• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Imperial Stout - 30 Litros

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Danny1

Active Member
Reaction score
3
Boa noite! Copiei essa receita e corrigi a quantidade para 30Litros. Alguém pode opinar se tem algum detalhe errado? Mostura 90 minutos 65,0graus e fervura 90minutos. 18 Graus até atenuação maxima e 20 dias de maturação.

Attachments

• stout.jpg
    stout.jpg
    156.1 KB
Tenho uma rapadura do nordeste aqui com 400g também. Estou lendo alguns comentários que dizem ser bom colocar açucares. Será que vale a pena colocar a rapadura?

Tenho uma rapadura do nordeste aqui com 400g também. Estou lendo alguns comentários que dizem ser bom colocar açucares. Será que vale a pena colocar a rapadura?

Chegando o dia da compra dos materiais e ninguém opinou.

Nas duas vezes que fiz Stout eu coloquei açúcar mascavo nos 15 minutos finais da fervura.

Usar a rapadura vai ser bom para alcançar a OG que você quer.

Acho uma boa idéia dissolver a rapadura antes de colocar.

Esse amargor está igual ao da receita original? Será que não seria melhor diminuir um pouco?

Esse amargor está igual ao da receita original? Será que não seria melhor diminuir um pouco?

O amargor da receita original é esse mesmo. No programa fala que o estilo deve ser de 50 a 90 IBUS. Abaixei um pouco e ficou em 56,5 IBUS , inclui 400G de rapadura e a OG passou para 1.088.

Acho que é isso.

O amargor da receita original é esse mesmo. No programa fala que o estilo deve ser de 50 a 90 IBUS. Abaixei um pouco e ficou em 56,5 IBUS , inclui 400G de rapadura e a OG passou para 1.088.

Acho que é isso.

Tem que ter em mente que é muito importante o equilíbrio. Nesse caso com uma OG de 1088 você terá um açúcar residual bem alto pois é difícil conseguir atenuar tudo conforme planejado, então é importante um amargor alto para equilibrar com esse doce, se não você terá uma cerveja enjoativa. Mas não disse que está errado ou certo, só digo que é importante você pensar nisso na hora de ajustar essas características da sua cerveja.

Além disso com OG de 1088 pode recalcular a taxa de inoculação, vai ter que colocar bastante fermento aí.

Tem que ter em mente que é muito importante o equilíbrio. Nesse caso com uma OG de 1088 você terá um açúcar residual bem alto pois é difícil conseguir atenuar tudo conforme planejado, então é importante um amargor alto para equilibrar com esse doce, se não você terá uma cerveja enjoativa. Mas não disse que está errado ou certo, só digo que é importante você pensar nisso na hora de ajustar essas características da sua cerveja.

Além disso com OG de 1088 pode recalcular a taxa de inoculação, vai ter que colocar bastante fermento aí.

Vou voltar para o original que é de 65 IBUS então. Vou colocar 3 pacotes hidratados. Na receita original de 20litros mandam 2 pacotes.

Link da receita original http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/lado-*****-imperial-stout/

Vou voltar para o original que é de 65 IBUS então. Vou colocar 3 pacotes hidratados. Na receita original de 20litros mandam 2 pacotes.

Link da receita original http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/lado-*****-imperial-stout/

Apesar da receita dizer isso, e pode funcionar, eu usaria o recomendado pelo cálculo do Brewersfriend que é um dos mais utilizados. Nesse caso usaria 6 pacotes devidamente hidratados, pode parecer exagero mas é o que o cálculo recomenda e eu usaria.

Attachments

• yeast.PNG
    yeast.PNG
    26.1 KB

Verdade Fagner, mas vale lembrar que os maltes torrados também vão adicionar um amargor. Se ela cuidar direito da fermentação (pitching rate adequado, controle de temperatura, oxigner bem o mosto), ela irá atingir a FG prevista.

@Danny, você já fez alguma cerveja de alta OG? Já tem boa experiência?
Elas são mais traiçoeiras, pedem um grande cuidado da fermentação e uma maturação maior.

Boa sorte.

Verdade Fagner, mas vale lembrar que os maltes torrados também vão adicionar um amargor. Se ela cuidar direito da fermentação (pitching rate adequado, controle de temperatura, oxigner bem o mosto), ela irá atingir a FG prevista.

@Danny, você já fez alguma cerveja de alta OG? Já tem boa experiência?
Elas são mais traiçoeiras, pedem um grande cuidado da fermentação e uma maturação maior.

Boa sorte.

Tão alta vai ser a primeira vez. Já fiz outra de 1.065.

Boa noite!

Cerveja pronta:
OG 1067 19/09
FG 1010 27/09
18,3 graus e vou elevar para 20 graus a partir de hoje um grau por dia até dia 01/10 e depois mudo para 4 graus e deixo uma semana e engarrafo.

Problemas na hidratação da levedura(O dia muito quente 33 graus eu coloquei 3 pacotinhos de us05 e o Erlenmeyer ficou igual a um vulcão). Então coloquei mais um saquinho porque descartei o que foi saindo do pote.

Boa noite!

Cerveja pronta:
OG 1067 19/09
OF 1010 27/09
18,3 graus e vou elevar para 20 graus a partir de hoje um grau por dia até dia 01/10 e depois mudo para 4 graus e deixo uma semana e engarrafo.

Problemas na hidratação da levedura(O dia muito quente 33 graus eu coloquei 3 pacotinhos de us05 e o Erlenmeyer ficou igual a um vulcão). Então coloquei mais um saquinho porque descartei o que foi saindo do pote.

Boa! Deu até água na boca kk

Uma dica:

OG = Original Gravity
OF = ???
FG = Final Gravity

:)

Bom dia Danny,

Eu já faço e vendo uma imperial Stout desde o inicio do ano e uma boa dica é adicionar mel ao final da fervura.....você não vai se arrepender. Na minha receita para 60L eu uso 1kg de mel. O aroma do mel irá persistir e ficar presente na cerva, assim como um pouco do gosto. Essa adição me leva a gravidade final desejada, finalizando com aproximadamente 9,3% abv.

Grande abraço!

Boa noite!

Cerveja pronta:
OG 1067 19/09
FG 1010 27/09

Pelo jeito não virou uma imperial stout. Acredito que o torrado vai ficar exagerado. Depois nos conte.

Pelo jeito não virou uma imperial stout. Acredito que o torrado vai ficar exagerado. Depois nos conte.

O sabor esta bom. A quantidade de cerveja produzida foi a mesma e o malte escuro era só para dar cor mesmo. O IBU que foi projetado mais alto para não deixar a cerveja ficar muito doce também ficou ótimo.

Back