iodo só vi vantagens. É muito mais fácil, prático e seguro. Já fiz 20 brassagens com iodo, do modo que descrevi acima, e nunca tive contaminação... recomendo!
Justamente estou tendo mesmo problema. Estou usando Vortexx que e um acido peracetico, uso na proporcao que vem escrito na embalagem e mesmo assim sinto um cheiro muito forte.

Aproveitando o tópico, alguém usa ácido peracético em panelas de alumínio?
Achei algumas recomendações de não usar, por ser corrosivo.
Uso o PAC200, e tenho uma outra embalagem com solução pronta, na qual diz que é seguro pra uso em alumínio.
E depois de buscar muito, achei artigos técnicos dizendo que não tem problema.
Alguém por aqui restringe o uso do peracético em equipamentos com esse metal?
Me parece que o pior é com cobre, nesse não pode mesmo.

Aproveitando o tópico, alguém usa ácido peracético em panelas de alumínio?
Achei algumas recomendações de não usar, por ser corrosivo.
Uso o PAC200, e tenho uma outra embalagem com solução pronta, na qual diz que é seguro pra uso em alumínio.
E depois de buscar muito, achei artigos técnicos dizendo que não tem problema.
Alguém por aqui restringe o uso do peracético em equipamentos com esse metal?
Me parece que o pior é com cobre, nesse não pode mesmo.
Nas panelas, eu uso vanish para tirar tudo o que fica pregado, funciona muito bem. Depois disso, limpo com agua e uma esponja nova. Estou dormindo na minha sanitizacao das panelas? :(

Panelas de mostura e fervura não necessitam de sanitização, basta uma lavagem simples, como a louça de casa.
Uma hora fervendo o mosto já faz o trabalho.
Sanitização só é necessária depois de terminada a fervura.
Minhas panelas são lavadas com lavadora de pressão, somente com água pura.

IODO - Acido peracetico - Alcool.

Todos tem a mesma finalidade na sanitizacao ou cada um tem algum papel diferente?

Não usem Vanish em panelas de alumínio. Assim terminou a minha :(
Posso seguir usando a problemas não? Eram novas estavam na segunda brassagem.
20181203_181841.jpg
20181203_181837.jpg

Nas panelas, eu uso vanish para tirar tudo o que fica pregado, funciona muito bem. Depois disso, limpo com agua e uma esponja nova. Estou dormindo na minha sanitizacao das panelas? :(
No curso que fiz como um alemão raiz aqui em Brasília, ele aconselhou a deixar a "pátina" do alumínio, essa oxidação, pra diminuir o quanto passa de metal pra cerveja.
No entanto uso minha panela de mostura que tem torneira pra engarrafar também.
E fermento/maturo em latões de alumínio.
Quando é pra isso, depois de lavar com a parte amarela da buxa, só com água, geralmente borrifo bastante sanitizante e deixo um tempo.
Usava o iodo, mas achei que estava indo gosto pra cerveja.
Escorro perto do momento de encher, e não enxaguo.
Tenho achado melhor.
No momento uso o peracético pra desinfetar tudo.

No momento uso o peracético pra desinfetar tudo.
Vc não sente que fica muito cheiro de peracetico não? Uso na proporção indicada mas mesmo assim acho o cheiro muito forte.
Não entendi o que vc quis dizer com deixar a patina do alumínio. Abraço

Galera, tudo bem? Uma dúvida. Acho que não estou levando muito a sério o quesito sanitizacao. Estou para iniciar minha 3ra brassagem e até agora não tive sinais de contaminação mas mesmo assim queria tirar umas duvidas.
1 - como vcs costumam sanitizar as mangueiras da bomba e até mesmo a bomba, fermentador (tenho um conico) ?
2- Como vcs costumam guardar esses materiais? Mangueira, balde que uso para algum auxílio na brassagem, bomba de recirculacao etc?
Tenho tudo ai no cantinho da minha garagem e sempre que vejo algo me diz que estou fezendo alguma coisa errada.
Abraço e cheers

IODO - Acido peracetico - Alcool.

Todos tem a mesma finalidade na sanitização ou cada um tem algum papel diferente?

A finalidade é a mesma, sanitizar. Mas há diferenças importantes entre eles, as principais que lembro de cabeça são:

Iodo - tem atuação em uma grande quantidade de micro organismos e precisa de pouco tempo de contato. O inconveniente é que espuma muito. Outro problema é ficar resquícios de iodo e causar problemas em alguém que seja alérgico.
Peracético - é o que precisa de mais tempo de contato e tem um odor muito forte que pode incomodar durante o uso. Agride alguns tipos de material, como o cobre, por exemplo;
Álcool 70 - tempo de contato baixíssimo, mas precisa de fricção, tipo usar em spray ou sacudir a garrafa, só mergulhar as coisas nele vai aumentar o tempo de contato necessário. É importante usar álcool 70, algumas pessoas se enganam achando que se usar o 92 vai ser melhor por ser mais forte. O maior problema do álcool é que agride alguns equipamentos de acrílico e plástico que usamos, ressecando e deixando quebradiço.

Last edited:
Galera, tudo bem? Uma dúvida. Acho que não estou levando muito a sério o quesito sanitizacao. Estou para iniciar minha 3ra brassagem e até agora não tive sinais de contaminação mas mesmo assim queria tirar umas duvidas.
1 - como vcs costumam sanitizar as mangueiras da bomba e até mesmo a bomba, fermentador (tenho um conico) ?
2- Como vcs costumam guardar esses materiais? Mangueira, balde que uso para algum auxílio na brassagem, bomba de recirculacao etc?
Tenho tudo ai no cantinho da minha garagem e sempre que vejo algo me diz que estou fezendo alguma coisa errada.
Abraço e cheers

O ideal é enxaguar bem com água fria, depois passar detergente a 80ºC, enxaguar, circular sanitizante, enxaguar de novo e guardar tudo seco e tampado, inclusive os bicos e pontas de mangueira para não entrar micro organismos. Os equipamentos que não suportarem a temperatura de 80ºC, vc lava com água e detergente em temperatura ambiente mesmo...

O ideal é enxaguar bem com água fria, depois passar detergente a 80ºC, enxaguar, circular sanitizante, enxaguar de novo e guardar tudo seco e tampado, inclusive os bicos e pontas de mangueira para não entrar micro organismos. Os equipamentos que não suportarem a temperatura de 80ºC, vc lava com água e detergente em temperatura ambiente mesmo...
Valeu cara!
Obrigado pela resposta.

Abraco

Vc não sente que fica muito cheiro de peracetico não? Uso na proporção indicada mas mesmo assim acho o cheiro muito forte.
Não entendi o que vc quis dizer com deixar a patina do alumínio. Abraço
Ao fim do dia acho que o peracético incomoda menos que o iodo, que vai impregnando em tudo e ficando com cheiro de hospital.
Quando a panela fica escura, é porque formou uma camada oxidada por cima do alumínio (a pátina).
Segundo esse alemão, e artigos que li corroboram, isso evita a passagem do metal pra o alimento, bebida, etc.
Lavar a panela (de alumínio) até ficar brilhante, novinha, deixa ela pronta pra vazar mais partículas no próximo uso.

Back