• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Duvida temperatura de inoculação de levedurasa

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FelipeOliveira

New Member
Reaction score
0
Senhores (as)

Geralmente, pelo menos por aqui, apos resfriamento o mosto fica em torno de 28°C.

Digamos que o plano é fermentar a breja a 18° C ..... colocar o balde fermentador na geladeira e esperar chegar a temperatura de fermentação para inocular o fermento faz diferença....não faz diferença.....ou talvez seja incorreto ? ?

grato !

O que eu faço: resfrio até cerca de 23ºC (máximo que consigo), inoculo o fermento e jogo pra geladeira.

Ligo a geladeira no inicio da brassagem, de modo que na hora que colocar o fermentador ela esteja a uns 5-6 graus, pra agilizar o resfriamento. Em poucas horas chego na temperatura de fermentação.

Agora, se é o mais indicado, não sei. Mas já deixei para inocular depois de totalmente resfriado e não notei diferença o resultado final

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O correto é inocular a levedura no mosto dentro da faixa de temperatura indicada para ela.

Eu geralmente inoculo a uns 18~19° para a levedura não iniciar muito rápido e produzir off flavors, mas é só uma percepção minha.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Eu geralmente, com uso do chiller de imersão, faço chegar até uns 27-25º, o mosto vai pro fermentador... a levedura já hidratada a temperatura ambiente vai pro fermentador... após isso... levo pra geladeira que geralmente esta desligada em temperatura ambiente tb... coloco fermentador la dentro.. e ligo tudo.. e deixo a geladeira ir trabalhando até resfriar e chegar na temperatura configurada no termostato geralmente 18-17º...

Back