• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Danete alcoólico - Russian Imperial Stout

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Retomando o tópico.

Depois de um período corrido, acabei não conseguindo dedicar tempo ao tópico, mas seguem atualizações.

Realmente, a grande dificuldade nesta produção foi a clarificação. Destaco abaixo algumas falhas que contribuíram para o problema:

1. Filtragem do mosto.
Como utilizei uma quantidade elevada de aveia, exatos 2,5kg para 22L que corresponderam à 20% do grist, o entupimento na cama de grãos foi inevitável. Ainda mais sem parada proteica e sem enzimas.

2. Excesso de lama no inoculo.
Com a alta densidade do mosto, decidi pecar pelo excesso e fiz o inoculo de bastante lama saudável. Foi o caminho que segui na minha RIS anterior, onde atingi exatamente o objetivo em termos de fermentação.
Nesta, aparentemente o perfil de fermentação seguiu na mesma linha, rápida e neutra. Senti um leve álcool superior na primeira amostra colhida, mas que foi embora após uma semana maturando. Em contrapartida, eu tive uma multiplicação absurda de leveduras.

3. Alta densidade final.
Atingindo o objetivo proposto, a densidade final foi extremamente elevada. Exatos 1040 de FG.
Como consequência, a decantação dessas partículas de proteína e de levedura, ficaram comprometidas.
Conversei com um cervejeiro que produziu uma RIS de alta densidade final comercialmente - até mais densa inclusive – e ele também relatou essa dificuldade com a clarificação.

4. Desespero de marinheiro de primeira viajem.
Está não é a primeira RIS que faço e tbm não é a primeira cerveja de alta FG, mas ainda não havia chegado na caso dos 1040. Quando vi que a levedura não havia decantado, me precipitei. Como eu queria concluir o processo em uma data especifica por uma questão de espaço, acabei adiantando o cold e essa não foi uma decisão inteligente. Com a queda da temperatura, há um aumento da densidade e isso prejudicou o processo a decantação de partículas de determinado peso. Devia ter mantido a cerva em uma temperatura mais elevada por mais alguns dias e só ai ter enviado a cerva para o cold.

Dadas as condições, fui obrigado a fazer umas trasfega e prolongar o período de clarificação, que totalizou 3 semanas.

Com isso, tive percas consideráveis na produção. Inicialmente eu planejei enviar para o fermentador 22 litros, mas com a baixa eficiência da mostura, para atingir a OG projetada, tive que prolongar a fervura e por consequência enviei somente 20L. Destes 20L somente 16,5L foram envasados.

IMG_20221121_141520.jpg

No envase, dosei em parte das cervejas dois extratos que fiz, uma de carvalho francês e outro de nibs de cacau. O extrato de nibs também me deu dor de cabeça, mas eu abri um outro tópico para falar especificamente sobre isso.

A dosagem de primming foi um pouco menor, optei por 4,5gr/litro. Estou buscando nela uma carbonatação mais baixa.

Agora é deixar o tempo cumprir o seu papel.

Back