Saude a todos...
Sabado, 23 fiz minha primeira Brassagem... anos protelando, a cozinha levou muito minha dedicação desses anos, mas foi..
praticamento 30 dias estudando e montando o processo. Escolhi uma receita, eu queria algo simples e tradicional: achei essa abaixo na revista how to homebrew..
https://byo.com/hops/item/1523-traditional-ipa-style-of-the-month
Burton’s Best India Pale Ale
(5 gallons, all-grain)
This medium-amber IPA features the Kent Goldings hop. Its aroma is enticing. But be prepared for the puckering power behind 53.5 IBUs. If the hops don’t slow you down, the alcohol eventually will.
Ingredients:
• 10.25 lbs. pale British two-row malt
• 0.5 lb. crystal malt, 40° Lovibond
• 1 lb. cane sugar, to be added at boil
• 6.8 oz. Kent Goldings (5% alpha acid): 2 oz. for 60 min., 1 oz. for 30 min., 1.3 oz. for 15 min., 1 oz. for 5 min., 1 oz. for finish, 0.5 oz. for dry hop in secondary
• Wyeast 1098 (British-style ale yeast) or Wyeast 1968 (London ESB)
Step by Step:
Mash grains at room temperature into 3.5 gal. of water at 161° F to reach a conversion temperature of 150° F for 1 hour. Sparge to collect 6 gal. of wort. As the wort approaches boil, add sugar and stir to dissolve. Boil for 30 min. before making the first hop addition. Add hops as directed at 60, 30, 15, and 5 min. before the end of the boil. A final hop addition wraps up the 90-min. boil just prior to cooling. Cool and aerate the hopped wort to 65° F and add yeast. Ferment at 60° to 65° F until finished. Rack into carboy containing 0.5 oz. of whole leaf hops. Allow to age for a month at 50° to 55° F prior to packaging.
OG = 1.066
FG = 1.007 to 1.012
Resumindo, nao foi facil como o esperado, preparei para 20 L, beersmith bateu informações... mas na pratica cansa..
na brassagem ja complicou. usei meu fogao industrial, 71C, coloquei maltes, e a temperatura subiu pra 78... correria para baixar...
Peguei uma breja, chegou uns amigos, e vamos lavar... demorou uns 40 min so na lavagem.. mas a cor que estava e o aroma me animaram muito..
ferver e as varias adicoes de lupulo me deixou na duvida, mas segui a receita...
na hora de resfriar, caiu ate gelo na fervura.. rezei e continuei..
apos higienizar todo o local com iodophor, duvida quanto a quantidade de fermento, 1 ou 2 pacotes? coloquei um para ver o que rola, ja que a receita pedia tempo demorado de fermentacao e maturação.. nessa hora lembrei no posts do Gounter.. faça e depois corrija e deixe o tempo passar..
geladeira com TIC 17, colado e isolado na lateral, tudo beleza...
noutro dia ja estava bombando o airlock, temperatura da geladeira estava em 10 graus para manter a cerveja em 17..
hoje, 5 dias, nao via atividade e medi a densidade..
OG 1062
FG 1019 de hoje, sabado medirei de novo pra ver se parou nisso
cor e aroma fantastica, forte pegada de lupulo e sei que o aroma de terra tipico da ipa ja pegou, e bem encorpada..
valeu todos do forum, duvidas e respostas ajudaram em tudo nesse processo, e está sendo algo incrivel..