• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

    Homebrewing Facebook Group

Segunda brassagem de witbier

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedrolotfi

Member
Joined
Aug 8, 2016
Messages
15
Reaction score
0
Fala galera, beleza?

Antes de fazer esse post tentei ler um pouco os outros tópicos que falam de witbier pra não ficar chovendo no molhado hehehe

Vou brassar uma witbier e queria algumas opiniões.

Da primeira vez que fiz não curti muito o resultado. O que rolou:

1- Densidade final muito alta (1,014)
Acredito que tenha sido pela temperatura da brassagem...qual temperatura vcs acham que garante um açucar residual menor (mesmo que perca um pouco de eficiência?)

2- Carbonatação baixa
Usei uns 8g/L e mesmo assim achei a carbonatação baixa. No livro do Greg Hughes fala que deve ser utilizado 11,5g/L, mas em vários outros sites li que a carbonatação máxima é de 9g/L...o que vcs acham?

3- Temperatura de fermentação?
O mesmo livro que falei sugeriu fermentação à 24 graus, mas achei que o fermento deixou um sabor frutado muito acima do recomendável...ao mesmo tempo andei lendo uns artigos sugerindo fermentação de weiss a 17 graus...vcs tem alguma opinião?

4-Taxa de inoculação da levedura T-58
No site da WE fala que o número de células viáveis é de 6 bilhões/g...num outro site de cálculo de fermento (brewers friend) fala em 18 bilhões/g...qual valor vcs costumam adotar? a diferença é bem grande, calculando em 6 bilhões dá tipo 6 pacotes pra fazer uma leva de 40 litros com OG 1044....

5- Utilização de trigo não maltado
Tinha usado 40% de trigo não maltado e acabei achei a cerveja meio viscosa, e pensei em substituir por malte de trigo mesmo...faz sentido?


valeu galera!
 
Vamos lá:
1-Não me lembro bem, mas acho que a última Witbier que fiz, efetuei uma parada proteica aos 50º, fiz o resto da sacarificação a 65º e Mash Out;

2-Para a carbonatação, usei 6,5g/L de açúcar e ficou muito boa;

3-A temperatura vai depender do fermento, mas normalmente tenho a tendência de fermentar minhas levas mais próximas do limite inferior do range ideal, algo entre 19º e 20º. Quanto menor o pitch rate que você usou, mais ésteres são formados. Você também tem que levar em conta o perfil do fermento usado, pois no caso do T58, ele tem essa pegada mais condimentada. Gosto do S33 e do M21 para Witbier.

4-A literatura indica normalmente 1 milhão de células / mL / ºP, e partindo desse valor, 1g de fermento por litro de cerveja a ser fermentada alcançaria esse valor, segundo os dados do BrewersFriend. Assim, você usaria aproximadamente 40g de fermento para um lote de 40L a ser fermentado;

5-Uso trigo não maltado para ser fiel ao estilo, mas por exemplo o Guenther já disse em outro tópico sobre Witbier que na dele ele usa somente o malte de trigo. Faz sentido si, mas aí vai do seu gosto pessoal.


Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Back
Top