• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Ajustes na receita ao adicionar o starter

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Reaction score
138
O pessoal, procurei aqui no fórum e não vi nada que esclarecesse minha dúvida.

Seguinte: quando não descarto o sobrenadante do starter e acrescento ele no direto no fermentador, como faço o ajuste no beersmith pra que a receita fique como quero?

Tipo, se usar 1 litro de starter, faço a simulação da receita desconsiderando esse litro no volume do lote. Digamos, quero 11 litros. Aí, quando for fazer de fato, no volume de água, coloco um litro a menos, dez litros? É assim?

Mais uma coisa: o que esse sobrenadante de fato acrescenta a minha cerveja final?

Ele tem a opção de adicionar lá no Starter pra somar esse valor ao volume que vai pro fermentador, mas ele não compensa diminuindo a OG pela "diluição" do mosto.. simplesmente adiciona o volume

Sobre o sobrenadante, tem alguns tópicos no HBT americano sobre isso:
http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=57563

mas basicamente, existem compostos oxidados e coisas ruins que a levedura deixou pra trás durante o starter, isso pode ou não afetar sua cerveja no final, cabe uma avaliação caso a caso...

Eu vejo que normalmente, o volume é relativamente pequeno em relação a leva. O problema vem de alta OG, nesse caso, decantar e utilizar somente o sedimento é um caminho mais simples de evitar esse dilema.

Ele tem a opção de adicionar lá no Starter pra somar esse valor ao volume que vai pro fermentador, mas ele não compensa diminuindo a OG pela "diluição" do mosto.. simplesmente adiciona o volume

Sim Rodrigo, tinha visto isso. Então o jeito é simular a receita com o volume final (já acrecido o starter) e fazer a brassagem com um litro a menos de água. Tô certo?

Sobre o sobrenadante, tem alguns tópicos no HBT americano sobre isso:
http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=57563

mas basicamente, existem compostos oxidados e coisas ruins que a levedura deixou pra trás durante o starter, isso pode ou não afetar sua cerveja no final, cabe uma avaliação caso a caso...

Eu vejo que normalmente, o volume é relativamente pequeno em relação a leva. O problema vem de alta OG, nesse caso, decantar e utilizar somente o sedimento é um caminho mais simples de evitar esse dilema.

Li em algum lugar que há uma pequena concentração de álcool. Confere?

E oh Rodrigo, valeu pela ajuda!

já tb que tem uma porcentagem de alcool, em algumas situações, como por exemplo, baixa taxa de inoculação em um volume grande de starter (similar a fazer uma cerveja)

Sobre a brassagem, eu usaria a alternativa de decantar um dia antes de colocar só o sedimento.. mas se for pra usar todo, n mexeria na receita, o starter se bem feito n vai representar mais q 10% da sua leva total (stirl plate, taxa de inoculação correta com o volume). É essencialmente levedura, seu ABV final n vai se alterar

Amigos, bom dia.

Estou indo para meu primeiro starter (para uma Belgian Strong Golden ale de OG 1079).

A ideia é fazer o starter de 2L com o fermento BE 256, a leva total que vai ao fermentador vai ser aproximadamente de 22 L (sem contar o starter). O pitch rate está adequado, de acordo com o beersmith e a calculadora do brewers friend.

Porém, no mosto vão adjuntos e lúpulo que irão levar características à cerveja, mas que não contém no starter. A dúvida é: isso não irá afetar, mesmo que pouco, a qualidade final da cerveja?
Mesmo que seja pouco menos de 10% do total da leva, jogar o starter todo no mosto não pode alterar o sabor final?
Penso que, analisando, friamente, é quase um blend (mesmo q pequeno) de dois mostos diferentes.

Por fim, vocês recomendam fazer a decantação do starter 1 dia antes e inocular apenas o fermento?
Li em alguns lugares que voltar o starter pra geladeira não é muito recomendável pq a gente estaria colocando a levedura em latência no momento que ela está mais preparada para trabalhar.

Valeu rapaziada!!!

Abraços e boas cervejas!!

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk

Back