Como Desativar Termostato da Geladeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eric Carbobiach

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2017
Messages
278
Reaction score
117
Location
Curitiba
Boa noite, pessoal!

Setei a geladeira no máximo e ela não abaixa dos 9oC. Pensei em desativar o termostato dela e deixar o externo controlar todo o processo, para chegar pelo menos a 5oC. Funcionaria?
Caso sim, alguém sabe como se desativa o termostato? Basta removê-lo e ligar os fios correspondentes?


PS: para evitar estas dúvidas - a geladeira possui ótimo isolamento térmico, mantém gelo no freezer por muito tempo após desligada e a temperatura no refrigerador também se mantém muito bem. As borrachas estão boas também. Hoje mesmo o técnico veio e fez uma carga de gás, está funcionando bem demais. Não é frost-free. Está afastada 15 cm da parede, permitindo circular ar pela serpentina e está em local fresco, longe do sol. Ela simplesmente desliga o motor quando chega aos 9oC e aciona novamente aos 14oC, então só imagino que possa ser o termostato.
 
Ôpa, estou acompanhando a sua saga com esta geladeira. Já pensou na possibilidade de ser um problema no termostato? Uma substituição dele não seria uma saída?
 
Ôpa, estou acompanhando a sua saga com esta geladeira. Já pensou na possibilidade de ser um problema no termostato? Uma substituição dele não seria uma saída?

Acredito que desativar iria me poupar dinheiro. Então substituiria ele, mesmo que indiretamente, pelo Ageon, que fica com o sensor no balde
 
Teria duas maneiras:
- Achar onde está a ponta do termostato e isolar ele ou desconectar os fios;
- Fazer a ligação do controlador (Ageon) direto pelos fios de alimentação do compressor (motor).

Eu particularmente iria pra segunda opção... acho mais fácil!!!
 
Teria duas maneiras:
- Achar onde está a ponta do termostato e isolar ele ou desconectar os fios;
- Fazer a ligação do controlador (Ageon) direto pelos fios de alimentação do compressor (motor).

Eu particularmente iria pra segunda opção... acho mais fácil!!!

Opa, Glaucio, show!

Saberia me informar como posso fazer a segunda opção? Posso anexar fotos detalhadas do compressor aqui se precisar.
 
Opa, Glaucio, show!

Saberia me informar como posso fazer a segunda opção? Posso anexar fotos detalhadas do compressor aqui se precisar.

Vc terá 2 fios saindo do compressor e que vai para o termostato ou placa eletrônica da geladeira (se for dos modelos mais novos). Eu cortaria o fio antes de chegar no termostato e colocaria uma tomada - plugue macho - e se for necessário emendar o fio, faça tranquilo!
O controlador vc monta numa caixinha de disjuntor ou outra qq e coloca um tomada - fêmea - para fazer a ligação.

A foto é do esquema que fiz no meu refrigerador/freezer
 

Attachments

  • Image01.jpeg
    Image01.jpeg
    109.2 KB · Views: 607
Vc terá 2 fios saindo do compressor e que vai para o termostato ou placa eletrônica da geladeira (se for dos modelos mais novos). Eu cortaria o fio antes de chegar no termostato e colocaria uma tomada - plugue macho - e se for necessário emendar o fio, faça tranquilo!
O controlador vc monta numa caixinha de disjuntor ou outra qq e coloca um tomada - fêmea - para fazer a ligação.

A foto é do esquema que fiz no meu refrigerador/freezer

Cara, muito obrigado!
Chegando do trabalho já irei ver se acho os fios do compressor. E valeu pela dica de caixa de disjuntor (eu tinha roubado os tapuér da chefe e tava dando briga HAHAHAHAHA).
 
Se posso dar mais alguma dica, você pode usar esse tipo de caixa:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-726230172-caixa-ice-s-107-100x100x60mm-steck-_JM (nesse vendedor tem outros tamanhos e algumas coisas como protetor de saída de foi e coisas assim para incrementar a montagem) ou colocar o controlador preso na geladeira, na porta ou onde couber, mais ou menos assim:
Essa era uma geladeirinha que eu tinha e que minha mulher queria que eu jogasse fora, eu revesti em madeira e coloquei uma naja em cima. Só não tenho foto dela pronta. Note que eu coloquei o termostato na tampa e passei os fios pelo teto, por trás da geladeira.

Abraço.
 

Attachments

  • Geladeirinha.bmp
    866 KB · Views: 322
Se posso dar mais alguma dica, você pode usar esse tipo de caixa:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-726230172-caixa-ice-s-107-100x100x60mm-steck-_JM (nesse vendedor tem outros tamanhos e algumas coisas como protetor de saída de foi e coisas assim para incrementar a montagem) ou colocar o controlador preso na geladeira, na porta ou onde couber, mais ou menos assim:
Essa era uma geladeirinha que eu tinha e que minha mulher queria que eu jogasse fora, eu revesti em madeira e coloquei uma naja em cima. Só não tenho foto dela pronta. Note que eu coloquei o termostato na tampa e passei os fios pelo teto, por trás da geladeira.

Abraço.

Cara do céu, pensei em revestir a geladeira com madeira também, ia usar o que sobrou do piso aqui de casa, mas no fim optei por spray preto e cantoneiras de alumínio para fazer as bordas, acho que vai combinar bem com os móveis daqui de casa e as torneiras de chopp. A sua ficou sensacional. Se puder mandar mais fotos, mande aí, gostei muito dela!
 
Atualização:

Fiz a ligação direta do compressor no Ageon. Nas fotos vocês podem ver, ao cortar cabo do compressor, haviam 3 cabos dentro (vermelho, branco e preto). Como o termostato só tem neutro e fase, usei o vermelho e preto, o branco cortei e isolei (não sei para que servia o branco, pode ser terra, apesar de não ter a cor padrão de terra, mas, tanto faz, está funcionando normal).
Para não ficar tão porco, coloquei um plug macho no cabo do compressor, um fêmea no termostato da geladeira e um fêmea em cada relé do Ageon (uso o G105, possui 2 relés, um aciono a geladeira, outro a lâmpada de aquecimento). Deste modo posso plugar e desplugar do externo e voltar para o da geladeira, caso precise.

Valeu a toda piazada que me ajudou! Agora a geladeira está funcionando que é uma beleza. Só falta acoplar o Ageon na caixa e na geladeira. Já setei 16oC e iniciei a fermentação de uma Roggenbier.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2017-12-01 at 17.20.02 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2017-12-01 at 17.20.02 (2).jpeg
    27.8 KB · Views: 441
  • WhatsApp Image 2017-12-01 at 17.20.02 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2017-12-01 at 17.20.02 (1).jpeg
    59.2 KB · Views: 440
  • WhatsApp Image 2017-12-01 at 17.20.02.jpeg
    WhatsApp Image 2017-12-01 at 17.20.02.jpeg
    36.8 KB · Views: 380
Atualização:

Fiz a ligação direta do compressor no Ageon. Nas fotos vocês podem ver, ao cortar cabo do compressor, haviam 3 cabos dentro (vermelho, branco e preto). Como o termostato só tem neutro e fase, usei o vermelho e preto, o branco cortei e isolei (não sei para que servia o branco, pode ser terra, apesar de não ter a cor padrão de terra, mas, tanto faz, está funcionando normal).
Para não ficar tão porco, coloquei um plug macho no cabo do compressor, um fêmea no termostato da geladeira e um fêmea em cada relé do Ageon (uso o G105, possui 2 relés, um aciono a geladeira, outro a lâmpada de aquecimento). Deste modo posso plugar e desplugar do externo e voltar para o da geladeira, caso precise.

Valeu a toda piazada que me ajudou! Agora a geladeira está funcionando que é uma beleza. Só falta acoplar o Ageon na caixa e na geladeira. Já setei 16oC e iniciei a fermentação de uma Roggenbier.

Opa!! mandou bem demais na gambiarra ai!! muito bem pensado e executado!

Me conta uma coisa. A sua geladeira antes chegava a qual temperatura, e a qual chega agora?
 
Opa!! mandou bem demais na gambiarra ai!! muito bem pensado e executado!

Me conta uma coisa. A sua geladeira antes chegava a qual temperatura, e a qual chega agora?

Antes ela chegava a 9oC durante o dia (25oC no ambiente) e de madrugada, que esfriava, chegava a 7oC, com 40l no interior. Levou 14 horas para cair de 25oC para menos de 10oC.

Até ontem estava no coldcrash, durante o dia, 25oC também, com 60 litros no interior, chegou a 0.8oC em cerca de 12 horas (havia setado para 0oC, mas não atingiu, então deixei programado para 1oC para não forçar muito o motor).

Hoje está fermentando uma bera, coloquei 20l a 26oC dentro, em 1 hora caiu para a inicial da primária, que é 16oC.

Em todos os casos o sensor está dentro do balde.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2017-12-03 at 12.05.31.jpeg
    WhatsApp Image 2017-12-03 at 12.05.31.jpeg
    53.2 KB · Views: 52
Antes ela chegava a 9oC durante o dia (25oC no ambiente) e de madrugada, que esfriava, chegava a 7oC, com 40l no interior. Levou 14 horas para cair de 25oC para menos de 10oC.

Até ontem estava no coldcrash, durante o dia, 25oC também, com 60 litros no interior, chegou a 0.8oC em cerca de 12 horas (havia setado para 0oC, mas não atingiu, então deixei programado para 1oC para não forçar muito o motor).

Hoje está fermentando uma bera, coloquei 20l a 26oC dentro, em 1 hora caiu para a inicial da primária, que é 16oC.

Em todos os casos o sensor está dentro do balde.

Não setou nada para degelo? Ao manter por dias a 1ºC não forma uma camada de gelo por cima das tubulações de gás?
 
Não setou nada para degelo? Ao manter por dias a 1ºC não forma uma camada de gelo por cima das tubulações de gás?

Não setei. Não sei qual parâmetro do termostato posso usar para fazer degelo. Para compensar isto, faço ciclos de temperatura. Seto para abaixar de 5 em 5 graus e deixo descansar por algumas horas quando atinge a setada (fica só acionando para manter a temperatura, com histerese de 0,5oC).

Forma gelo sim, mas uma camada bem fina, que normalmente descongela sozinha quando o motor está descansando.

Se souber algum parâmetro do termostato que posso usar para fazer degelo e repousar o motor, aceito aprender de bom grado!
 
O unico medo de fazer isso é que eu não sei quanto tempo o compressor pode ficar ligado de uma vez. Estou usando meu frigobar para fermentar pela primeira vez agora (está há 3 dias fermentando). Mas se na hora do Cold crash não baixar de 4ºC, na próxima vou fazer isso.
 
Antes ela chegava a 9oC durante o dia (25oC no ambiente) e de madrugada, que esfriava, chegava a 7oC, com 40l no interior. Levou 14 horas para cair de 25oC para menos de 10oC.

Bom dia senhores. Fiz a ligação direta no termostato original da geladeira (pois se um dia precisar vender ela, só religo os fios no termostato original e ela volta a funcionar como esperado né)

Mas o máximo que eu consigo é chegar nos 8º e nada mais....

Ela desliga sozinha, mesmo o meu termostato externo ligado, ela mantem o motor desligado, sendo que era para ela permanecer ligada, já que os fios do termostato estão ligados direto um no outro.

Alguém sabe o que pode ser isso?
Electrolux modelo RDE35

Abraços
 
Boa noite, pessoal!

Setei a geladeira no máximo e ela não abaixa dos 9oC. Pensei em desativar o termostato dela e deixar o externo controlar todo o processo, para chegar pelo menos a 5oC. Funcionaria?
Caso sim, alguém sabe como se desativa o termostato? Basta removê-lo e ligar os fios correspondentes?


PS: para evitar estas dúvidas - a geladeira possui ótimo isolamento térmico, mantém gelo no freezer por muito tempo após desligada e a temperatura no refrigerador também se mantém muito bem. As borrachas estão boas também. Hoje mesmo o técnico veio e fez uma carga de gás, está funcionando bem demais. Não é frost-free. Está afastada 15 cm da parede, permitindo circular ar pela serpentina e está em local fresco, longe do sol. Ela simplesmente desliga o motor quando chega aos 9oC e aciona novamente aos 14oC, então só imagino que possa ser o termostato.

Amigos,

A questão da geladeira não chegar próximo de zero 0C é algo normal, já que ela não foi projetada para congelar e sim resfriar. Tive o mesmo problema na minha primeira cerveja. Minha geladeira com muito esforço e depois de dois dias, chegou a 4oC.
Vejam, o que provavelmente está desligando ela depois de muito ligada, não é o termostato interno (muito menos o externo) e sim a proteção térmica do compressor. Não há muito o que fazer neste caso. Sugiro que, se o fermentador for maior que 30 L, ou se for utilizar mais de um fermentador, investir num freezer (que tem mais carga térmica). Isso vai ajudar na economia de energia também já que ele irá trabalhar mais rápido até chegar na temperatura desejada e não vai ligar tantas vezes. Só cuidado com a inércia térmica, ele pode passar um pouco da temperatura desejada, mas é tudo questão de se acostumar e ajustar o equipamento.
Certifique-se também que o sensor de temperatura do termostato esteja bem próximo do líquido. Eu coloco na parede do fermentador com fita. Já testei e não dá muita diferença de usar um poço ou colocar o sensor direto da cerveja...
Gambiarras: neste caso acaba sendo algo perigoso e pode acabar saindo no prejuízo, com um compressor danificado.

Abraços,

Lucho
 
Bom dia senhores. Fiz a ligação direta no termostato original da geladeira (pois se um dia precisar vender ela, só religo os fios no termostato original e ela volta a funcionar como esperado né)

Mas o máximo que eu consigo é chegar nos 8º e nada mais....

Ela desliga sozinha, mesmo o meu termostato externo ligado, ela mantem o motor desligado, sendo que era para ela permanecer ligada, já que os fios do termostato estão ligados direto um no outro.

Alguém sabe o que pode ser isso?
Electrolux modelo RDE35

Abraços


Bom dia!

Amigo, muitos meses depois, o update:

Cortei os cabos do termostato original e liguei um plug de tomada fêmea. Depois, liguei outro plug fêmea no motor. Quando quero operar com a geladeira normal, ligo uma extensão no plug do termostato original, quando quero usar o meu termostato externo, ligo nele. Foi o modo que encontrei de não perder a configuração original.

Pelo que entendi, você está fazendo algo meio sem sentido, ligando o termostato e não o motor. Se você ligar o termostato da geladeira no seu termostato e setar temperatura abaixo do mínimo do termostato original, seu termostato sempre irá acionar o relé, mas o original da geladeira irá desligar quando chegar por volta de 8oC. Você precisa ligar o motor no seu termostato!
 
Amigos,

A questão da geladeira não chegar próximo de zero 0C é algo normal, já que ela não foi projetada para congelar e sim resfriar. Tive o mesmo problema na minha primeira cerveja. Minha geladeira com muito esforço e depois de dois dias, chegou a 4oC.
Vejam, o que provavelmente está desligando ela depois de muito ligada, não é o termostato interno (muito menos o externo) e sim a proteção térmica do compressor. Não há muito o que fazer neste caso. Sugiro que, se o fermentador for maior que 30 L, ou se for utilizar mais de um fermentador, investir num freezer (que tem mais carga térmica). Isso vai ajudar na economia de energia também já que ele irá trabalhar mais rápido até chegar na temperatura desejada e não vai ligar tantas vezes. Só cuidado com a inércia térmica, ele pode passar um pouco da temperatura desejada, mas é tudo questão de se acostumar e ajustar o equipamento.
Certifique-se também que o sensor de temperatura do termostato esteja bem próximo do líquido. Eu coloco na parede do fermentador com fita. Já testei e não dá muita diferença de usar um poço ou colocar o sensor direto da cerveja...
Gambiarras: neste caso acaba sendo algo perigoso e pode acabar saindo no prejuízo, com um compressor danificado.

Abraços,

Lucho

Como técnico/engenheiro concordo em todos os sentidos que não é a finalidade. Contudo, como você mesmo disse, é possível chegar em temperaturas muito baixas com a geladeira. O primeiro passo é verificar a vedação das borrachas, o isolamento térmico das paredes e o gás. Normalmente, caso use geladeiras antigas, o compressor irá estar desgastado pelos anos, então uma carga de gás um pouco maior, pouca coisa, permite o funcionamento perfeito. Não sei se já relatei neste post, mas foi feito isto na minha, que tem uns 30 anos de idade, e hoje faço meu cold crash a 4oC (opção, poderia jogar mais baixo, mas não vejo o porquê gastar energia) com 60l de cerveja em menos de 1 dia.

Acredito que tudo tenha seus pesos e medidas. Como comprei essa geladeira exclusivamente pra fazer cerveja e fazer todo tipo de gambiarra nela, comprei antiga e posso me dar o luxo de exigir dela, pagando muito pouco. Aí pode-se argumentar que vai desgastar prematuramente o equipamento, mas sei que essa configuração pode durar anos a fio sem necessidade de manutenção (geladeiras são projetadas pra trabalhar em torno de 12h/dia durante anos). Quando se fala em desgaste prematuro do equipamento, é pra algo que exceda o uso projetado no mínimo o dobro, para se notar diferença. Minha geladeira fica ligada 12h/dia durante 4 dias por mês, o restante do tempo liga no máximo 1h/dia. Então, exige menos do compressor que se usasse ela normalmente.
 
Atualização:

Fiz a ligação direta do compressor no Ageon. Nas fotos vocês podem ver, ao cortar cabo do compressor, haviam 3 cabos dentro (vermelho, branco e preto). Como o termostato só tem neutro e fase, usei o vermelho e preto, o branco cortei e isolei (não sei para que servia o branco, pode ser terra, apesar de não ter a cor padrão de terra, mas, tanto faz, está funcionando normal).
Para não ficar tão porco, coloquei um plug macho no cabo do compressor, um fêmea no termostato da geladeira e um fêmea em cada relé do Ageon (uso o G105, possui 2 relés, um aciono a geladeira, outro a lâmpada de aquecimento). Deste modo posso plugar e desplugar do externo e voltar para o da geladeira, caso precise.

Valeu a toda piazada que me ajudou! Agora a geladeira está funcionando que é uma beleza. Só falta acoplar o Ageon na caixa e na geladeira. Já setei 16oC e iniciei a fermentação de uma Roggenbier.

Bom dia, ja faz alguns anos que vc resolveu seu problema mas estou com a mesma duvida atualmente! O que eu não entendi da sua explicação é onde vc ligou o motor no controlador, eu uso um controlador fullgauge com ligação simples onde eu ligo a tomada da geladeira no controlador, basicamente ele desliga toda a geladeira quando chega na temperatura setada.
Pelo que eu entendi da sua explicação vc mantem a geladeira ligada direto na tomada e onde eu ligo ligo a tomada da geladeira atualmente voce ligou o antigo termostato do motor. É isso mesmo?
 
Bom dia, ja faz alguns anos que vc resolveu seu problema mas estou com a mesma duvida atualmente! O que eu não entendi da sua explicação é onde vc ligou o motor no controlador, eu uso um controlador fullgauge com ligação simples onde eu ligo a tomada da geladeira no controlador, basicamente ele desliga toda a geladeira quando chega na temperatura setada.
Pelo que eu entendi da sua explicação vc mantem a geladeira ligada direto na tomada e onde eu ligo ligo a tomada da geladeira atualmente voce ligou o antigo termostato do motor. É isso mesmo?
Olá Warley, eu prefiro eliminar o termostato da geladeira e ligar ao motor da geladeira um controlador digital, por exemplo Mt512 ou TC-900E, enfim, esse controlador vai ligar e desligar o motor, o sensor estando em uma garrafa agua/alcool dentro da geladeira.
 
Bom dia, ja faz alguns anos que vc resolveu seu problema mas estou com a mesma duvida atualmente! O que eu não entendi da sua explicação é onde vc ligou o motor no controlador, eu uso um controlador fullgauge com ligação simples onde eu ligo a tomada da geladeira no controlador, basicamente ele desliga toda a geladeira quando chega na temperatura setada.
Pelo que eu entendi da sua explicação vc mantem a geladeira ligada direto na tomada e onde eu ligo ligo a tomada da geladeira atualmente voce ligou o antigo termostato do motor. É isso mesmo?

Warley, boa noite!

Não lembro o que escrevi anteriormente nem li kkkk pura preguiça. Creio que não precise, para resolver a questão.

Seguinte, eu segui a linha do termostato da geladeira e próximo ao motor cortei. Anteriormente o mantive, hoje eu removi todo o termostato original dela e joguei fora. Onde cortei o cabo, simplesmente fiz minha ligação do termostato digital, pois fica controlado direto por ele e sem riscos de interferências do termostato original da geladeira.
O procedimento é simples, só cortar o cabo do motor e ligar no teu termostato digital.

Abraços!
 
Opa senhores,

estava com essa dúvida: como deixar a geladeira ligada direto com controle por termostato esterno. Bem, uma solução simples e que não precisa sair cortando os cabos da geladeira, até porque iria depreciá-la, é vc criar um jumper nos fios do termostato original da geladeira. Normalmente os termostatos tem dois fios principais ligados ao termostato por um terminal fêmea. O que pode ser feito, e vou fazer na minha é compra dois terminais macho e ligá-los com um pedacinho de fio de e ligar aos dois terminais fêmeas dos fios. A geladeira ficará ligada direto, ai é só ligar o seu controlador externo.
 
O que pode ser feito, e vou fazer na minha é compra dois terminais macho e ligá-los com um pedacinho de fio de e ligar aos dois terminais fêmeas dos fios. A geladeira ficará ligada direto, ai é só ligar o seu controlador externo.

Pretende fazer quando? Poderia tirar fotos desses passos pra ilustrar melhor?
 
@Carbobiach eu tinha o mesmo problema, não conseguia baixar de 5 graus então abri a caixinha onde fica o ajuste de temperatura do frigobar na parte interna, desconectei os dois fios que vem do termostato para o potenciômetro e emendei os mesmos desabilitando o termostato... Depois disso consegui baixar a temperatura para 2 graus, nao preciso mais que isso para o coldcrash
Muito fácil, não tem mistério
 

Attachments

  • B076524E-F3BA-494A-9858-CA0791C17B61.jpeg
    B076524E-F3BA-494A-9858-CA0791C17B61.jpeg
    21.3 KB · Views: 48
Opa senhores,

estava com essa dúvida: como deixar a geladeira ligada direto com controle por termostato esterno. Bem, uma solução simples e que não precisa sair cortando os cabos da geladeira, até porque iria depreciá-la, é vc criar um jumper nos fios do termostato original da geladeira. Normalmente os termostatos tem dois fios principais ligados ao termostato por um terminal fêmea. O que pode ser feito, e vou fazer na minha é compra dois terminais macho e ligá-los com um pedacinho de fio de e ligar aos dois terminais fêmeas dos fios. A geladeira ficará ligada direto, ai é só ligar o seu controlador externo.
Qdo vc diz que vai fazer um jumper, vc vai usar o controlador que vc comprou junto com o termostato original?
 
Qdo vc diz que vai fazer um jumper, vc vai usar o controlador que vc comprou junto com o termostato original?

Não. Vou desligar o termostato da geladeira desconectando os fios dele e esses dois fios para não ter que cortalos vou unilos através de um pequeno cabo com dois terminais macho. Assim a geladeira fica ligada direto, então uso o controlador que comprei para ligar de desligar de acordo com a necessidade.
 
Não. Vou desligar o termostato da geladeira desconectando os fios dele e esses dois fios para não ter que cortalos vou unilos através de um pequeno cabo com dois terminais macho. Assim a geladeira fica ligada direto, então uso o controlador que comprei para ligar de desligar de acordo com a necessidade.

Fala Jean, na minha geladeira fiz assim tbm, liguei os fios diretamente para deixar a cargo do controlador o acionamento do compressor. Conversando com um técnico de refrigeração ele me alertou sobre o tempo do motor ligado sem descanso, isso segundo ele, pode reduzir consideravelmente o tempo de vida útil desse motor. Veja se seu controlador permite setar um tempo maximo de trabalho seguido de um tempo de descanso. Assim se for fazer um cold por exemplo ele não deixará a geladeira ligada por muitas horas sem resfriar o motor.
 
Fala Jean, na minha geladeira fiz assim tbm, liguei os fios diretamente para deixar a cargo do controlador o acionamento do compressor. Conversando com um técnico de refrigeração ele me alertou sobre o tempo do motor ligado sem descanso, isso segundo ele, pode reduzir consideravelmente o tempo de vida útil desse motor. Veja se seu controlador permite setar um tempo maximo de trabalho seguido de um tempo de descanso. Assim se for fazer um cold por exemplo ele não deixará a geladeira ligada por muitas horas sem resfriar o motor.

Opa Helton, importante isso que vc falou. Vou ver sim. Valeu!
 
Back
Top