• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dry Hopping

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mvrinaldi1

Well-Known Member
Reaction score
50
Pessoal... no post

http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5134275&postcount=11

o colega diz que é recomendado trocar de balde após a fermentação pra fazer o DH.

Pra não ficar com assunto fora do post original e ficar off topic, eu achei melhor abrir outro... até porque não achei nada muito claro sobre DH.

Vou fazer meu primeiro DH e tinha planejado usar o mesmo balde... então é melhor trocar? Não fica legal fazer no mesmo?

Outra questão. Não achei nada claro sobre o momento de fazer o DH. A maioria das pessoas diz que é na maturação, outros na fermentação secundária. Mas eu entendi que a temperatura não pode ser muito baixa. Então, minha ideia era a seguinte (uma pale ale):

--> fermentação primária a 18º --> fermentação secundária a 25º --> DH a 20º --> maturação próximo a zero

O que vcs acham disso?

Se você quer só uma resposta:
Sim esta ótimo o seu planejamento e não há necessidade de trocar de balde para fazer o dry hop (sempre fiz no mesmo balde e nunca tive problema com isso).

Agora para entender e aprender mais sobre suas dúvidas eu sugiro que leia os tópicos fixos, principalmente os da fermentação...

:mug:

Se você quer só uma resposta:
Sim esta ótimo o seu planejamento e não há necessidade de trocar de balde para fazer o dry hop (sempre fiz no mesmo balde e nunca tive problema com isso).

Agora para entender e aprender mais sobre suas dúvidas eu sugiro que leia os tópicos fixos, principalmente os da fermentação...

:mug:

Há problemas em fazer no mesmo balde? Não
Vai diminuir a eficiência do DH? Sim, pois o fermento absorve os óleos do lúpulo.

Já fiz DH transferindo e sem transferir. Transferindo o aroma ficou mais intenso, porém não posso afirmar com 100% de certeza pois na leva sem transferir usei o Ahtanum e na com transferência usei o Cascade.

Minha sugestão: Teste com transferência e sem...se achar que não vale a pena transferir, não transfira...De repente dá até pra aumentar a quantidade de lúpulo pra compensar....

O seu planejamento está bom...adicionando na maturação a 20c...
Cuide para que o DH não ultrapasse 5 dias, pois há diversos relatos que acima disso pode gerar sabor de grama na cerveja...

Pessoal... no post

http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5134275&postcount=11

o colega diz que é recomendado trocar de balde após a fermentação pra fazer o DH.

Pra não ficar com assunto fora do post original e ficar off topic, eu achei melhor abrir outro... até porque não achei nada muito claro sobre DH.

Vou fazer meu primeiro DH e tinha planejado usar o mesmo balde... então é melhor trocar? Não fica legal fazer no mesmo?

Outra questão. Não achei nada claro sobre o momento de fazer o DH. A maioria das pessoas diz que é na maturação, outros na fermentação secundária. Mas eu entendi que a temperatura não pode ser muito baixa. Então, minha ideia era a seguinte (uma pale ale):

--> fermentação primária a 18º --> fermentação secundária a 25º --> DH a 20º --> maturação próximo a zero

O que vcs acham disso?
É importante entender uma coisa: técnicas em cervejas são sempre tendências. Se fizer X coisa..... TENDE a acontecer mais isso.... ou aquilo.

Então vamos lá:

- Fazer Dry Hoping no mesmo balde funciona?

Sim.

- Trocar de balde é melhor?

Sim, pois há menos contato entre o lúpulo e o fermento, e autores de livros citam que o fermento absorve grande parte dos óleos, então se trocar, tende a ser mais efetivo.

- Então quer dizer que TEM que trocar e que se não trocar não adianta nada?

Não....... isso é ser 8 ou 80. Se trocar, TENDE a ser mais efetivo. Quanto? Isso cada cervejeiro que tem que testar e decidir se vale a pena.

- Existe outra vantagem em trocar?

Na minha visão sim, pois trocando você pode todos os dias sacudir o balde e remexer com o lúpulo, coloca-lo em suspensão, e agitação entre lúpulo e cerveja é mais do que provado que faz com que o Dry Hoping seja mais rápido.

- Isso quer dizer que vc faz sempre isso já que é tão bom?

Não, faço quando estou com paciência ou quando quero um resultado extremamente acentuado. Se eu pudesse fazer sempre, faria, pois sempre que fiz isso o resultado foi excelente, bem melhor que simplesmente jogar o lúpulo e esperar.

- Qual a temperatura do Dry Hopping?

Bom, aqui o meu raciocínio é muito simples:

- Dry Hopping é mais rápido com temperaturas mais altas.
- Se for mais rápido, TENDE a ter menos chance de extração de gosto de grama.
- Fermentação Secundária de Ales, segundo o livro Yeast, pode ser feita de forma segura até 25 graus para Ales, e 16 graus para Lagers.

Baseado nessas 3 coisas, qual a MINHA conclusão? Faço Dry Hopping durante a Fermentação Secundária a 25 graus, e depois, Cold Crash, gelatina, pronto.

Bem simples.

Ou seja, fazer fermentação secundária a 25, e baixar pra 20 pra fazer o Dry Hopping? Eu não consigo enxergar lógica nisso baseado nas afirmativas anteriores, mas é uma visão pessoal. Se você acha que é melhor seja lá pelo motivo que for, faça e siga seus instintos.

Eu só costumo fazer coisas que façam algum sentido ou tenham alguma lógica por trás, mas tento não influenciar que outras façam o mesmo. Já vi cervejeiro dizendo pra mim que é "bom" fazer em X temperatura... e quando eu pergunto "mas por quê?".... não vem resposta, e eu particularmente (não estou dizendo que isso é certo, novamente) aprendi a praticamente ignorar respostas assim, ou que simplesmente vem acompanhadas do clássico "nunca tive problemas fazendo isso"..... pois já tomei cervejas onde a pessoa me disse que tava ótima, que fazia sucesso com os amigos, e tava CHEIA de problemas... então na realidade era o cara que não sabia o que era um "problema", e isso quer dizer que a frase "nunca tive problemas"... é relativa.

- Qual o tempo máximo de Dry Hopping para evitar gosto de grama?

Tudo depende, não há um tempo máximo perfeito. Várias IPAs mundialmente famosas como a Pliny fazem por 2 semanas.

No geral, é isso... no mínimo uns 3 dias, e no máximo umas 2 semanas. É só uma recomendação geral... não regra.

Já tive cervejas que com 2 semanas começaram a apresentar gosto de grama. A maioria não.

Já tive cervejas que com 5 dias de DH ficaram com ótimo aroma, e outras não, e por aí vai.

Antigamente eu tinha mais medo do "gosto de grama", hoje eu encano menos com isso, e na média faço em torno de 1 semana. Se troco de balde e posso agitar o lúpulo todos os dias, aí faço no máximo 3 ou 4 dias.

Todas que eu deixei 3 semanas ou mais ficaram com gosto de grama, por isso eu nunca passo de 2 semanas.

Abraço,

Show de bola!!! Valeu as dicas... só pra falar da temperatura... eu li alguns artigos brazucas em sites e blogs e cheguei a conclusão de que era essa a melhor temperatura... mas como é a primeira vez que vou fazer e o que vc disse faz muita lógica, vou rever e fazer a 25º.

Show de bola!!! Valeu as dicas... só pra falar da temperatura... eu li alguns artigos brazucas em sites e blogs e cheguei a conclusão de que era essa a melhor temperatura... mas como é a primeira vez que vou fazer e o que vc disse faz muita lógica, vou rever e fazer a 25º.
Quais artigos e blogs? Manda o link, pois se eles citaram literatura, eu quero ler também pra me atualizar.

Abraço,

Esse foi o que me levou a determinar a temperatura de 20º... no artigo ele diz q tem q ser "quente"... entre 16º e 20º... não achei literatura mas é do mestre cervejeiro da Bodebrown: Artigo 1

Também vi esses:

Esse tem literatura: Artigo 2

Artigo 3

Vi também uns vários outros mas nada muito esclarecedor.

Esse foi o que me levou a determinar a temperatura de 20º... no artigo ele diz q tem q ser "quente"... entre 16º e 20º... não achei literatura mas é do mestre cervejeiro da Bodebrown: Artigo 1

Também vi esses:

Esse tem literatura: Artigo 2

Artigo 3

Vi também uns vários outros mas nada muito esclarecedor.
Beleza.

Já havia lido, mas como você disse... não é nada científico em relação a temperaturas, mesmo o segundo do Phil (que é fera).

Abraço,

Eu transferi 3 vezes para outro balde antes do DH e nunca senti diferença perceptível suficiente que valesse a pena o trabalho e o risco de oxidação (na minha opinião).

Por isso só faço no balde que usei para a fermentação mesmo.

De resto compartilho as mesmas observações do Guenther, pricipalmente sobre começar o DH na secundária, o que economiza tempo. Quanto ao tempo de exposição do lúpulo o melhor resultado que obtive foram 2 adições de 5 dias cada. Quando faço apenas uma adição deixo normalmente 1 semana.

Sob o gosto gramíneo, o pior que eu ja senti foi de uma cerveja mal clarificada que tinha muitas partículas de lúpulo em suspensão. Se fizer DH capricha no cold crash/gelatina.

Baseado nessas 3 coisas, qual a MINHA conclusão? Faço Dry Hopping durante a Fermentação Secundária a 25 graus, e depois, Cold Crash, gelatina, pronto.

Guenther,

Você espera chegar na temperatura da fermentação secundaria, ou você já faz o DH quando finaliza a primária (fim da atenuação)? Para ir da temperatura da primária para a secundaria usando aquela tua recomendação de 1 grau por dia vai de 5 a 7 dias para chegar nos 25 graus. Para ganhar tempo não podemos fazer o DH enquanto subimos a temperatura?

Outra dúvida, nestas etapas do teu DH, quando você faz a troca de balde? No termino da primária?

*** off topic: Qual a finalidade de marcar um usuario com @ antes? Ele recebe alguma notificação diferente? Como faço para marcar?

[ ] 's

Guenther,

Você espera chegar na temperatura da fermentação secundaria, ou você já faz o DH quando finaliza a primária (fim da atenuação)? Para ir da temperatura da primária para a secundaria usando aquela tua recomendação de 1 grau por dia vai de 5 a 7 dias para chegar nos 25 graus. Para ganhar tempo não podemos fazer o DH enquanto subimos a temperatura?

Outra dúvida, nestas etapas do teu DH, quando você faz a troca de balde? No termino da primária?

*** off topic: Qual a finalidade de marcar um usuario com @ antes? Ele recebe alguma notificação diferente? Como faço para marcar?

[ ] 's
Olá,

Cara... é simples.... sem complicar a coisa....

Eu faço a Fermentação Primária.

Terminou? Beleza, aí eu decido se vou fazer trasfega ou não pra fazer o Dry Hopping.... às vezes sim, às vezes não, depende do meu tempo/saco/paciência no dia.

Sobre ir a temperatura de secundária..... é preciso ter em mente não seguir coisas totalmente precisas e iguais sempre..... o importante é não fazer coisas bruscas com o fermento. Resumindo, no geral com temperatura ambiente amena, eu simplesmente passo o termostato pra 25 graus direto porque sei que a temperatura vai levar 2 ou 3 dias pra subir... e assim vai. Se está muito quente... eu vou subindo 1 ou 2 graus por dia, conforme eu estiver a fim. :)

Abraço,

Tenho algumas dúvidas quanto à adição do lúpulo pro dh.
-Direto na cerveja ou em hop bag?
-Se usar hop bag, preciso clarificar com gelatina?
-Se jogar direto na cerveja e fazer a clarificação, quanto tempo posso manter a cerveja dentro do fermentador?

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk

Olá,

Cara... é simples.... sem complicar a coisa....

Eu faço a Fermentação Primária.

Terminou? Beleza, aí eu decido se vou fazer trasfega ou não pra fazer o Dry Hopping.... às vezes sim, às vezes não, depende do meu tempo/saco/paciência no dia.

Sobre ir a temperatura de secundária..... é preciso ter em mente não seguir coisas totalmente precisas e iguais sempre..... o importante é não fazer coisas bruscas com o fermento. Resumindo, no geral com temperatura ambiente amena, eu simplesmente passo o termostato pra 25 graus direto porque sei que a temperatura vai levar 2 ou 3 dias pra subir... e assim vai. Se está muito quente... eu vou subindo 1 ou 2 graus por dia, conforme eu estiver a fim. :)

Abraço,

Beleza Guenther, sobre a transfega ok.

Sobre a temperatura, na verdade a duvida mesmo era se da para proceder com o Dry Hopping enquanto subimos a temperatura para a secundaria ou devemos aguardar até atingir a temperatura da secundária para daí sim proceder com o Dry Hopping?
Acredito que a resposta pode ser: "As duas formas!"... afinal, no homebrewing estamos dispostos a testar de varias formas uma técnica. Mas pela falta de experiencia fiquei nessa duvida e antes de arruinar uma leva gostaria de saber a experiencia do pessoal... Então, na tua experiencia, o que você indicaria neste caso?

[ ] 's

Beleza Guenther, sobre a transfega ok.

Sobre a temperatura, na verdade a duvida mesmo era se da para proceder com o Dry Hopping enquanto subimos a temperatura para a secundaria ou devemos aguardar até atingir a temperatura da secundária para daí sim proceder com o Dry Hopping?
Acredito que a resposta pode ser: "As duas formas!"... afinal, no homebrewing estamos dispostos a testar de varias formas uma técnica. Mas pela falta de experiencia fiquei nessa duvida e antes de arruinar uma leva gostaria de saber a experiencia do pessoal... Então, na tua experiencia, o que você indicaria neste caso?

[ ] 's
Tranquilamente pode iniciar o Dry Hopping assim que quiser. Esperar ou não pouco fará diferença, afinal, não vai mudar tantos graus assim.

Decidi por iniciar o dry hop quando atingir a temperatura da fermentação secundaria (US-05 acredito que 25°C seja seguro). Pretendo ficar entre 3 a 5 dias na secundária então acredito que seja um bom tempo para o dry hop agir. Depois cold-crash e gelatina por 48h, em seguida transferencia de fermentador e engarrafar no mesmo dia.

[ ] 's

Back