Pessoal... no post
http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5134275&postcount=11
o colega diz que é recomendado trocar de balde após a fermentação pra fazer o DH.
Pra não ficar com assunto fora do post original e ficar off topic, eu achei melhor abrir outro... até porque não achei nada muito claro sobre DH.
Vou fazer meu primeiro DH e tinha planejado usar o mesmo balde... então é melhor trocar? Não fica legal fazer no mesmo?
Outra questão. Não achei nada claro sobre o momento de fazer o DH. A maioria das pessoas diz que é na maturação, outros na fermentação secundária. Mas eu entendi que a temperatura não pode ser muito baixa. Então, minha ideia era a seguinte (uma pale ale):
--> fermentação primária a 18º --> fermentação secundária a 25º --> DH a 20º --> maturação próximo a zero
O que vcs acham disso?
É importante entender uma coisa: técnicas em cervejas são sempre tendências. Se fizer X coisa..... TENDE a acontecer mais isso.... ou aquilo.
Então vamos lá:
- Fazer Dry Hoping no mesmo balde funciona?
Sim.
- Trocar de balde é melhor?
Sim, pois há menos contato entre o lúpulo e o fermento, e autores de livros citam que o fermento absorve grande parte dos óleos, então se trocar, tende a ser mais efetivo.
- Então quer dizer que TEM que trocar e que se não trocar não adianta nada?
Não....... isso é ser 8 ou 80. Se trocar, TENDE a ser mais efetivo. Quanto? Isso cada cervejeiro que tem que testar e decidir se vale a pena.
- Existe outra vantagem em trocar?
Na minha visão sim, pois trocando você pode todos os dias sacudir o balde e remexer com o lúpulo, coloca-lo em suspensão, e agitação entre lúpulo e cerveja é mais do que provado que faz com que o Dry Hoping seja mais rápido.
- Isso quer dizer que vc faz sempre isso já que é tão bom?
Não, faço quando estou com paciência ou quando quero um resultado extremamente acentuado. Se eu pudesse fazer sempre, faria, pois sempre que fiz isso o resultado foi excelente, bem melhor que simplesmente jogar o lúpulo e esperar.
- Qual a temperatura do Dry Hopping?
Bom, aqui o meu raciocínio é muito simples:
- Dry Hopping é mais rápido com temperaturas mais altas.
- Se for mais rápido, TENDE a ter menos chance de extração de gosto de grama.
- Fermentação Secundária de Ales, segundo o livro Yeast, pode ser feita de forma segura até 25 graus para Ales, e 16 graus para Lagers.
Baseado nessas 3 coisas, qual a MINHA conclusão? Faço Dry Hopping durante a Fermentação Secundária a 25 graus, e depois, Cold Crash, gelatina, pronto.
Bem simples.
Ou seja, fazer fermentação secundária a 25, e baixar pra 20 pra fazer o Dry Hopping? Eu não consigo enxergar lógica nisso baseado nas afirmativas anteriores, mas é uma visão pessoal. Se você acha que é melhor seja lá pelo motivo que for, faça e siga seus instintos.
Eu só costumo fazer coisas que façam algum sentido ou tenham alguma lógica por trás, mas tento não influenciar que outras façam o mesmo. Já vi cervejeiro dizendo pra mim que é "bom" fazer em X temperatura... e quando eu pergunto "mas por quê?".... não vem resposta, e eu particularmente (não estou dizendo que isso é certo, novamente) aprendi a praticamente ignorar respostas assim, ou que simplesmente vem acompanhadas do clássico "nunca tive problemas fazendo isso"..... pois já tomei cervejas onde a pessoa me disse que tava ótima, que fazia sucesso com os amigos, e tava CHEIA de problemas... então na realidade era o cara que não sabia o que era um "problema", e isso quer dizer que a frase "nunca tive problemas"... é relativa.
- Qual o tempo máximo de Dry Hopping para evitar gosto de grama?
Tudo depende, não há um tempo máximo perfeito. Várias IPAs mundialmente famosas como a Pliny fazem por 2 semanas.
No geral, é isso... no mínimo uns 3 dias, e no máximo umas 2 semanas. É só uma recomendação geral... não regra.
Já tive cervejas que com 2 semanas começaram a apresentar gosto de grama. A maioria não.
Já tive cervejas que com 5 dias de DH ficaram com ótimo aroma, e outras não, e por aí vai.
Antigamente eu tinha mais medo do "gosto de grama", hoje eu encano menos com isso, e na média faço em torno de 1 semana. Se troco de balde e posso agitar o lúpulo todos os dias, aí faço no máximo 3 ou 4 dias.
Todas que eu deixei 3 semanas ou mais ficaram com gosto de grama, por isso eu nunca passo de 2 semanas.
Abraço,