• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Calcular volume do balde

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedrohdiniz

Member
Reaction score
0
Senhores,
Bom Dia,

Fiz a minha primeira cerveja esse final de semana e vejo que cometi um pequeno erro.
Não sei ao certo quantos litros estão no balde fermentador de 30L.
Existe uma forma de calcular quantos litros estão no balde pela "altura" em que a cerveja de encontra ?
Ou alguém já sabe as medidas ?

Meça o diâmetro do balde (alguns baldes são mais finos embaixo e mais largos em cima, então, faça uma média entre o diâmetro do fundo e no nível máximo que vais encher ele).

Depois, sabendo o diâmetro médio, é só usar fórmula do volume do cilindro: Pi*R²*Altura, e dividir por 1000 (porque 1 decímetro cúbico, 10x10cm, é igual a 1 litro).

Exemplo, digamos que o balde tenha 30cm de diâmetro, e tu queres saber o volume de 15cm de altura.

V = Pi * R² * Altura
V = 3,1415 * 15² * 15
V ~= 10.602 cm³ => divide por 1000 (pq 1000cm³ = 1 litro) => 10,6 litros

Sabendo disso, é só fazer uma planilha no Excel pra calcular tudo pra ti.

Abraço,

Segundo o site que comprei...
Diâmetro exteno base: 320 mm
Diâmetro externo boca: 376,4 mm

Não estou em casa para fazer a medição.

Tens que medir por vais precisar das medidas internas, mas pronto, já sabes como fazer...... agora é só calcular quando chegar em casa.

Abraço,

Recomenda para a proxima brassagem encher o fermentador de aguar e ir marcando ou usar essa formula está de boa ?

Cara, quem precisa avaliar a forma mais prática é você.

Tem gente que curte marcar os baldes e panelas.

Eu prefiro ter os dados numa planilha e usar uma única régua de Inox pra medir qualquer coisa.

O que eu recomendo? Eu recomendo que tu faça da forma que mais lhe agradar.

Abraço,

Latest posts

Back