Boa tarde tenho uma duvida a respeito da etapa maturação, breve explanação de como fazemos nossa American Pilsen - fermentação em media uns 8 dias 12º, descanço diacetil 2 dias a 14º e após o descanço do diacetil começamos a baixar a temperatura 3 graus por dia até chegar a 0º , isso de baixar 3 graus por dia extraimos do livro "Technology Brewing and Malting - Wolfgang Kunze" no livro cita baixar 1 grau por dia até chegar a zero grau mais optamos baixar de 3 em 3 pra dar uma acelerada no processo assim nossa Pilsen fica pronta pra tomar em 35 dias. Eu e meu parceiro de brassagens sempre conversamos a respeito e ele defende está tese de que abaixando devagar a temperatura da tempo da célula que está inchada com os compostos do diacetyl rest continuar liberando os off flavors de nossa cerveja e quando atingir os 0º nós teríamos uma cerveja mais arredondada digamos assim. Minha pergunta é a seguinte. Até que ponto é benéfico baixar de 3 em 3 graus no resultado final da cerveja ao inves de baixar direto pra 0º grau? Alguém já leu materia parecida ou fez estes testes alguma vez? Eu defendo baixar a zero grau direto pois no meu entender quanto mais rápido colocar o fermento pra descansar ( dormir) a chance de eventuais off-flavors na cerveja e mais reduzida sabendo que é na maturação a zero grau que todos os off flavors desaparecem, com isso conseguiríamos mais dias de maturação a zero grau . Sei que tem um pessoal gabaritado por aqui e a opinião deles seria de grande ajuda.Desde já agradeço.