Então no meu caso, no qual quero manter uma espécie de banco de leveduras, o mais correto seria propagar um fermento novo e ir guardando parte dele.
Neste caso, sabe quanto tempo consigo guardar sem congelar com glicerina?
Bom, pra guardar levedura em forma de slurry como "banco de levedura" eu não recomendaria ter mais que 3 ou 4 cepas, porque seria necessário usar com mais frequência elas, como uma forma de manutenção.
Vc pode usar o slurry na cerveja, fazendo starter, depois coletando a levedura e lavando ela, por várias gerações. Guardando parte do starter pra fazer novo starter depois também funciona, mas os starters serão maiores.
As duas formas podem acumular com o tempo contaminantes além do nível "desejável" (que comece a te dar problema), então existe uma quantidade limite pra vc manipular uma mesma massa de fermento e reutilizar ela, a não ser que faça lavagem ácida a cada 3 ou 4 gerações, pra eliminar os contaminantes.
A questão do tempo de armazenagem eu respondi na mensagem anterior, depende! Eu já fiz starter de slurry armazenado a 6 meses, mas ele estava em péssimas condições, não utilizei ele ainda, nem sei se vou utilizar, porque não tenho certeza de que ele já não sofreu muita mutação pelo tempo.
Eu diria que 1 mês de armazenagem de slurry lavado e limpo é seguro quanto à isso. A partir disso é desconfiável, não que não dê, mas é preciso tomar mais precauções, fazer starters pequenos, com mosto estéril (autoclavado), talvez fazer um teste de fermentação rápida pra ver se tá fermentando direito, essas coisas...