• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Recirculação com bomba de máquina de lavar louça.

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Sobre essa questão de toxidade quais mangueiras podemos usar nas conexões com a bomba que aguentam a temperatura de fervura sem liberar resíduos tóxicos??

Ok, grato estou comprando uma bomba na we pra recircular logo após a fervura e me preocupa esse lance de toxidade.

Pessoal, as bombinhas de máquina de lavar louça/roupa até "aguentam" 70, 80, 100ºC no sentido que ela vai funcionar por certo tempo, isso não significa que ela não vai soltar um monte de porcaria no mosto quente e ácido de vocês. A relação entre o uso de plásticos não-alimentícios na comida e o câncer já é conhecida e bastante comprovada... :(

Não temos tantas opções de bomba quanto gostaríamos de ter a um preço razoável, mas pra não encerrar o post sem deixar soluções, existem algumas opções alimenticias que eu conheço a ser consideradas:
-bombinha de aquecimento solar, feita de plástico alimenticio, é barata, tem no aliexpress ou no ebay, é pequena, serve pra equipamentos razoavelmente pequenos.
-bombas chugger/march, são as opções de bomba especifica pra homebrewer, custam meio caro, mas vale a pena, tem uma durabilidade e confiabilidade ótimas. pra quem é daqui a WE ta vendendo agora tmb.
-bombas de inox, aqui na serra já se encontra pessoal fazendo bomba de inox sob-medida por volta de R$650,00...

abraços

Amigos, esse fabricante tem diversas bombas e com certeza aqui encontrará alguma com preço e especificações que lhe atendem, além do grau alimentício.

http://pt.aliexpress.com/store/all-wholesale-products/1332185.html

Eu comprei essa aqui ó:
http://www.aliexpress.com/item/TL-B...e-long-lifetime-pump-for-home/1950375441.html

Ela aguenta alta temperatura e um espigao de 1/2 serve certinho, na entrada e saída...

É uma bomba bem pequena mas tem muuuita força, o problema dela é que não aguenta o início da recirculação pois qualquer casquinha de malte que passe por ela, faz o motor parar....
Pra quem usa fundo falso, o ideal com ela é primeiro fazer um bom tempo de recirculação pra formar bem a cama de grãos e só depois que não estiver mais passando cascas utilizar ela...

Também estava interessado em comprar essa bomba, mas isso que falou do motor parar com qualquer casquinha me desanimou. Será que não seria interessante colocar um filtro com TECIDO VOAL na válvula de saída do caldeirão?

Também estava interessado em comprar essa bomba, mas isso que falou do motor parar com qualquer casquinha me desanimou. Será que não seria interessante colocar um filtro com TECIDO VOAL na válvula de saída do caldeirão?

Minha curta experiência em colocar pano nas saídas ou entradas dos equipamentos sempre resultou em entupimentos e mais bagunça...

Se tem receio de que vá alguma casca, faça uma breve recirculação manual até que não saiam mais sólidos e depois conecte a bomba, assim terá segurança de ter formado uma bom filtro de grãos.

Abraço

Uso uma panela com bazooka e essa bombinha
Wholesale+Product+Snapshot+Product+name+is+Wholesale+4Pcs%2FLot+Electric+Centrifugal+Pump+DC+12V+Water+Pump+Black+TK0410.jpg

Antes de ligar a bomba, já conectada na saída da panela, eu deixo o mosto sair por gravidade umas 2 vezes, depois posiciono a mangueira pra fazer o fly sparge, até passam algumas cascas mas nada de travar a bomba.

Qual é a especificação dessa sua bomba luiz? e comprou aonde?

Obrigado!

Uso uma panela com bazooka e essa bombinha
Wholesale+Product+Snapshot+Product+name+is+Wholesale+4Pcs%2FLot+Electric+Centrifugal+Pump+DC+12V+Water+Pump+Black+TK0410.jpg

Antes de ligar a bomba, já conectada na saída da panela, eu deixo o mosto sair por gravidade umas 2 vezes, depois posiciono a mangueira pra fazer o fly sparge, até passam algumas cascas mas nada de travar a bomba.

@pedroeduardops O problema da bomba entupir com pedaços de grãos se resolve facilmente com uma bazooka abaixo do fundo falso. Eu estou usando assim e não tem erro.

Qual é a especificação dessa sua bomba luiz? e comprou aonde?

Obrigado!

Comprei aqui.http://pt.aliexpress.com/item/Wholesale-4Pcs-Lot-Electric-Centrifugal-Pump-DC-12V-Water-Pump-Black-TK0410/929511813.html
Na época, paguei US$ 59,40, agora está a Us$66 por 4 bombas
Estou satisfeito nos processos.

Uso apenas 2 bombas durante a brassagem.

Faço a recirculação, transferência da água para o fly sparge, Whirpool (esse ainda não está 100%) e circulação de água gelada pelo chiller no resfriamento, já que ela pode ser usada submersa, dispenso o pré-chiller que usava antes.

Fiz um painel bem simples para as bombas pra facilitar. Logo coloco umas fotos dele.

Cara, pra mim funciona muito bem. Não tenho nenhum ponto negativo pra observar nela.

É claro que ela é um pouco frágil, então deve-se tomar alguns cuidados, mas nada exagerado.

A minha quebrou quando a panela caiu no chão por descuido meu. A bomba estava conectada na válvula de saída e a panela caiu bem em cima dela com 8kg de malte e 40 litros de água dentro! rsrs. Tive sorte de não quebrar a válvula.

Mas já mandei virem mais quatro da China. Vou usar três pro meu HERMS novo e deixar uma de reserva.

Ainda vou comprar mais três pra uns amigos que pediram.

Eu recomendo. O custo/benefício é excelente.

Qual é exatamente o modelo da sua?

Qual é exatamente o modelo da sua?

A que eu tenho e quebrou é desse modelo:
http://www.aliexpress.com/item/NEW-...mp-Brushless-Motor-Water-Pump/1951579247.html

Comprei duas dessas acima e comprei mais duas dessas aqui:
http://www.aliexpress.com/item/2Pcs...C-12V-Water-Pump-Black-TK0410/1666257017.html

Ainda quero comprar duas dessas:
http://www.aliexpress.com/item/Food-grade-hot-water-circulation-brewing-pump-12V-20W/1868716530.html

Essa ultima parece ser um pouco mais forte, e acho que pra circulação do herms vou precisar de uma mais potente.

Não tem mais barato não? Das opções mostradas nos tópicos anteriores, qual se encaixaria melhor?

Pra você ter uma idéia, Braumeister de 50L usa duas bombas pra fazer o que você quer. Eu tenho uma bomba dessa "xing-ling" e acho que ela não aguenta o tranco. Não vai conseguir fazer uma boa recirculação, ainda mais que é uma recirculação contra a força da gravidade.
Essa bomba que você quer usar esquenta pra caramba (pelo menos a que eu tenho esquenta bastante).
Sem contar que pra trazer essa bombinha (http://pt.aliexpress.com/item/NEW-S...Water-Pump/1951579247.html?recommendVersion=1 que é igual a que eu tinha) com o dólar a 3,20vc vai gastar uns R$160,00 reais. Se for taxado em 60%, vai para mais de R$ 250,00.
Eu vendi minha chugger aqui no fórum, zerada, por R$500 reais.
Eu ficaria garimpando até encontrar uma bomba boa por um preço razoável.
Agora, não se esqueça: Faz o que tú queres pois é tudo da lei!

:mug:
Abraço!

Pra você ter uma idéia, Braumeister de 50L usa duas bombas pra fazer o que você quer. Eu tenho uma bomba dessa "xing-ling" e acho que ela não aguenta o tranco. Não vai conseguir fazer uma boa recirculação, ainda mais que é uma recirculação contra a força da gravidade.
Essa bomba que você quer usar esquenta pra caramba (pelo menos a que eu tenho esquenta bastante).
Sem contar que pra trazer essa bombinha (http://pt.aliexpress.com/item/NEW-S...Water-Pump/1951579247.html?recommendVersion=1 que é igual a que eu tinha) com o dólar a 3,20vc vai gastar uns R$160,00 reais. Se for taxado em 60%, vai para mais de R$ 250,00.
Eu vendi minha chugger aqui no fórum, zerada, por R$500 reais.
Eu ficaria garimpando até encontrar uma bomba boa por um preço razoável.
Agora, não se esqueça: Faz o que tú queres pois é tudo da lei!

:mug:
Abraço!

Bom... não sei se é a mesma bomba, mas no ML tem uma parecida, por aproximadamente R$ 100,00. Mas como eu ainda tô meio que comprando algumas conexões e outros materiais e não tô com pressa, vou continuar olhando devagar pra ver se surge algo. Sabe mais ou menos que potência a bomba precisa ter pra levantar a coluna d'água?

Minha primeira bomba 12V chinesa (P38i) só durou uma brassagem no Herms, comprei por indicação aqui de vocês mesmo, fiquei #chateado kkkk

Dias atras chegou minha segunda bomba, comprei do ebay e chegou em menos de 40 dias. 12V, 1A (igual a fonte).
Estou na expectativa para fazer funcionar!

Attachments

• IMG_0720.jpg
    IMG_0720.jpg
    171.7 KB
@Rohde, que pena... sabe como ou pq ela estragou?

Usei uma de máquina de lavar por mais de 10 brassagens, recirculando o tempo todo e nunca deu problema. A primeira de 12V usei normalmente durante toda brassagem e quando fui reutilizar na segunda brassagem dela (30 dias depois), simplesmente não ligou.

obs.: a bomba era 12V, 0,57A e eu usei a mesma fonte da foto acima, de 12V, 1000mA (ou 1A). Não sei se isso poderia ter sido o problema...

Usei uma de máquina de lavar por mais de 10 brassagens, recirculando o tempo todo e nunca deu problema. A primeira de 12V usei normalmente durante toda brassagem e quando fui reutilizar na segunda brassagem dela (30 dias depois), simplesmente não ligou.

obs.: a bomba era 12V, 0,57A e eu usei a mesma fonte da foto acima, de 12V, 1000mA (ou 1A). Não sei se isso poderia ter sido o problema...

Cara, to tendo o mesmo problema com essas bombas também, mas na verdade não com elas, e sim com as fontes. Utilizei por 3 brassagens e em cada uma a fonte queimou (2 de 12v com 1A e a última de 12v de 2A).

Acho que estas fontes não aguentam... não sei porque. Estou pensando em utilizar uma fonte de notebook, só que elas são de 18V, será que dá merda?

Tenho uma de maquina de lavar, que deixo ligada pra recircular por toda mosturação..
Ela para no min 3x por superaquecer.. coloquei uma ventoinha nela e vou testar na proxima pra ser se melhora.

Tenho uma chinesa também.. só que essa trava as pas do nada se para em uma posição X, ai qd ligo e vejo que nao ta rodando tenho que soltar a mangueira bater na pa com uma chave pra ela começar a rodar de novo.. puta trabalho.

No fim, to querendo comprar uma chugger, mas nao vou pagar 900 reais. asim que um amigo ou familiar for pros EUA, tem lá por 110 USD e peço pra trazer.. metade do preço..

Por enquanto, vou me virando.
Mas foi mais pra compartilhar os dois problemas q tenho com estas bombas.

Abs

bom dia pessoal estou usando essa bomba http://www.dancor.com.br/produtos/centrifugas/cam-2_pbe.php ela e uma liga de aluminio e esta funcionnado muito bem ja a algum tempo e ta custando 280,00 pila.

Boa noite,

Essa bomba com vedação em borracha em Viton seria mais cara, assim como o rotor em aço inox? Onde você comprou eles colocam essas especificações na bomba? Será que não tem problema por não ser do dito grau alimentício?

Entendo muito pouco de eletrônica, então, posso estar falando besteira, mas...

Você botou 1A numa bomba planejada para trabalhar com 50% dessa potência. Não digo que é a causa, mas acho bem provável.

Entendo muito pouco de eletrônica, então, posso estar falando besteira, mas...

Você botou 1A numa bomba planejada para trabalhar com 50% dessa potência. Não digo que é a causa, mas acho bem provável.

Não mesmo... Pode tranquilamente utilizar uma fonte 1A em um aparelho 0,5A. O que não pode é colocar umas fonte 18v em um aparelho 12v.

Olá,

Comprei essa bomba aqui http://pt.aliexpress.com/item/High-..._1&btsid=14c44e95-46de-49b0-a84e-57d598b5d761 para recircular/clarificar. Tô esperando ela chegar pra testar. Já vem com adaptador. Nas especificações da mesma, diz que é "food grade", e o material é um tal de 'ABS', que, segundo a wikipédia https://en.wikipedia.org/wiki/Acrylonitrile_butadiene_styrene "ABS is stable to decomposition under normal use and polymer processing conditions with exposure to carcinogens well below workplace exposure limits. However, at higher temperatures (400 °C) ABS can decompose into its constituents: butadiene (carcinogenic to humans), acrylonitrile (possibly carcinogenic to humans), and styrene.", a emissão de cancerígenos é significante bem acima da temperatura em que a usamos.

Abraços.

Vou dar meu pitaco aqui.

Eu não confiaria nas descrições dos sites da china, afinal é "xingling"!

Mesmo estando escrito food grade, estes itens da China normalmente são feitos em "fundos de quintais".

Desconfiem pessoal.

Ah, também dizer que aguenta X graus só quer dizer que não irá derreter, e não que não haverá contaminação do material em contato.

Back