• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Controlador AGEON - Dúvidas

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Americo

Active Member
Reaction score
18
Alô pessoal. estou com grande dificuldades de configurar o meu controlador AGEON G101. O mesmo está ligado numa geladeira consul nova, de 280 litros. O sensor está dentro de um poço termométrico de inox. Ocorre que quando a temperatura atinge o valor que está "setado" + o diferencial (histerese) o compressor liga e funciona por um tempo, porém acaba diminuindo demais a temperatura, causando muita variação, o que tá comprometendo o processo de fermentação.
O controlador está configurado com set = 16°c, histerese (diferencial) 0,2°c, C0 (retardo na energização do aparelho) = 0, C1 (retardo após acionamento do relé) = 0 e C2 (retardo após o desacionamento do relé) = 4 (parâmetros de fábrica). Já fiz alguns ajustes em C0, C1 e C2, tentando acertar a configuração, mas não consegui. Anexo o esquema de ligação elétrica sugerido pelo site do Lamas, que foi o que eu usei, mas sempre acontece de a temperatura abaixar demais.
Alguma dica ou orientação?

Attachments

• Esquema de ligação AGEON G (2).png
    Esquema de ligação AGEON G (2).png
    205.7 KB
Alô pessoal. estou com grande dificuldades de configurar o meu controlador AGEON G101. O mesmo está ligado numa geladeira consul nova, de 280 litros. O sensor está dentro de um poço termométrico de inox. Ocorre que quando a temperatura atinge o valor que está "setado" + o diferencial (histerese) o compressor liga e funciona por um tempo, porém acaba diminuindo demais a temperatura, causando muita variação, o que tá comprometendo o processo de fermentação.
O controlador está configurado com set = 16°c, histerese (diferencial) 0,2°c, C0 (retardo na energização do aparelho) = 0, C1 (retardo após acionamento do relé) = 0 e C2 (retardo após o desacionamento do relé) = 4 (parâmetros de fábrica). Já fiz alguns ajustes em C0, C1 e C2, tentando acertar a configuração, mas não consegui. Anexo o esquema de ligação elétrica sugerido pelo site do Lamas, que foi o que eu usei, mas sempre acontece de a temperatura abaixar demais.
Alguma dica ou orientação?

Vou fazer uma pergunta, melhor ter certeza antes de procurar por problemas mirabolantes, porque se ve de tudo nesse mundo: O poço termométrico está dentro do mosto?

lê o catálogo e vê o que é este C2 = 4 (se é, por exemplo, 4 minutos). Se for, o problema certamente é este. Ele continua energizando mesmo após desacionar por 4 minutos. Observe se o compressor da geladeira não continua ligado após desacionar o contato.

Tenho o G105, que é com 2 relés (quente e frio), e funciona bem certinho. Que eu me lembre, este parâmetro C2 é isto mesmo, e se for, aí está teu problema. Eu zero todos, pois não quero retardo. O meu fica só com a histerese = 0,2 (por experiência, 0,1 oscila muito, fica ligando e desligando o relé). Atualmente estou com lâmpada + geladeira, pois Porto Alegre nessa época é complicada, e tá funcionando certinho...

Vou fazer uma pergunta, melhor ter certeza antes de procurar por problemas mirabolantes, porque se ve de tudo nesse mundo: O poço termométrico está dentro do mosto?

Sim. Dentro de fermentador cônico rotomoldado.

@Americo
conseguiu resolver o problema? sempre é interessante dar o feedback ao fórum, caso alguém tenha a mesma dúvida :D...

Valeu!

Opa! Desculpe o sumiço! Acontece que estava aguardando uma nova leva para testar o controlador com as recomendações que me enviou e o que aconteceu é que a temperatura na minha cidade caiu demais, sendo que tive que fazer ao contrário, ou seja, colocar uma lâmpada para aquecer a geladeira! Mas vou testar logo logo e posto aqui! Valeu!!!!:)

Bom dia amigo! Provavelmente o que está ocorrendo é algo chamado de inércia térmica, ou seja, seu sensor está localizado em um ponto afastado do gradiente de temperatura dentro da geladeira. A temperatura na parte inferior da geladeira vai demorar mais para diminuir do que próximo do ventilador. Por isso, quando o sensor reconhece teu setpoint, acaba reduzindo um pouco a mais a temperatura do que o desejado. Solução: aproxime seu sensor (e seu poço termométrico) do ventilador ou evaporador da geladeira.

Pra exemplificar, pense no ar-condicionado residencial. O sensor de temperatura ambiente fica na serpentina do evaporador, não onde tu está (que é onde queres que esfrie).

Dica extra: podes preencher o poço com algum bom condutor térmico, como pasta térmica por exemplo.

Outra ponto importante: acredito que teu diferencial está em um valor muito baixo. Pense da seguinte forma: o setpoint é onde a geladeira desliga. Ela voltará a ligar em setpoint + diferencial. No teu caso, setpoint = 16 e r0=0,1. A geladeira vai voltar a ligar em 16,1. Assim a geladeira vai desligar e quando tentar ligar novamente, vai ter que aguardar a temporização de C2. O que pode acontecer é esquentar demais tua cerveja.

Experimente um diferencial r0=1 e C2=2.

Espero que possa ter ajudado, qualquer coisa pode nos ligar!!

Bruno
Analista de Produto
Ageon Eletronic Controls
48 3028 8878 / 9989 4500

Muito obrigado pelas dicas e orientações. Nesta semana vou brassar uma leva e vou testar estes ajustes. Assim que tiver uma posição posto aqui no forum!

Bom dia amigo! Provavelmente o que está ocorrendo é algo chamado de inércia térmica, ou seja, seu sensor está localizado em um ponto afastado do gradiente de temperatura dentro da geladeira. A temperatura na parte inferior da geladeira vai demorar mais para diminuir do que próximo do ventilador. Por isso, quando o sensor reconhece teu setpoint, acaba reduzindo um pouco a mais a temperatura do que o desejado. Solução: aproxime seu sensor (e seu poço termométrico) do ventilador ou evaporador da geladeira.

Pra exemplificar, pense no ar-condicionado residencial. O sensor de temperatura ambiente fica na serpentina do evaporador, não onde tu está (que é onde queres que esfrie).

Dica extra: podes preencher o poço com algum bom condutor térmico, como pasta térmica por exemplo.

Outra ponto importante: acredito que teu diferencial está em um valor muito baixo. Pense da seguinte forma: o setpoint é onde a geladeira desliga. Ela voltará a ligar em setpoint + diferencial. No teu caso, setpoint = 16 e r0=0,1. A geladeira vai voltar a ligar em 16,1. Assim a geladeira vai desligar e quando tentar ligar novamente, vai ter que aguardar a temporização de C2. O que pode acontecer é esquentar demais tua cerveja.

Experimente um diferencial r0=1 e C2=2.

Espero que possa ter ajudado, qualquer coisa pode nos ligar!!

Bruno
Analista de Produto
Ageon Eletronic Controls
48 3028 8878 / 9989 4500

Valeu pelas dicas Bruno! estava exatamente com o mesmo problema...
Já tinha entendido que o problema era o tempo que demorava pro sensor captar a variação da temperatura ambiente, mas não tinha ideia de como melhorar isso...

No meu caso, sempre estava baixando quase 2ºC da temperatura do setpoint por causa dessa demora de leitura... Uso um poço térmico também que ficava virado pra frente, deixei agora próximo da placa fria da geladeira. parece que melhorou bastante apesar da temperatura ambiente ter baixado aqui.. Mas aqui que vai ser bem diferente assim.

Alguém sabe me dizer se posso colocar o fio do termômetro imerso no mosto na hora da brassagem?

O manual diz que aguenta até 100graus, mas tenho dúvidas se posso imergir esse termômetro.

Obrigado

Boa noite! Se for o sensor emborrachado que acompanha a série G (do termostato G101 por exemplo), não há problemas de colocar no mosto. Lembrando que na hora do boil, quando o mosto passar de 100º C, o controlador apresentará o erro "E01". Você pode utilizar o parâmetro r4 para "calibrar o sensor". Por exemplo, colocando r4 em -10, quando a temperatura estiver em 105ºC, o controlador irá apresentar 95º C. Mas não se esqueça de colocar este parâmetro em 0 novamente para a próxima brassagem, pois se você precisa da temperatura de mash em 65º C, ele na verdade estará em 75º C.

Outra solução seria utilizar o modelo G201, que lê até 200 ºC.

Espero ter ajudado. Abraço!

O meu vinha trabalhando corretamente, mas agora estou tendo o mesmo problema.
Atualmente está setado pra 20°, mas quando desliga a geladeira continua baixando até 16.9°.
Nem sei mais o que eu faço.

O meu vinha trabalhando corretamente, mas agora estou tendo o mesmo problema.
Atualmente está setado pra 20°, mas quando desliga a geladeira continua baixando até 16.9°.
Nem sei mais o que eu faço.

MLiborio,

Como foi explicado anteriormente, existe a questão da inércia térmica. Isso não é configuração do controlador, é um processo físico que depende quase que somente do posicionamento do sensor.

Como você posiciona o sensor? Experimente colocar o sensor na parede do fermentador, e por cima dele, coloque um isolante térmico (sabe esses tubos esponjosos de ar condicionado, isto serve bem).

Se possível me mande uma foto do fermentador dentro da geladeira e a teus parâmetros do controlador pra eu dar uma analisada.

Abraço,

MLiborio,

Como foi explicado anteriormente, existe a questão da inércia térmica. Isso não é configuração do controlador, é um processo físico que depende quase que somente do posicionamento do sensor.

Como você posiciona o sensor? Experimente colocar o sensor na parede do fermentador, e por cima dele, coloque um isolante térmico (sabe esses tubos esponjosos de ar condicionado, isto serve bem).

Se possível me mande uma foto do fermentador dentro da geladeira e a teus parâmetros do controlador pra eu dar uma analisada.

Abraço,

Uso um poço térmico com pasta térmica e coloco um pequeno pedaço de isopor para vedar a entrada do poço.
Bom, já mexi bastante nos parâmetros tentando ajusta-lo.
Os atuais são estes:

R0 - 0.2
R1 - -50
R2 - 100
R3 - RE
R4 - 0.8
R9 - 0
C1 - 0
C2 - 2
L0 - 0.1
L1 - 0
L2 - 0.3
L3 - 0

Attachments

• P_20170712_112858.jpg
    P_20170712_112858.jpg
    442.7 KB
Alguém sabe me dizer se posso colocar o fio do termômetro imerso no mosto na hora da brassagem?

O manual diz que aguenta até 100graus, mas tenho dúvidas se posso imergir esse termômetro.

Obrigado

A leitura da temperatura será feita, mas é complicado isso pq provavelmente ele não é fabricado com material de grau alimentício.

Uso um poço térmico com pasta térmica e coloco um pequeno pedaço de isopor para vedar a entrada do poço.
Bom, já mexi bastante nos parâmetros tentando ajusta-lo.
Os atuais são estes:

R0 - 0.2
R1 - -50
R2 - 100
R3 - RE
R4 - 0.8
R9 - 0
C1 - 0
C2 - 2
L0 - 0.1
L1 - 0
L2 - 0.3
L3 - 0

MLiborio,

Dois pontos que gostaria de salientar antes de entrar no mérito da questão.

O primeiro é o r0 = 0.2. Ele está num valor meio baixo. O que isto implica?O relé pode acionar constantemente para manter a temperatura. Isto desarma o elemento térmico do compressor da geladeira, assim ela não irá ligar. O controlador também tem o temporizador que funciona como o elemento térmico (parâmetro C2), que como forma de proteção para evitar que isto ocorra, não acionará o relé pelo tempo configurado. Mas, se a temperatura estiver demorando mais do que 2 minutos para subir 0.2 ºC, você não terá problema algum com o que citei. Particularmente, eu utilizo r0 = 1.5.

Segundo: r4 = 0.8. Você fez a calibração com outro termômetro? Só garanta que este outro termômetro esteja bem calibrado.

Agora sobre a inércia térmica: isso ocorreu nos primeiros dias? Ou a partir do segundo dia? É natural que nas primeiras horas, o mosto inoculado não esteja completamente na temperatura desejada. É como um piscina no outono, na parte de baixo gelada pela noite e na superfície quente pela irradiação solar. Neste momento, a temperatura irá subir mais depressa (veja a resposta ao primeiro post sobre gradiente térmico). Num segundo momento o líquido estará gelado e atingirá rapidamente a temperatura desejada. Porém, a geladeira também está gelada, fazendo com que passe do setpoint. Não é como um fermentador de jaqueta, que o elemento que resfria está quase que diretamente no mosto. Na geladeira existe uma camada de ar ainda gelado. Minha dica: aumente o r0. Não tem problema uma faixa de 2 graus de diferença. Assim, a geladeira aumentará a temperatura junto com o líquido.

Abraço,

MLiborio,

Dois pontos que gostaria de salientar antes de entrar no mérito da questão.

O primeiro é o r0 = 0.2. Ele está num valor meio baixo. O que isto implica?O relé pode acionar constantemente para manter a temperatura. Isto desarma o elemento térmico do compressor da geladeira, assim ela não irá ligar. O controlador também tem o temporizador que funciona como o elemento térmico (parâmetro C2), que como forma de proteção para evitar que isto ocorra, não acionará o relé pelo tempo configurado. Mas, se a temperatura estiver demorando mais do que 2 minutos para subir 0.2 ºC, você não terá problema algum com o que citei. Particularmente, eu utilizo r0 = 1.5.

Segundo: r4 = 0.8. Você fez a calibração com outro termômetro? Só garanta que este outro termômetro esteja bem calibrado.

Agora sobre a inércia térmica: isso ocorreu nos primeiros dias? Ou a partir do segundo dia? É natural que nas primeiras horas, o mosto inoculado não esteja completamente na temperatura desejada. É como um piscina no outono, na parte de baixo gelada pela noite e na superfície quente pela irradiação solar. Neste momento, a temperatura irá subir mais depressa (veja a resposta ao primeiro post sobre gradiente térmico). Num segundo momento o líquido estará gelado e atingirá rapidamente a temperatura desejada. Porém, a geladeira também está gelada, fazendo com que passe do setpoint. Não é como um fermentador de jaqueta, que o elemento que resfria está quase que diretamente no mosto. Na geladeira existe uma camada de ar ainda gelado. Minha dica: aumente o r0. Não tem problema uma faixa de 2 graus de diferença. Assim, a geladeira aumentará a temperatura junto com o líquido.

Abraço,

Ok lucho, já aumentei o r0.
Quanto a calibragem, comparei com dois termômetros analógicos que tenho e deu essa diferença. (na verdade não sei qual o mais confiável: analógico ou digital).
Vou colocar o poço térmico próximo a parede do balde e ver se melhora.
Muito obrigado pela ajuda.

Eu acabei de comprar um G105 para colocar no lugar do meu STC1000 que pirou (acho que foi só o sensor, mas, resolvi já comprar outro).
Pois bem, li manual, vi vídeo no YouTube, perguntei pro google... mas onde eu consigo as infos que eu quero objetivamente? Aqui no fórum...
Até o cara da Ageon tá aqui...
Vcs são phodas...

Latest posts

Back