Sobre essa questão de toxidade quais mangueiras podemos usar nas conexões com a bomba que aguentam a temperatura de fervura sem liberar resíduos tóxicos??
Pessoal, as bombinhas de máquina de lavar louça/roupa até "aguentam" 70, 80, 100ºC no sentido que ela vai funcionar por certo tempo, isso não significa que ela não vai soltar um monte de porcaria no mosto quente e ácido de vocês. A relação entre o uso de plásticos não-alimentícios na comida e o câncer já é conhecida e bastante comprovada...
Não temos tantas opções de bomba quanto gostaríamos de ter a um preço razoável, mas pra não encerrar o post sem deixar soluções, existem algumas opções alimenticias que eu conheço a ser consideradas:
-bombinha de aquecimento solar, feita de plástico alimenticio, é barata, tem no aliexpress ou no ebay, é pequena, serve pra equipamentos razoavelmente pequenos.
-bombas chugger/march, são as opções de bomba especifica pra homebrewer, custam meio caro, mas vale a pena, tem uma durabilidade e confiabilidade ótimas. pra quem é daqui a WE ta vendendo agora tmb.
-bombas de inox, aqui na serra já se encontra pessoal fazendo bomba de inox sob-medida por volta de R$650,00...
abraços
Eu comprei essa aqui ó:
http://www.aliexpress.com/item/TL-B...e-long-lifetime-pump-for-home/1950375441.html
Ela aguenta alta temperatura e um espigao de 1/2 serve certinho, na entrada e saída...
É uma bomba bem pequena mas tem muuuita força, o problema dela é que não aguenta o início da recirculação pois qualquer casquinha de malte que passe por ela, faz o motor parar....
Pra quem usa fundo falso, o ideal com ela é primeiro fazer um bom tempo de recirculação pra formar bem a cama de grãos e só depois que não estiver mais passando cascas utilizar ela...
Também estava interessado em comprar essa bomba, mas isso que falou do motor parar com qualquer casquinha me desanimou. Será que não seria interessante colocar um filtro com TECIDO VOAL na válvula de saída do caldeirão?
Uso uma panela com bazooka e essa bombinha
![]()
Antes de ligar a bomba, já conectada na saída da panela, eu deixo o mosto sair por gravidade umas 2 vezes, depois posiciono a mangueira pra fazer o fly sparge, até passam algumas cascas mas nada de travar a bomba.
Qual é a especificação dessa sua bomba luiz? e comprou aonde?
Obrigado!
Cara, pra mim funciona muito bem. Não tenho nenhum ponto negativo pra observar nela.
É claro que ela é um pouco frágil, então deve-se tomar alguns cuidados, mas nada exagerado.
A minha quebrou quando a panela caiu no chão por descuido meu. A bomba estava conectada na válvula de saída e a panela caiu bem em cima dela com 8kg de malte e 40 litros de água dentro! rsrs. Tive sorte de não quebrar a válvula.
Mas já mandei virem mais quatro da China. Vou usar três pro meu HERMS novo e deixar uma de reserva.
Ainda vou comprar mais três pra uns amigos que pediram.
Eu recomendo. O custo/benefício é excelente.
Qual é exatamente o modelo da sua?
Bacana ... vi que é food grade e suporta 100C. Você comprou uma fonte 12V pra ligar ela?
Todas essas bombas citadas, principalmente a do link http://pt.aliexpress.com/item/NEW-S...Water-Pump/1951579247.html?recommendVersion=1, têm força para fazer subir uma coluna d'água de 40L em um tubo de malte de 32cm de diâmetro e 35cm de altura assim como é feito na braumeister, de baixo pra cima?
Não tem mais barato não? Das opções mostradas nos tópicos anteriores, qual se encaixaria melhor?Cara, para o que você quer, deveria ir de chugger/march.
Não tem mais barato não? Das opções mostradas nos tópicos anteriores, qual se encaixaria melhor?
Pra você ter uma idéia, Braumeister de 50L usa duas bombas pra fazer o que você quer. Eu tenho uma bomba dessa "xing-ling" e acho que ela não aguenta o tranco. Não vai conseguir fazer uma boa recirculação, ainda mais que é uma recirculação contra a força da gravidade.
Essa bomba que você quer usar esquenta pra caramba (pelo menos a que eu tenho esquenta bastante).
Sem contar que pra trazer essa bombinha (http://pt.aliexpress.com/item/NEW-S...Water-Pump/1951579247.html?recommendVersion=1 que é igual a que eu tinha) com o dólar a 3,20vc vai gastar uns R$160,00 reais. Se for taxado em 60%, vai para mais de R$ 250,00.
Eu vendi minha chugger aqui no fórum, zerada, por R$500 reais.
Eu ficaria garimpando até encontrar uma bomba boa por um preço razoável.
Agora, não se esqueça: Faz o que tú queres pois é tudo da lei!
Abraço!
Usei uma de máquina de lavar por mais de 10 brassagens, recirculando o tempo todo e nunca deu problema. A primeira de 12V usei normalmente durante toda brassagem e quando fui reutilizar na segunda brassagem dela (30 dias depois), simplesmente não ligou.
obs.: a bomba era 12V, 0,57A e eu usei a mesma fonte da foto acima, de 12V, 1000mA (ou 1A). Não sei se isso poderia ter sido o problema...
bom dia pessoal estou usando essa bomba http://www.dancor.com.br/produtos/centrifugas/cam-2_pbe.php ela e uma liga de aluminio e esta funcionnado muito bem ja a algum tempo e ta custando 280,00 pila.
Usei uma de máquina de lavar por mais de 10 brassagens, recirculando o tempo todo e nunca deu problema. A primeira de 12V usei normalmente durante toda brassagem e quando fui reutilizar na segunda brassagem dela (30 dias depois), simplesmente não ligou.
obs.: a bomba era 12V, 0,57A e eu usei a mesma fonte da foto acima, de 12V, 1000mA (ou 1A). Não sei se isso poderia ter sido o problema...
Entendo muito pouco de eletrônica, então, posso estar falando besteira, mas...
Você botou 1A numa bomba planejada para trabalhar com 50% dessa potência. Não digo que é a causa, mas acho bem provável.
Não mesmo... Pode tranquilamente utilizar uma fonte 1A em um aparelho 0,5A. O que não pode é colocar umas fonte 18v em um aparelho 12v.