• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Algumas duvidas

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rudi1

Member
Reaction score
2
Bom essa é minha primeira postagem e como estou começando na arte de fazer cerveja vai aí algumas perguntas.
1:cerveja com extrato de malte fica igual a feita com malte moído?
2:um amigo fez o seguinte,colocou o lúpulo nesses filtros para chimarrão que a gente encontra nos mercados aqui do Paraná,e pôs para ferver junto com o mosto,segundo ele para diminuir o trub.funciona?
3:tenho um balde com capacidade máxima de 23 litros,isso até a boca,colocando 20 litros fica uma folga de +ou - 2cm,a pergunta é a seguinte.É espaço suficiente ou devo dividir em dois baldes.
Obrigado

Bem, vou tentar ajudar;

1- Acredito que um malte novo será melhor para a cerveja! Se o extrato for novo também, tá ok!
2- Funcionar, funciona, porém, vai diminuir o seu IBU.
3- Faz num balde só que tá tranquilo!
Boa sorte.

1 - não, o extrato de malte já vem com o perfil dos açúcares já pre definido e isso tira a liberdade do cervejeiro na brassagem . Em relação ao gosto não posso dizer pq nunca fiz cerveja com extrato de malte. Procure utilizar apenas extrato de marcas conhecidas

2- não conheço o aparato

3 - dois centímetros de head space eh pouco , principalmente se vc usar uma levedura que forma bastante Krausen. Se vc for utilizar o balde sugiro que use um blow of tube em vez de Airlock.

As

Mauricio

mlutti o filtro é esse

Attachments

• filtros-pra-bomba-de-chimarro.jpg
    filtros-pra-bomba-de-chimarro.jpg
    13.3 KB
Rudi
Se vc colocar muito lúpulo nesse saquinho vai prejudicar a isomerizacao. Me parece bem pequeno o saquinho .

O processo ideal eh separar o trub por whirlpool no final da resfriacao.

Funciona muito bem . Já fiz ipa com mais de 100 g de lúpulo na fervura e não tive problema de trub.

Abd

Rudi,

Muita gente usa um "saquinho" para inserir o lúpulo na fervura. O nome disso é "hop bag". Já vi um pessoal usando esses filtros de chimarrão, mas normalmente é para levas pequenas. Se quiser um maior, o pessoal manda fazer com tecido de voil.

[]s

Eu uso o hop bag normalmente para o dry hop. Não me preocupo muito com o trub na fervura pois tenho um bom processo de whirlpool e não utilizo chiller de placas.

Back