• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Tirar gás do barril diariamente (!?)

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

farinon

Member
Reaction score
3
Bom dia pessoal!

Presenciei uma cena que achei bem estranha e queria saber da galera mais experiente se faz algum sentido.

Tenho um amigo que abriu um barzinho com duas chopeiras. Ele não manjava nada de chopp até então.

Esses dias estava lá no final da noite quando ele estava se preparando para ir embora e vi o cara liberando todo o gás dos barris antes de sair.

Segundo ele, foi instruído a fazer isso por um amigo (que inclusive é de uma cervejaria bem grande aqui de Porto Alegre) para que a cerveja não continuasse carbonatando no barril.. A partir de então ele faz isso todas as noites antes de sair do bar.

Achei meio idiota... Fiquei até achando q estavam querendo boicotar o cara, pq na minha cabeça não faz sentido, já que a pressão de extração é menor q a pressão de carbonatação.

Sem contar que imagina o que o cara não gasta de gás pra voltar à pressão de extração todo dia.. Acho até grande o perigo de ele estar vendendo cerveja sem gás.

Mas né.. como não sou nenhuma autoridade no assunto e não encontrei nada a respeito pela web, melhor perguntar aqui pra galera.

É normal essa prática? está certo fazer isso?

Valeu!

Cara, até onde eu sei a pressão se estabiliza, então se você configurar uma pressão de 12 PSI quando a pressão estabilizar dentro e fora do líquido tudo para. A partir do momento que você despressuriza o barril o "chopp" vai perder carbonatação porque terá que equilibrar com a pressão dentro dele.

Posso estar fazendo tudo errado, mas a partir do momento que essa pressão estabilzia não tem o porque despressurizar pois nao vai mais carbonatar.

Quando eu uso a torneira picnic e preciso aliviar a pressão do barril para servir noto que muitos dos compostos aromáticos presentes da cerveja acabam sendo expulsos juntos com o co2, então realmente acredito que essa não seja uma boa prática (ainda mais fazendo isso todos os dias). Fora a própria questão da carbonatação.. ao longo dos dias a tendência é que a cerveja vá perdendo carbonatação dessa forma. Realmente não entendo o motivo de alguém fazer uma recomendação dessas. Talvez estejam carbonatando via primming no barril e não por carbonatação forçada? Sei lá ...

Quando eu uso a torneira picnic e preciso aliviar a pressão do barril para servir noto que muitos dos compostos aromáticos presentes da cerveja acabam sendo expulsos juntos com o co2, então realmente acredito que essa não seja uma boa prática (ainda mais fazendo isso todos os dias). Fora a própria questão da carbonatação.. ao longo dos dias a tendência é que a cerveja vá perdendo carbonatação dessa forma. Realmente não entendo o motivo de alguém fazer uma recomendação dessas. Talvez estejam carbonatando via primming no barril e não por carbonatação forçada? Sei lá ...

alemonez, cara essa questão da torneira picnic é fácil de resolver, é só ajustar o tamanho da mangueira. Depois que fiz os cálculos e troquei por uma mangueira menor eu não preciso mais despressurizar o postmix antes de servir.

Qual é a pressão de serviço dele? O Barril fica no Frio ou a temperatura ambiente?

Pode acontecer o seguinte, de ele ter uma pressão de servico de 2,5kg e o barril ficar no frio, então se ele terminar o serviço e deixar o barril no Frio com 2,5kg, realmente vai supercarbonatar.

Não cara..

Na verdade ele tem uma válvula dupla daqueas cravadas em 1,5 pra extração...

ele guarda em um freezer o chopp no final da noite e no dia seguinte ele fica de umas 6h da tarde até tipo 1h da sem resfriamento. Ou seja, se mantém gelado por umas horas enquanto é servido, depois de um tempo fica à temperatura ambiente.

Mas sei lá.. como quando carbonato meus barris costumo usar uma pressão maior q isso, imaginei que ele não carbonataria "mais", já que pra maioria das cervejas o ideal era meter uns 2kgf se bem me lembro...

Qual é a pressão de serviço dele? O Barril fica no Frio ou a temperatura ambiente?

Pode acontecer o seguinte, de ele ter uma pressão de servico de 2,5kg e o barril ficar no frio, então se ele terminar o serviço e deixar o barril no Frio com 2,5kg, realmente vai supercarbonatar.

Faz sentido! Obrigado.

Back