A lei de pureza era na verdade nada mais do que um "selo de garantia ao consumidor".
Era pra atestar que o produto de fato só ia malte, cevada e lúpulo.
Ela sofreu alterações mais tarde, hoje, pequenas quantidades de açucar ainda são permitidas, e a levedura foi adicionada, como um quarto constituinte (já que na época não se sabia da ação das leveduras).
Quando faço qualquer tipo de cerveja alemã, eu procuro sempre seguir a risca, utilizar lúpulos da região específica, malte alemão, etc. Porém, até que ponto isso é válido ?! Pura bobagem! pois quando refermento utilizo ou DME ou açucar cristal, então se vai por água abaixo
A única forma de seguir a risca esse método seria utilizando aquela técnica de "speisen" ou "speis" (não lembro corretamente o nome agora), que como citado acima, é separar uma quantidade do mosto não fermentado, e então readicionar na cerveja, para então a refermentação.