_Mó_
Well-Known Member
Galera do bem, bom dia, fiz minha primeira brassagem no domingo uma American IPA, como foi a primeira e fiz sozinho, errei em várias etapas, mais terminei e seja o que for, vou beber, e dei conta hoje que ao inocular o fermento seco (usei o US-05), coloquei mais água do que deveria, o que devo fazer agora, coloco mais fermento no balde? qual o procedimento, só abrir o balde e lavrar novamente, posso fazer isso?
@JULIANO DALLAPÉ,
Quantos litros de mosto foi pro fermentador?
Está fermentando?
O volume de água pode não ser um problema, mas o volume baixo de fermento para uma densidade de 1,060 pode ser um problema.
Outro fator a considerar são as células viáveis do US-05, que não são 100 bilhões por sachê, e sim, apenas 60 bilhões. Assim sendo, há sachês com o mesmo peso mas com número de células viáveis diferentes conforme o fabricante.