• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Velocidade em que se baixa a temperatura na maturação?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bacaiasp

Member
Reaction score
0
Boa tarde tenho uma duvida a respeito da etapa maturação, breve explanação de como fazemos nossa American Pilsen - fermentação em media uns 8 dias 12º, descanço diacetil 2 dias a 14º e após o descanço do diacetil começamos a baixar a temperatura 3 graus por dia até chegar a 0º , isso de baixar 3 graus por dia extraimos do livro "Technology Brewing and Malting - Wolfgang Kunze" no livro cita baixar 1 grau por dia até chegar a zero grau mais optamos baixar de 3 em 3 pra dar uma acelerada no processo assim nossa Pilsen fica pronta pra tomar em 35 dias. Eu e meu parceiro de brassagens sempre conversamos a respeito e ele defende está tese de que abaixando devagar a temperatura da tempo da célula que está inchada com os compostos do diacetyl rest continuar liberando os off flavors de nossa cerveja e quando atingir os 0º nós teríamos uma cerveja mais arredondada digamos assim. Minha pergunta é a seguinte. Até que ponto é benéfico baixar de 3 em 3 graus no resultado final da cerveja ao inves de baixar direto pra 0º grau? Alguém já leu materia parecida ou fez estes testes alguma vez? Eu defendo baixar a zero grau direto pois no meu entender quanto mais rápido colocar o fermento pra descansar ( dormir) a chance de eventuais off-flavors na cerveja e mais reduzida sabendo que é na maturação a zero grau que todos os off flavors desaparecem, com isso conseguiríamos mais dias de maturação a zero grau . Sei que tem um pessoal gabaritado por aqui e a opinião deles seria de grande ajuda.Desde já agradeço.

Na verdade alguns off-flavours são consumidos na fermentação secundária. Não sou muito experiente e não tenho experiencia nenhuma com Lager mas acho que 2 dias a 14 graus ainda não são suficientes. Creio que a temperatura tenha que ser um pouco mais alta e o tempo também um pouco maior (li que seria nesta fase que o DMS das lagers seriam tirados, já que ninguém quer uma cerveja com aroma de skol acho que todos querem expulsar sim o DMS hehehe).

Tem algumas discussões sobre isso, recomendo essa leitura aqui pra te explicar algumas coisas gerais e entender melhor todos esses passos, depois pode voltar e ter novas perguntas.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

Mas simplificando, é a temperatura alta que ajuda a absorver os off flavors, subir a temperatura acelera a absorção, então reduzir pra 0 vai na verdade parar esse processo. Então só reduz quando estiver boa na tua percepção.

@pdr o DMS é volatilizado na fervura, por isso se adota geralmente 60min de fervura, não tem relação com a fermentação. Talvez você esteja confundindo com o diacetil.

@pdr o DMS é volatilizado na fervura, por isso se adota geralmente 60min de fervura, não tem relação com a fermentação. Talvez você esteja confundindo com o diacetil.

Fagner, realmente é o diacetil. Mas achava que os resquícios (se existirem) de DMS também saíssem na fermentação secundária. Valeu.

Valeu pelo link, exatamente tudo de informações que preciso foi compartilhada nesse tópico, varias duvidas sanadas com explanações bem didáticas. Quanto a eventuais benefícios para a cerveja acho que só seria reconhecido mandando a cerveja pra concursos e esperando o resultado!! abç.

Tem algumas discussões sobre isso, recomendo essa leitura aqui pra te explicar algumas coisas gerais e entender melhor todos esses passos, depois pode voltar e ter novas perguntas.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

Mas simplificando, é a temperatura alta que ajuda a absorver os off flavors, subir a temperatura acelera a absorção, então reduzir pra 0 vai na verdade parar esse processo. Então só reduz quando estiver boa na tua percepção.

Valeu pelo link, exatamente tudo de informações que preciso foi compartilhada nesse tópico, varias duvidas sanadas com explanações bem didáticas. Quanto a eventuais benefícios para a cerveja acho que só seria reconhecido mandando a cerveja pra concursos e esperando o resultado!! abç.

Back