• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dry Hopping

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu e meu sócio na breja fizemos hoje, meio que por intuição com alguma informação. Fervemos a água, esperamos baixar um pouco a temperatura, viramos num pote, adicionamos o lúpulo (25g de cascade que sobrou pros 20l de apa) e deixei baixar a 30 graus no freezer. Abrimos o fermentador e juntamos essa massa à breja com 1 semana de maturação. Vai ficar uns 3 a 4 dias, vamos por a gelatina e fazer primming na garrafa. Faltava aroma, por isso a escolha. Espero salvar a breja. Ah, foi nossa primeira. Uma apa que ficou com og e fg altos pro estilo. Acabou doce e de final amargo. Abraços.
Alguém por aqui já utilizou aquela técnica de fazer o dry hopping com chá de lúpulo? Ao invés de adicionar o lúpulo diretamente, ferve-se a água para esterelizar, espera esfriar um pouco e adiona o lúpulo?
Se alguém fez quais foram os resultados?

Enviado de meu ASUS_X013D usando o Tapatalk

A técnica que utilizo atualmente tem dado ótimos resultados para o meu sistema e para meu método de produção (falo isso, pois não existe receita perfeita e sim processos adaptados para cada realidade).
Sempre gostei de utilizar os cones de lúpulo para fazer DH, atualmente tenho plantado e utilizado o da minha própria produção o que impulsionou o processo de utilizo atualmente.
Para o DH estou utilizando o processo de recirculação contínua no fermentador com uso de bomba de recirculação e hop-back (que é o recipiente externo onde fica os cones. Executo esse processo no segundo dia de maturação e dura normalmente umas 2 horas (vou experimentando a cerveja para definir o fim do processo). Fiz adaptação no meu fermentador (cônico) com a inserção de mais uma válvula para retorno da cerveja pós passagem no hop-back.
Considerando a área de contato dos cones utilizo uma carga de 4x em comparação ao uso de Pellet T-90.
Antes de iniciar o processo expurgo o oxigênio do sistema com o Co2 da saída do air-lock que é desviado e acoplado no sistema (mangeiras, bomba e hop-back).
Resultado TOP e rápido sem ter nem que abrir o fermentador.

Marcelo,
Curiosidade, quanto tempo leva pro CO2 saindo do Airlock purgar o sistema todo? Como você checa se foi o suficiente?

Obrigado

Interessante heim..

Coloca umas fotos aí pra gente com detalhamento do sistema!

Abs

A técnica que utilizo atualmente tem dado ótimos resultados para o meu sistema e para meu método de produção (falo isso, pois não existe receita perfeita e sim processos adaptados para cada realidade).
Sempre gostei de utilizar os cones de lúpulo para fazer DH, atualmente tenho plantado e utilizado o da minha própria produção o que impulsionou o processo de utilizo atualmente.
Para o DH estou utilizando o processo de recirculação contínua no fermentador com uso de bomba de recirculação e hop-back (que é o recipiente externo onde fica os cones. Executo esse processo no segundo dia de maturação e dura normalmente umas 2 horas (vou experimentando a cerveja para definir o fim do processo). Fiz adaptação no meu fermentador (cônico) com a inserção de mais uma válvula para retorno da cerveja pós passagem no hop-back.
Considerando a área de contato dos cones utilizo uma carga de 4x em comparação ao uso de Pellet T-90.
Antes de iniciar o processo expurgo o oxigênio do sistema com o Co2 da saída do air-lock que é desviado e acoplado no sistema (mangeiras, bomba e hop-back).
Resultado TOP e rápido sem ter nem que abrir o fermentador.

Eu tentei fazer dry hopping nas duas que eu fiz recentemente. A primeira usei um saco de voil, a segunda joguei o pellet direto no maturador. Usei pouco lúpulo, algo em torno de 1g/l só. A primeira eu já abri e quase não senti aroma, a segunda ainda não provei, mas no dia do envase, mesmo sem gás, dava pra sentir um pouco do aroma. A primeira foi com Bravo, a segunda com Zeus.
Boa Noite....e qual temperatura vc fez o DH e por qts dias ?

Back