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Qual o custo de 1L de cerveja artesanal?

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Eu tinha um amigo que guardava 1 L de mosto e usava-o para refermentação nas garrafas - o objetivo dele era fazer algo realmente reinheitsgebot, não o que todo mundo que faz mas usa whirfloc, usa CO2 por pressão, usa oats, adjuntos, etc. Ele realmente usava apenas água, malte, lúpulo e fermento, nada mais. Imagino que seria um bom motivo para não usar whirfloc e outros adjuntos.

Às vezes leio um rótulo de uma cerveja comercial dizendo: "cerveja feita a partir dos princípios da Lei da Pureza da Baviera" e aposto que estão mentindo descaradamente!! eheheheh :)

O mais bizarro que vi até hoje foi isso:

uNaNXtL.jpg

uxMu543.jpg
 
Sim, eu coloquei o custo da garrafa pensando "este cara quer iniciar um negócio, quer começar a vender, etc" daí este custo entra. E também, comprando um lote de 1000 garrafas deve baixar bastante, como tu falou, na escala, os preços são mais atraentes - o grande problema é chegar nessa escala, demanda investimento, etc.

Um empreendedor no Brasil, no mercado cervejeiro, é um baita cara, isso eu não discuto. Pagar a carga avassaladora de impostos e produzir um produto de qualidade para o consumidor final, na validade, distribuindo para vários locais deve ser uma tarefa hercúlea. Eu bato muitas palmas para quem se aventura nisso. Quero que cada vez mais e mais gente entre nesse mercado para que todos tenham muitas opções, assim como desejo que os custos para o hobbista sejam sempre baixos, como de fato o é, basta ver que exageramos em vários itens e o custo final ficou abaixo de R$ 3,50 por 600mL.

PS: tu não usa whirfloc? fiquei curioso: consegues formar o cone de trub depois do whirlpool sem problemas?


Sim, dá pra forma o cone..

Lá no começo eu usava o whirfloc, mas depois parei de usar e não notei diferença, então é um custo a menos.. hehehehe
 
@sepesaraiva mudando um pouco de assunto, eu já pensei bastante sobre o uso de galão de água mineral. Meu problema é que esta água tem muitos minerais, o que pode deixar a cerveja diferente do previsto (imagino que tu não esteja tratando a água, né?). Eu acho, inclusive, que é melhor usar água da bica (com filtro) ou água da bica fervida (a 80C) um dia antes, para evaporar o cloro (pelo menos é isso mais ou menos que eu venho lendo).
posso estar muito errado...

Fala Ricardo!!

Cara, realmente vc está enganado sim, mas depende. Existem varias marcas diferentes de agua mineral. A que eu compro é extremamente desmineralizada. segue abaixo uma foto do rotulo dela que especifica a quantidade de cada elemento na agua.

A agua da bica deve possuir muito mais minerais do que essa, portanto fazer o ajuste da agua mineral deve ser mais fácil do que da bica (você so precisa adicionar os sais que precisar).



Abraço!
 

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Tem muita coisa que é relativa, e daria pra abaixar esse custo (falando em consumo próprio). Por exemplo:

- garrafa eu não compro, sempre reutilizo, então já cairia 2,82..
- whirfloc também não uso.. menos 1,12..
- 1/3 do botijão de gás por brassagem ?? pra mim está exagerado, nunca fiz a conta de quantas brassagens dura, mas o meu botijão atual já fiz umas 6 levas com ele e aqui onde moro custa R$ 65,00..
- 1 litro de álcool por brassagem pra mim também é muita coisa, novamente nunca fiz essa conta, mas o que tenho aqui acho que já fiz umas 4 levas com ele

e por ai vai..

Eu concordo com o @dcunhamaciel.

Hoje faço 8 brassagens com um botijão de gás. Levas de 20L dá pra fazer umas 10 brassagens, se for BIAB acho que o botijão aguenta mais. Hoje faço levas de 50L e o custo caiu consideravelmente de quando fazia 20L BIAB.

Garrafa também não compro (ganha-se garrafas em bares, dos amigos, etc). A água aqui tem custo de aproximadamente R$0,007 o litro, já incluído a taxa de esgoto (valor informado por um funcionário da COPASA daqui). Eu, enquanto estou resfriando o mosto com o chiller, lavo as panelas com a água. A água com peracético da sanitização uso ela para outras coisas depois de 24h. Quem usa iodo ou iodofor acho que gasta até menos água. Álcool 70% aqui nas lojas de dentista custa R$5,80 e eu gasto 250-300ml de álcool por brassagem. Peracético eu gasto 20gr por brassagem. Tampinhas eu compro somente as pratas e a última vez que comprei foram R$6,50 o pacote com 100 tampinhas. Uso 1 tablete de whirfloc por brassagem a um custo de R$0,90.

Coloco todos estes custos no Beersmith e ainda contabilizo R$50 de depreciação do equipamento, uns 300L de água a mais por causa da sanitização e resfriamento (a água da cerveja já está no custo do Beersmith), energia elétrica. Não contabilizo a mão de obra.

Até hoje, em todas as minhas brassagens de 50L (7 brassagens), apenas uma Belgian Blonde Ale e uma Pale Ale com dry-hoping ficaram na casa dos R$200 (R$212 e R$205). Minha média de mais de 20 brassagens é R$157.

Ou seja, se minhas contas estiverem muito erradas e minha média for R$200 por brassagem, o custo para levas de 50L seria R$4/L ou R$2,50-R$3,00/600ml (considerando que 50L dá pra engarrafar entre 70 e 80 garrafas de 600ml). Minha média, apenas das 7 levas de 50L: R$4,20/L e R$2,50/600ml

Se for colocar a trabalheira que dá, a quantidade de horas gasta pra sanitizar, brassar e engarrafar... aí é outra história.

A planilha seria uma ótima pra gente calcular corretamente o custo.

Abraço.
 
Eu concordo com o @dcunhamaciel.



Hoje faço 8 brassagens com um botijão de gás. Levas de 20L dá pra fazer umas 10 brassagens, se for BIAB acho que o botijão aguenta mais. Hoje faço levas de 50L e o custo caiu consideravelmente de quando fazia 20L BIAB.



Garrafa também não compro (ganha-se garrafas em bares, dos amigos, etc). A água aqui tem custo de aproximadamente R$0,007 o litro, já incluído a taxa de esgoto (valor informado por um funcionário da COPASA daqui). Eu, enquanto estou resfriando o mosto com o chiller, lavo as panelas com a água. A água com peracético da sanitização uso ela para outras coisas depois de 24h. Quem usa iodo ou iodofor acho que gasta até menos água. Álcool 70% aqui nas lojas de dentista custa R$5,80 e eu gasto 250-300ml de álcool por brassagem. Peracético eu gasto 20gr por brassagem. Tampinhas eu compro somente as pratas e a última vez que comprei foram R$6,50 o pacote com 100 tampinhas. Uso 1 tablete de whirfloc por brassagem a um custo de R$0,90.



Coloco todos estes custos no Beersmith e ainda contabilizo R$50 de depreciação do equipamento, uns 300L de água a mais por causa da sanitização e resfriamento (a água da cerveja já está no custo do Beersmith), energia elétrica. Não contabilizo a mão de obra.



Até hoje, em todas as minhas brassagens de 50L (7 brassagens), apenas uma Belgian Blonde Ale e uma Pale Ale com dry-hoping ficaram na casa dos R$200 (R$212 e R$205). Minha média de mais de 20 brassagens é R$157.



Ou seja, se minhas contas estiverem muito erradas e minha média for R$200 por brassagem, o custo para levas de 50L seria R$4/L ou R$2,50-R$3,00/600ml (considerando que 50L dá pra engarrafar entre 70 e 80 garrafas de 600ml). Minha média, apenas das 7 levas de 50L: R$4,20/L e R$2,50/600ml



Se for colocar a trabalheira que dá, a quantidade de horas gasta pra sanitizar, brassar e engarrafar... aí é outra história.



A planilha seria uma ótima pra gente calcular corretamente o custo.



Abraço.



Concordo! As minhas custam por aí tambem.
 
Eu concordo com o @dcunhamaciel.

Hoje faço 8 brassagens com um botijão de gás. Levas de 20L dá pra fazer umas 10 brassagens, se for BIAB acho que o botijão aguenta mais. Hoje faço levas de 50L e o custo caiu consideravelmente de quando fazia 20L BIAB.

Garrafa também não compro (ganha-se garrafas em bares, dos amigos, etc). A água aqui tem custo de aproximadamente R$0,007 o litro, já incluído a taxa de esgoto (valor informado por um funcionário da COPASA daqui). Eu, enquanto estou resfriando o mosto com o chiller, lavo as panelas com a água. A água com peracético da sanitização uso ela para outras coisas depois de 24h. Quem usa iodo ou iodofor acho que gasta até menos água. Álcool 70% aqui nas lojas de dentista custa R$5,80 e eu gasto 250-300ml de álcool por brassagem. Peracético eu gasto 20gr por brassagem. Tampinhas eu compro somente as pratas e a última vez que comprei foram R$6,50 o pacote com 100 tampinhas. Uso 1 tablete de whirfloc por brassagem a um custo de R$0,90.

Coloco todos estes custos no Beersmith e ainda contabilizo R$50 de depreciação do equipamento, uns 300L de água a mais por causa da sanitização e resfriamento (a água da cerveja já está no custo do Beersmith), energia elétrica. Não contabilizo a mão de obra.

Até hoje, em todas as minhas brassagens de 50L (7 brassagens), apenas uma Belgian Blonde Ale e uma Pale Ale com dry-hoping ficaram na casa dos R$200 (R$212 e R$205). Minha média de mais de 20 brassagens é R$157.

Ou seja, se minhas contas estiverem muito erradas e minha média for R$200 por brassagem, o custo para levas de 50L seria R$4/L ou R$2,50-R$3,00/600ml (considerando que 50L dá pra engarrafar entre 70 e 80 garrafas de 600ml). Minha média, apenas das 7 levas de 50L: R$4,20/L e R$2,50/600ml

Se for colocar a trabalheira que dá, a quantidade de horas gasta pra sanitizar, brassar e engarrafar... aí é outra história.

A planilha seria uma ótima pra gente calcular corretamente o custo.

Abraço.

Q isso.. vc tem q me falar onde vc compra seus insumos, pq só de malte, lúpulo e levedura eu gasto pelo menos 100 reais para 20L!!
 
Q isso.. vc tem q me falar onde vc compra seus insumos, pq só de malte, lúpulo e levedura eu gasto pelo menos 100 reais para 20L!!

Não sei onde ele compra, mas onde eu compro (malteshop.com.br) só gastei mais de R$ 100,00 para 20 l em uma NEIPA, e no final nem usei todo o lúpulo comprado. No outro extremo, gastei somente R$ 25,00 em uma Dry Stout (20l) pois tinha sobras de lúpulos de alto AA e uma lava novinha da última brassagem (1 semana).
 
Não sei onde ele compra, mas onde eu compro (malteshop.com.br) só gastei mais de R$ 100,00 para 20 l em uma NEIPA, e no final nem usei todo o lúpulo comprado. No outro extremo, gastei somente R$ 25,00 em uma Dry Stout (20l) pois tinha sobras de lúpulos de alto AA e uma lava novinha da última brassagem (1 semana).

N eh possível mano hahaha! só 2 pacotinhos de levedura ja é 30 conto...

Devo estar fazendo algo errado!
 
N eh possível mano hahaha! só 2 pacotinhos de levedura ja é 30 conto...

Devo estar fazendo algo errado!

Malte pilsen 3kg - 14,70
Cevada em flocos 1kg - 5,51
Cevada torrada 0.4kg - 4,80

Como falei, já tinha o fermento em lama suficiente e 15g de herkulles perdidos na geladeira.Como é uma Irish Dry Stout faz justiça a origem da receita, pois foi para baratear que os irlandeses criaram a receita.

Hoje uso muito starter com 1 pacote de fermento inicial, para qualquer quantidade. Para 20l faço um starter só, para 40l, dois steps.

Normalmente reutilizo a lama 1 vez (quando repito o fermento em outra receita) o que também reduz o custo de cada leva no quesito fermento. Não reutilizo mais vezes por não conseguir ter controle total da quantidade de células. Tenho um banco de lamas com US-05, T-58, M-54, S-04, todas não lavadas e guardadas na própria cerveja que fermentou. Depois de +2 meses sem uso são descartadas. Quando tenho alguma sobra de mosto de brassagem por conta de maior eficiência (minhas receitas são calculadas para 65%) jogo o resto para um fermentador secundário e meto também uma das lamas (normalmente de outra cepa do que a da receita) para ver como fica o resultado e comparar os fermentos.
 
Economizar em lúpulo e fermento já faz alta diferença.

Eu vejo para vender pacotes de 250g de fermento seco, ou seja, as cervejarias (ou grande produções) compram, encarecendo o produto final - de repente o melhor para elas é propagar fermento, mas também não sei se o fazem, os custos envolvidos, etc.

Em 2011, quando eu fiz a primeira `cotação` os preços eram muito diferentes... Uma garrafa caçula era menos de 1 real (na WE), hoje é quase R$ 3,00... Fermento também, duplicou o custo de 2011 para cá.

Eu esperava ter lúpulos de outras regiões mais próximas, mas a qualidade ainda está indesejável (é o que dizem). Tem uma empresa de fermento incubada na UFRGS (Fermmento) que parece desenvolver cepas interessantes, de repente, essa cultura do fermento líquido fique mais interessante com o passar do tempo.
 
Malte pilsen 3kg - 14,70
Cevada em flocos 1kg - 5,51
Cevada torrada 0.4kg - 4,80

Como falei, já tinha o fermento em lama suficiente e 15g de herkulles perdidos na geladeira.Como é uma Irish Dry Stout faz justiça a origem da receita, pois foi para baratear que os irlandeses criaram a receita.

Hoje uso muito starter com 1 pacote de fermento inicial, para qualquer quantidade. Para 20l faço um starter só, para 40l, dois steps.

Normalmente reutilizo a lama 1 vez (quando repito o fermento em outra receita) o que também reduz o custo de cada leva no quesito fermento. Não reutilizo mais vezes por não conseguir ter controle total da quantidade de células. Tenho um banco de lamas com US-05, T-58, M-54, S-04, todas não lavadas e guardadas na própria cerveja que fermentou. Depois de +2 meses sem uso são descartadas. Quando tenho alguma sobra de mosto de brassagem por conta de maior eficiência (minhas receitas são calculadas para 65%) jogo o resto para um fermentador secundário e meto também uma das lamas (normalmente de outra cepa do que a da receita) para ver como fica o resultado e comparar os fermentos.

Ah tá!! assim realmente da pra ficar barato, pois comprou apenas malte, e mesmo assim pouca quantidade.

Eu ainda nao faço a reutilização da lama, e tb nunca fiz starter. Não tenho segurança para fazer, pois até hj ainda tenho problemas de fermentação utilizando pacotes de fermento seco. Um dia quem sabe?!
 
Ah tá!! assim realmente da pra ficar barato, pois comprou apenas malte, e mesmo assim pouca quantidade.

Eu ainda nao faço a reutilização da lama, e tb nunca fiz starter. Não tenho segurança para fazer, pois até hj ainda tenho problemas de fermentação utilizando pacotes de fermento seco. Um dia quem sabe?!

@sepesaraiva,

Parei de ter problemas com fermentação quando passei a usar os seguintes procedimentos:
- Hidratar o fermento com água a 35ºC;
- Calcular o pitch rate correto;
- Fazer starter do pacote para chegar no pitch rate

Comprei um erlenmeyer de 1l inicialmente (hoje passei para o de 2l), fiz um stir plate simples com um cooler de CPU, um peixinho (barra magnética) e fui ser feliz.

Compro DME as vezes em pacote de 100g ou em quilo (dá mais trabalho para armazenar), fervo com água um dia antes da mostura (quando for starter de 1 passo) e disparo o processo. Com um mínimo de cuidado e asseio tu não tem com o que se preocupar.
 
@sepesaraiva,

Parei de ter problemas com fermentação quando passei a usar os seguintes procedimentos:
- Hidratar o fermento com água a 35ºC;
- Calcular o pitch rate correto;
- Fazer starter do pacote para chegar no pitch rate

Comprei um erlenmeyer de 1l inicialmente (hoje passei para o de 2l), fiz um stir plate simples com um cooler de CPU, um peixinho (barra magnética) e fui ser feliz.

Compro DME as vezes em pacote de 100g ou em quilo (dá mais trabalho para armazenar), fervo com água um dia antes da mostura (quando for starter de 1 passo) e disparo o processo. Com um mínimo de cuidado e asseio tu não tem com o que se preocupar.
Peraí, acho que tem duas informações na postagem:
1. hidratação de fermento seco a 35C
2. uso de starters

Digo isso, pois o starter tem que ficar de 24 a 48 horas no stir plate, e eu diria que é difícil manter a temperatura a 35C, certo?

Eu já fiz starter com fermento líquido, e deixei à temperatura ambiente, até porquê não consegui controlar esta temperatura. Eu não lembro quanto estava a temperatura nos dias que eu fiz (mas foi no verão).
 
Peraí, acho que tem duas informações na postagem:
1. hidratação de fermento seco a 35C
2. uso de starters

Digo isso, pois o starter tem que ficar de 24 a 48 horas no stir plate, e eu diria que é difícil manter a temperatura a 35C, certo?

Eu já fiz starter com fermento líquido, e deixei à temperatura ambiente, até porquê não consegui controlar esta temperatura. Eu não lembro quanto estava a temperatura nos dias que eu fiz (mas foi no verão).

@Ricardo

são realmente 2 informações distintas.

Hidratar o fermento a 35ºC em água. Um erro comum é pensar em usar mosto para a hidratação. O meio do mosto é mais concentrado e dificulta o processo de osmose das células reduzindo em muito a viabilidade das mesmas. Esta é a informação 1. De novo usem ÁGUA.

A outra é fazer starter para aumentar a quantidade de células de levedura para a inoculação no mosto. Neste caso não controlo a temperatura, deixando em temperatura ambiente (o processo de duplicação é bem exotérmico). Começo pelos 28~30ºC (temperatura do fermento que estava hidratando antes a 35ºC)e deixo rolar no stir plate. Aqui o mosto não mais que 1.035 de densidade.

Ok ?
 
@Ricardo

são realmente 2 informações distintas.

Hidratar o fermento a 35ºC em água. Um erro comum é pensar em usar mosto para a hidratação. O meio do mosto é mais concentrado e dificulta o processo de osmose das células reduzindo em muito a viabilidade das mesmas. Esta é a informação 1. De novo usem ÁGUA.

A outra é fazer starter para aumentar a quantidade de células de levedura para a inoculação no mosto. Neste caso não controlo a temperatura, deixando em temperatura ambiente (o processo de duplicação é bem exotérmico). Começo pelos 28~30ºC (temperatura do fermento que estava hidratando antes a 35ºC)e deixo rolar no stir plate. Aqui o mosto não mais que 1.035 de densidade.

Ok ?

Perfeito. Dúvida: no inverno, como tu faz o starter? (estou no RS, assim como tu e a temperatura vai baixar para entre 5 e 10 graus no inverno)
 
Perfeito. Dúvida: no inverno, como tu faz o starter? (estou no RS, assim como tu e a temperatura vai baixar para entre 5 e 10 graus no inverno)

dificilmente a temperatura da minha cozinha fechada chegaria a isto, mas tenha em mente que o erlenmeyer vai estar bem quente por conta da atividade.
 
Opa,

Não vou fazer 'quote' porque já tem informação demais e vou tentar ajudar comentando sobre os vários comentários.

Moro no interior e como aqui não tem brewhouse eu compro em BH. Casa Olec ou 100% malte. Peço pra entregar em BH pra ter frete barato ou grátis. Como disse antes, levas de 50L tendem a ter preço por litro mais baixo que levas de 20L.

Comentando o Jean, também faço starter da mesma forma que ele. Só não faço hidratação a 35C, faço em temperatura ambiente. Guardo mosto da cerveja anterior (2L) e uso ele pra fazer um mosto (diluído e fervido) a 1,036 e daí deixo agitando de um dia para o outro (ex: das 20h de um dia até 16h do outro dia quando faço a inoculação). Faço geralmente 2L de starter usando apenas 1pcte de fermento. Daí barateia mais ainda. Se considerar 1pcte para 20L eu faço 50L com o mesmo pacote de fermento.

Ainda não tenho know how pra guardar lama mas tô preparando uma geladeira velha aqui pra isso.

Valeu
 
Opa,

Não vou fazer 'quote' porque já tem informação demais e vou tentar ajudar comentando sobre os vários comentários.

Moro no interior e como aqui não tem brewhouse eu compro em BH. Casa Olec ou 100% malte. Peço pra entregar em BH pra ter frete barato ou grátis. Como disse antes, levas de 50L tendem a ter preço por litro mais baixo que levas de 20L.

Comentando o Jean, também faço starter da mesma forma que ele. Só não faço hidratação a 35C, faço em temperatura ambiente. Guardo mosto da cerveja anterior (2L) e uso ele pra fazer um mosto (diluído e fervido) a 1,036 e daí deixo agitando de um dia para o outro (ex: das 20h de um dia até 16h do outro dia quando faço a inoculação). Faço geralmente 2L de starter usando apenas 1pcte de fermento. Daí barateia mais ainda. Se considerar 1pcte para 20L eu faço 50L com o mesmo pacote de fermento.

Ainda não tenho know how pra guardar lama mas tô preparando uma geladeira velha aqui pra isso.

Valeu



Guarda como? Congelando ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Guarda como? Congelando ?


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Opa,

Retiro direto da panela (enquanto estou mandando pro fermentador) e congelo imediatamente. Retiro do congelador pra geladeira 2 dias antes da brassagem e fervo no dia anterior. Deixo esfriar para o starter.

Valeu
 
Opa,

Retiro direto da panela (enquanto estou mandando pro fermentador) e congelo imediatamente. Retiro do congelador pra geladeira 2 dias antes da brassagem e fervo no dia anterior. Deixo esfriar para o starter.

Valeu

O ideal seria no pré-fervura, para não ter os lúpulos envolvidos.
 
Não sei se foi essa a pergunta, mas fermento seco não precisa agitar (no agitador magnético), apenas hidratar (mexer levemente, a cada 10 ou 15 min).
 
Não sei se foi essa a pergunta, mas fermento seco não precisa agitar (no agitador magnético), apenas hidratar (mexer levemente, a cada 10 ou 15 min).

Kkkkk

A pergunta era quantos ml de água usa pra hidratar o fermento e por quanto tempo deixa hidratando (antes de jogar no mosto pra agitar)?

Abraço
 
Kkkkk

A pergunta era quantos ml de água usa pra hidratar o fermento e por quanto tempo deixa hidratando (antes de jogar no mosto pra agitar)?

Abraço

por volta de 10x a quantidade de fermento, algo por volta de 100ml.
 
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