• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Aeração x Espuma

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

orube

Well-Known Member
Reaction score
4
Galera, boa noite.

Hoje, durante a Aeração, faço por gravidade no balde alimentício, tive formação de muita espuma!

Posso retirá-la p evitar muita sujeira? Poderia simplesmente deixar transbordar e tampar com o que desse, mas preferi ir retirando o excesso por higiene mesmo e ficar um ambiente mais limpo.

Existe algum problema em fazer isso?

Att
Danillo

Galera, boa noite.

Hoje, durante a Aeração, faço por gravidade no balde alimentício, tive formação de muita espuma!

Posso retirá-la p evitar muita sujeira? Poderia simplesmente deixar transbordar e tampar com o que desse, mas preferi ir retirando o excesso por higiene mesmo e ficar um ambiente mais limpo.

Att
Danillo

Use o Fermcap ou o Luftal, caso não encontre o Fermcap para comprar...

O Fermcap além de diminuir essa espumeira, usado na fervura, reduz e MUITO os problemas de Boil Over

Outra coisa que já vi o pessoal do fórum recomendar, é usar água (previamente filtrada e fervida) e espirrar sobre a espuma, com um borrifador...

Galera, boa noite.

Att
Danillo

Oi Danilo.

Pelo que entendi a espuma surgiu durante a aeração com "splash" correto? Nesse caso você pode sim ir retirando o excesso de espuma com uma colher devidamente sanitizada sem problemas. Eu mesmo já fiz isso.

[]'s

Jones

E qual o problema de deixar a espuma? Eu nunca tirei.

Me desculpe, pois acredito que eu não tenha entendido a pergunta...

Não há problema algum em deixar a espuma no tanque...

Eu entendi que ele estava tendo problemas com excesso de espuma, usando aeração com bomba de aquário e pedra difusora...

Se a espuma não está atrapalhando em nada...deixa ela ali quietinha...não tem pq tirá-la...

Não estou usando bomba. Só a gravidade mesmo.
E a espuma estava em excesso. Transbordando o balde. Retirei o excesso por questões de higiene. Se fechasse a tampa do jeito q estava iria transbordar espuma e sujar tudo.

Att
Danillo

Não estou usando bomba. Só a gravidade mesmo.
E a espuma estava em excesso. Transbordando o balde. Retirei o excesso por questões de higiene. Se fechasse a tampa do jeito q estava iria transbordar espuma e sujar tudo.

Att
Danillo

Sem problemas em retirar...

Comigo nunca ocorreu, por gravidade gerar tanta espuma a ponto de transbordar...

Pelo visto seu Headspace é bastante pequeno...cuidado que dependendo da levedura isso aí vaza e faz uma mega sujeira....

Sem problemas em retirar...

Comigo nunca ocorreu, por gravidade gerar tanta espuma a ponto de transbordar...

Pelo visto seu Headspace é bastante pequeno...cuidado que dependendo da levedura isso aí vaza e faz uma mega sujeira....
Rpz... Dessa vez fez bastante mesmo. Uma IPA.
Mas nas outras que fiz, não foi assim.

O balde é de 22l

Att
Danillo

Rpz... Dessa vez fez bastante mesmo. Uma IPA.
Mas nas outras que fiz, não foi assim.

O balde é de 22l

Att
Danillo

Deve ter ficado bem lupulada...

Em todo caso, eu costumo utilizar o Fermcap na fervura...

Ele reduz a praticamente zero o risco de transbordar o mosto e dá uma reduzida nessa espumeira...

Sem contar que ele dá uma "segurada" na espuma de fermentação também...

E pode ficar tranquilo, que não afetará a espuma final da sua breja no copo ;)

Back