• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Medição de OG e FG

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Joh86y

Member
Reaction score
4
Olá amigos, boa noite.

Primeiro já gostaria de pedir desculpas, não consegui realizar a busca por tópicos, tudo que eu digitava dava "No search", se alguem puder previamente me explicar, agradeço, mas o foco não é esse, então bora lá para o que interessa.

Vou tentar ser breve e espero uma resposta breve e simples, diferente dos livros e vídeos que são muito formais.

Qual o momento exato de medir a OG e a FG ou qual o momento que VOCÊ tira sua O.G e F.G ?

Eu tenho essa dúvida e gostaria da opinião de vocês. Talvez a duvida se de pelo fato de eu ser novato e ainda posso não estar muito familiarizado com os processos, mas eu acredito que, pelo que li e vi em vídeos, a medição da O.G seria logo após resfriar o mosto, antes de adicionar a levedura, nesse meio tempo (Resfriou mosto, tirou um pouco para medir a O.G e adiciona levedura e fecha o fermentador). Já a F.G seria antes de fazer o priming, depois de fazer o dry hopping se for o caso, se não for, depois do período de fermentação e maturação, correto?]

Se possível me falem em qual momento vocês realizam cada procedimento.

Agradeço a todos e forte abraço!

Boa tarde.
OG antes de inocular o fermento. Após a fervura. N necessariamente após resfriar. Basta vc corrigir a temperatura, pois se vc usa densímetro, ele deve estar calibrado para 20 graus. Mas eu n arriscaria medir logo após a fervura.
FG vc obtem quando para se atenuar. Após a fermentação primária quando se obtem leituras iguais por 2 ou mais dias. Após isso, em teoria, toda vez q vc medir vai dar o mesmo valor ate o pré envase.
Eu meço algumas vezes após parar de atenuar. Por gosto pessoal mesmo. E realmente o valor n se altera.

Valeu.

Boa tarde.
OG antes de inocular o fermento. Após a fervura. N necessariamente após resfriar. Basta vc corrigir a temperatura, pois se vc usa densímetro, ele deve estar calibrado para 20 graus. Mas eu n arriscaria medir logo após a fervura.
FG vc obtem quando para se atenuar. Após a fermentação primária quando se obtem leituras iguais por 2 ou mais dias. Após isso, em teoria, toda vez q vc medir vai dar o mesmo valor ate o pré envase.
Eu meço algumas vezes após parar de atenuar. Por gosto pessoal mesmo. E realmente o valor n se altera.

Valeu.

Valeu Vander... Então meu pensamento esta no caminho certo quanto a medição da densidade.

Back