• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Strong Scottish Ale - Bem doce!

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lpera

Well-Known Member
Reaction score
405
Pessoal,

depois de 2 semanas carbonatando eu abri uma garrafa da minha Wee Heavy…entendo perfeitamente que é muito cedo, mas esse é um experimento e me propus a abrir uma garrafa por mês para acompanhar as mudanças no aroma e sabor e ano que vem brassar outra leva corrigindo possíveis erros.

Por isso, gostaria de uma opinião dos que já brassaram cervejas desse tipo…essa primeira garrafa carbonatou legal, na minha opinião dentro do estilo, porém está extremamente doce, beirando o enjoativo. Tenho plena certeza de que vou descobrir isso até o fim do ano, mas, esse dulçor diminui com o tempo?

A OG dela ficou em 1092 e a FG em 1022. Usei também melaço na fervura.

Obrigado.

Pessoal,

depois de 2 semanas carbonatando eu abri uma garrafa da minha Wee Heavy…entendo perfeitamente que é muito cedo, mas esse é um experimento e me propus a abrir uma garrafa por mês para acompanhar as mudanças no aroma e sabor e ano que vem brassar outra leva corrigindo possíveis erros.

Por isso, gostaria de uma opinião dos que já brassaram cervejas desse tipo…essa primeira garrafa carbonatou legal, na minha opinião dentro do estilo, porém está extremamente doce, beirando o enjoativo. Tenho plena certeza de que vou descobrir isso até o fim do ano, mas, esse dulçor diminui com o tempo?

A OG dela ficou em 1092 e a FG em 1022. Usei também melaço na fervura.

Obrigado.

lpera,

Eu nunca fiz uma scottish, mas a questão do doce acredito não ser um problema específico delas, então acho que podemos ainda discutir.

A FG não está absurdamente alta pra sua OG, porém pode ser que alguns açucares fermentaveis (que são os que tem sabor doce) não foram consumidos. Se esse foi o caso, pode ter faltado algo na sua fermentação: quantidade de fermento, oxigenação, nutrientes...

Se não foi isso, pode ter sido a receita... caso tenha usado excesso de maltes especiais, principalmente caramelo.

Ou ainda a própria natureza do fermento que vc usou, qual foi? É comum os fermentos para scottish terem umas das mais baixas atenuações, porque o sabor adocicado é um objetivo, nesse estilo.

Abraço

Thiago,

Valeu pela ajuda. Olhando o processo todo:
- Quantidade de maltes especiais foi moderada - OK
- Fermento: 2 pacotes de S-05 hidratados para 20 litros - Pode ser o problema, acho que com essa FG poderia ter usado no mínimo 3
- Fermentação: 3 semanas a 15 graus, depois deixei 3 dias até chegar nos 19

Na verdade eu realmente espero que esse sabor adocicado diminua, mas como não tenho experiência suficiente não sei dizer se a maturação na garrafa pode atenuar essa sensação. Eu sei que tomei a primeira garrafa muito cedo.

Será que a questão de adicionar melaço na fervura não seja o motivo dessa doçura excessiva?
Detalhe: Estou apenas especulando, posto que nunca fiz uma cerveja nesse estilo ou utilizei melaço na receita de uma cerveja.

Thiago,

Valeu pela ajuda. Olhando o processo todo:
- Quantidade de maltes especiais foi moderada - OK
- Fermento: 2 pacotes de S-05 hidratados para 20 litros - Pode ser o problema, acho que com essa FG poderia ter usado no mínimo 3
- Fermentação: 3 semanas a 15 graus, depois deixei 3 dias até chegar nos 19

Na verdade eu realmente espero que esse sabor adocicado diminua, mas como não tenho experiência suficiente não sei dizer se a maturação na garrafa pode atenuar essa sensação. Eu sei que tomei a primeira garrafa muito cedo.

lpera, acredito que vc tem dois fatores aí pra uma FG um pouco mais alta do que poderia ser...

2 pacotes seria o necessário pra uma cerveja normal em 20 litros, porém vc fez uma high gravity, pode ter faltado aí. O outro fator seria a temepratura, foi bem baixa. Pra começo de fermentação está OK, mas mais pro final aumentaria ela gradativamente, pra que a atenuação fosse levada um pouco pra frente. Digamos que levou 3 semanas pra parar de borbulhar, se lá pelo início, ou meio da semana vc notou que começou a reduzir a atividade no airlock, pode ir aumentando a temperatura 1 grau por dia... isso não afetará o sabor da cerveja.

Com certeza a carbonatação corta um pouco do sabor adocicado. Se ela vier a ficar mais carbonatado talvez diminua. Porém, a nao ser que os açucares residuais continuem a ser fermentados, a doçura tende a permanecer na cerveja.

O melado até contribui com um sabor diferente, mas como ele é muito fermentável, não tende a deixar sozinho uma cerveja doce demais...

Abraço

Cara, sim, tende a diminuir.

É que um fator determinante nesse caso é o quanto de lúpulo tu colocou. As vezes o fator doce não está diretamente relacionado à FG, e sim a colocar pouco lúpulo de amargor.

O fato é, independente de qualquer coisa, o doce tende a arredondar. É o típico caso onde estocá-las a temperatura ambiente seria benéfico.

Abraço,

Cara, sim, tende a diminuir.

É que um fator determinante nesse caso é o quanto de lúpulo tu colocou. As vezes o fator doce não está diretamente relacionado à FG, e sim a colocar pouco lúpulo de amargor.

O fato é, independente de qualquer coisa, o doce tende a arredondar. É o típico caso onde estocá-las a temperatura ambiente seria benéfico.

Abraço,

Guenther,

ponto importante que eu nunca achei que pudesse influenciar. Não lembro de cabeça na quantidade de lúpulo, mas uma coisa que aconteceu nessa brassagem foi que coloquei o chiller faltando 20 minutos para o fim e a fervura baixou, eu aumentei a vazão do fogão, saí para pegar algo e quando voltei houve um pequeno boil over...e realmente lembro de ver uma quantidade razoável de lúpulo para fora...que droga, passou batido isso.

Estou mantendo as garrafas abrigadas da luz e em temperatura ambiente, que aqui em Curitiba está perto dos 16 graus...acho que vou pular a prova de Junho e esperar Julho.

Obrigado o Thiago e você pela ajuda.

Guenther,

ponto importante que eu nunca achei que pudesse influenciar. Não lembro de cabeça na quantidade de lúpulo, mas uma coisa que aconteceu nessa brassagem foi que coloquei o chiller faltando 20 minutos para o fim e a fervura baixou, eu aumentei a vazão do fogão, saí para pegar algo e quando voltei houve um pequeno boil over...e realmente lembro de ver uma quantidade razoável de lúpulo para fora...que droga, passou batido isso.

Estou mantendo as garrafas abrigadas da luz e em temperatura ambiente, que aqui em Curitiba está perto dos 16 graus...acho que vou pular a prova de Junho e esperar Julho.

Obrigado o Thiago e você pela ajuda.

lpera, como ficou a Wee Heavy, o sabor arredondou, o dulçor residual em excesso diminuiu?

***aproveitando o tópico, falando sobre fermento, poderia se substituir o US-05 por US-04 sem maiores problemas?

Abraço!

Back