Tem muita coisa que é relativa, e daria pra abaixar esse custo (falando em consumo próprio). Por exemplo:
- garrafa eu não compro, sempre reutilizo, então já cairia 2,82..
- whirfloc também não uso.. menos 1,12..
- 1/3 do botijão de gás por brassagem ?? pra mim está exagerado, nunca fiz a conta de quantas brassagens dura, mas o meu botijão atual já fiz umas 6 levas com ele e aqui onde moro custa R$ 65,00..
- 1 litro de álcool por brassagem pra mim também é muita coisa, novamente nunca fiz essa conta, mas o que tenho aqui acho que já fiz umas 4 levas com ele
e por ai vai..
Eu concordo com o @dcunhamaciel.
Hoje faço 8 brassagens com um botijão de gás. Levas de 20L dá pra fazer umas 10 brassagens, se for BIAB acho que o botijão aguenta mais. Hoje faço levas de 50L e o custo caiu consideravelmente de quando fazia 20L BIAB.
Garrafa também não compro (ganha-se garrafas em bares, dos amigos, etc). A água aqui tem custo de aproximadamente R$0,007 o litro, já incluído a taxa de esgoto (valor informado por um funcionário da COPASA daqui). Eu, enquanto estou resfriando o mosto com o chiller, lavo as panelas com a água. A água com peracético da sanitização uso ela para outras coisas depois de 24h. Quem usa iodo ou iodofor acho que gasta até menos água. Álcool 70% aqui nas lojas de dentista custa R$5,80 e eu gasto 250-300ml de álcool por brassagem. Peracético eu gasto 20gr por brassagem. Tampinhas eu compro somente as pratas e a última vez que comprei foram R$6,50 o pacote com 100 tampinhas. Uso 1 tablete de whirfloc por brassagem a um custo de R$0,90.
Coloco todos estes custos no Beersmith e ainda contabilizo R$50 de depreciação do equipamento, uns 300L de água a mais por causa da sanitização e resfriamento (a água da cerveja já está no custo do Beersmith), energia elétrica. Não contabilizo a mão de obra.
Até hoje, em todas as minhas brassagens de 50L (7 brassagens), apenas uma Belgian Blonde Ale e uma Pale Ale com dry-hoping ficaram na casa dos R$200 (R$212 e R$205). Minha média de mais de 20 brassagens é R$157.
Ou seja, se minhas contas estiverem muito erradas e minha média for R$200 por brassagem, o custo para levas de 50L seria R$4/L ou R$2,50-R$3,00/600ml (considerando que 50L dá pra engarrafar entre 70 e 80 garrafas de 600ml). Minha média, apenas das 7 levas de 50L: R$4,20/L e R$2,50/600ml
Se for colocar a trabalheira que dá, a quantidade de horas gasta pra sanitizar, brassar e engarrafar... aí é outra história.
A planilha seria uma ótima pra gente calcular corretamente o custo.
Abraço.