O interessante do first wort e do mash hopping é que são técnicas bem antigas que estão sendo redescobertas. Imagine como o pessoal fazia mash hopping no passado, era tipo um "mistura tudo e joga no liquidificador"...
Bom, ambas compartilham uma teoria que ainda está sendo avaliada/questionada na literatura, a de que alguns compostos derivados das resinas e óleos essenciais do lúpulo fazem ligações químicas com compostos tipicamente encontrados no mosto ainda não fervido, tornando-os mais resistentes (leia-se: menos voláteis) a um processo de fervura é uma fermentação, permanecendo na cerveja como composto aromático. Pense em algo similar às ligações entre proteínas de mosto e polifenóis de lúpulo, que se tornam em tanóides que não saem mais da cerveja...
No caso do mash hopping, como não há fervura, não há isomerizacao, logo só se aproveitam óleos essencias. Ou seja: o pouco que o mash hopping contribui (alguns inclusive afirmam que não contribui PORRA nenhuma kkkk) é apenas para aroma. Já no caso do first wort hopping, como o lúpulo permanece durante a fervura, há isomerizacao, ou seja, há uma contribuição maior para o amargor.
Em termos práticos, o resultado que obtive foram os seguintes:
- mash hopping: diferenças muito sutis em aroma, mas presentes. Para um estilo mais marcante de cerveja, não fez muita diferença (testei com uma brassagem de uma german pilsner e apareceu alguma coisa; já na Green cow não apareceu). Mas q o mosto sai cheiroso do lauter, ai sim kkkk. Meu entendimento é que são tantas as variáveis que podem afetar a eficácia da técnica que, na prática, conseguimos resultados melhores com um dry hopping bem feito...
- first wort hopping: usamos FWH na Holy cow. Aqui sim percebo uma diferença maior: a utilização do lúpulo aumenta, ou seja, em termos práticos, conseguimos extrair mais com menos. O próprio perfil amargor/aromático da cerveja muda um pouco, dando ao produto final um amargor mais arredondado. Eu penso no FWH como o "ajuste fino" do amargor.
Enfim, acho que o legal dessas técnicas é explorar. Já vi gente diZendo q mash hopping só funciona com lúpulo nobre e alguns dizendo que é desperdício de dinheiro... Por essas e outras coisas que é legal fazer cerveja!
Espero ter ajudado,