• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Receita American IPA (Ballast Point Sculpin IPA)

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mlopes

Member
Reaction score
2
Boa noite,

Baseado numa receita do craftedpours que diz ser um clone da Ballast Point Sculpin IPA, decidi fazer uma American IPA. Como sou fã dessa cerveja, assumi muito do que tinha por lá!

Porém, gostaria da valiosa opinião de vocês. Segue a receita para uma leva de 50 litros feita no BS.

Batch Size: 50 litros / Type: All Grain / Fermentation: Ale, Two Stage

12,5 kg *Pale Malt (Weyermann)
0,600 kg *Caraamber (Weyermann)
0,500 kg *Carapils (Weyermann)

Mostura: - 66,0 ºC por 70 minutos e Mash Out - 76,0 ºC por 10 minutos

Lupulagem:
30 g Warrior - 60 min
50 g Centennial - 20 min
30 g Amarillo - 20 min
30 g Simcoe - 20,0 min
30 g Simcoe - 5 min
30 g Amarillo - 5 min
30 g Centennial no flame-out/whirpool a partir dos 64ºC.

Dry-hopping nos últimos 4 dias de maturação a 0ºC:
30 g Amarillo e 30,00 g Centennial

Fermento - 2 pct SafAle US-05

Obs: Fermentação primária até atenuação máxima a 19ºC e secundária por 4 dias a 23ºC. Cold crash (0ºC) por 2 dias.

Pouco fermento. Para 20 litros que faço, OG 1065, utilizo 4 pacotes fazendo hidratação.
Agora irei fazer uma IPA com 2 pacotes mas vou propagar.

Adicionaria pelo menos mais 1 pacote de fermento (ideal seriam mais 2, totalizando 4).

No Dry Hopping substituiria o Centennial por Simcoe, que é o perfil da Sculpin.

Para o meu paladar a combinação de Amarillo e Simcoe é imbatível.

Qual seria OG? Trabalharia realmente com no mínimo 4 pacotes para 50 litros, se a OG for um pouco alta iria para 5 pacotes tranquilamente.

Realmente, esqueci de detalhar:
OG 1,062 / IBU 60,2 / EBC 14,6 / ABV 6,4%

lpera, seguirei sua sugestão e farei o dry hopping de Amarillo e Simcoe.
Utilizarei 4 pct do US-05. Valeu pelas dicas galera!

4 pct ainda é pouco.
coloca na calculadora do brewers friend. A taxa de inoculação indicada pela bibliografia seria ou 5 ou 6 pacotes (tem que calcular pra ter a certeza).
A regra é:
1g/L de fermento p/ OG 1.050
1,5g/L de fermento p/ OG 1075

então tu precisaria cerca de 1,25g/L, que daria 6 pacotes.

Lembrando que isso é o que a literatura e os mais experientes indicam, mas a decisão é tua...

4 pct ainda é pouco.
coloca na calculadora do brewers friend. A taxa de inoculação indicada pela bibliografia seria ou 5 ou 6 pacotes (tem que calcular pra ter a certeza).
A regra é:
1g/L de fermento p/ OG 1.050
1,5g/L de fermento p/ OG 1075

então tu precisaria cerca de 1,25g/L, que daria 6 pacotes.

Lembrando que isso é o que a literatura e os mais experientes indicam, mas a decisão é tua...

Assino embaixo em não economizar no fermento. Minha Black IPA de 1085 OG, leva de 18 litros, será feita com 4 pacotes de S-04.

Colocar tanto fermento assim não dá problema? Não vai dar gosto de fermento na cerveja??
Meu equipamento é para 20 litros, e na maioria das vezes eu coloco 1 saquinho e meio (em torno de 16 gramas), e fermenta muito bem, sempre consigo a OF proposta na receita.

Colocar tanto fermento assim não dá problema? Não vai dar gosto de fermento na cerveja??
Meu equipamento é para 20 litros, e na maioria das vezes eu coloco 1 saquinho e meio (em torno de 16 gramas), e fermenta muito bem, sempre consigo a OF proposta na receita.

lê o tópico fixo do Guenther sobre fermentação, lá ele explica todas as tuas dúvidas.
Ah, e não é OF, é FG (final gravity). Também, não se deve fracionar pacotes de fermento. Não tem como saber a viabilidade dele depois de aberto, pois por mais que tu vede, modifica o meio no qual ele tá inserido.

E se tu gosta da cerveja que tu faz desta forma, talvez não precise mudar... faça testes.

Boa noite,

Baseado numa receita do craftedpours que diz ser um clone da Ballast Point Sculpin IPA, decidi fazer uma American IPA. Como sou fã dessa cerveja, assumi muito do que tinha por lá!

Porém, gostaria da valiosa opinião de vocês. Segue a receita para uma leva de 50 litros feita no BS.

Batch Size: 50 litros / Type: All Grain / Fermentation: Ale, Two Stage

12,5 kg *Pale Malt (Weyermann)
0,600 kg *Caraamber (Weyermann)
0,500 kg *Carapils (Weyermann)

Mostura: - 66,0 ºC por 70 minutos e Mash Out - 76,0 ºC por 10 minutos

Lupulagem:
30 g Warrior - 60 min
50 g Centennial - 20 min
30 g Amarillo - 20 min
30 g Simcoe - 20,0 min
30 g Simcoe - 5 min
30 g Amarillo - 5 min
30 g Centennial no flame-out/whirpool a partir dos 64ºC.

Dry-hopping nos últimos 4 dias de maturação a 0ºC:
30 g Amarillo e 30,00 g Centennial

Fermento - 2 pct SafAle US-05

Obs: Fermentação primária até atenuação máxima a 19ºC e secundária por 4 dias a 23ºC. Cold crash (0ºC) por 2 dias.

Boa noite amigo, me interessei muito pela receita. Como ela ficou e quanto tempo ficou carbonatando?

Abraço

Boa noite amigo, me interessei muito pela receita. Como ela ficou e quanto tempo ficou carbonatando?

Abraço

Ainda não fiz ela, rogerwfranca.
Com as dicas do pessoal, vou fazer a brassagem e depois conto o resultado. Abs

Entendi mlopes, vou entrar contigo nessa com pequenas alterações nas quantidafes. Me empolguei com o dryhoping de simcoe. Vou brassar nesse final de semana e se me permitir, compartilho a experiência contigo. Abraco

Entendi mlopes, vou entrar contigo nessa com pequenas alterações nas quantidafes. Me empolguei com o dryhoping de simcoe. Vou brassar nesse final de semana e se me permitir, compartilho a experiência contigo. Abraco

Será um prazer receber suas primeiras impressões, rogerwfranca!
Estou montando um novo equipamento e acredito que essa receita só sairá do papel em agosto. Aguardo seu retorno. Abs

Bom dia, fiz a receita a um tempo atrás e seguiu quase tudo como planejado. Minha OG bateu 1.071, SG 1.019, dando ABV de 6,9%. Demorou 12 dias para atenuar tudo devido ao frio que fez por aqui nos dias, a geladeira fica na varanda e nem mesmo 2 lâmpadas de 60w não conseguiram segurar a temperatura. Parti para o dry hoping de Simcoe e Amarillo por 6 dias, pois tive que viajar (O meu medo era de ficar com gosto de grama o que até então não aconteceu) . Fui então para Cold Crash a 0°c por 3 dias, o que não foi suficiente para clarificar muito bem ( Na próxima vez vou experimentar usar gelatina). No envase coloquei no priming 6,5g/l o que até então está marcando 2,7vol de co2 no manômetro.

Primeiras impressões: Cor bacana ( não tenho muitos parâmetros para cor) porem turva. Aroma citrico cedido pelo DH de Simcoe e Amarillo. Excelente formação e manutenção da espuma, bem gaseificada que a deixou bem refrescante. Corpo bom e com after taste prolongado e agradável.

Estou orgulho da nossa segunda leva, acho que ela merece mais alguns dias na garrafa para chegar a todo seu potencial.

Bom, está aí a minha experiência com essa receita, gostei muito e recomendo.

Grande Abraço

Segue IBAGEM

uploadfromtaptalk1438342478120.jpg

Parabéns cara! realmente a espuma está muito bonita!

Ficou turva mesmo, porém muita gente não se importa com IPA turva, eu particularmente prefiro mais limpa.

Gostou da combinação Simcoe/Amarillo? Quão aprecida ficou com a Sculpin?

Valeu Ipera!! Na verdade eu nunca tomei a sculpin, como foi apenas minha segunda leva, usei essa receita pela segurança de não errar. A partir de agora já vou arriscar dar mais minha cara nas levas. Mesmo sem parâmetro da Sculpin, a combinação de lúpulos no DH ficou muito boa, cítrico bem presente e muito refrescante.

Abraço

Bacana demais, rogerwfranca!
Um Cold Crash a 0°c por 5 dias e a utilização de gelatina pode melhorar a clarificação.
Quanto tempo fez de maturação?
Fez o primming com açúcar refinado, cristal ou invertido?

Pois é @mlopes na próxima já vou tentar clarificar mais. Fermentação a 19°c ate parar de atenuar o que levou 12 dias. Maturei apenas 4 dias a 22°c e comecei DH na mesma temperatura durante 6 dias, parti cold crash a 0°c por 3 dias.
Fiz priming com açúcar invertido.

PS: foi tudo no mesmo fermentador. Só mudei de fermentador para fazer priming e envasar.

A Sculpin é uma das minhas preferidas e devo fazer uma versão session dela na proxima.
Vi o video da Ballast Point e eles dizemusar o WLp 001 California Ale e dizem usar Centennial e Chinook. Alguem tem ideia das quantidades e se é isso mesmo ?

tb fiz um clone da sculpin com outra receita que ficou a melhor ipa que já fiz, mas não ficou tãoooooo igual
usei o bio4 american ale

a minha foi essa, ficou do cacete !!! peguei do hbt gringo

10 litros
Est Original Gravity: 1,072 SG Measured Original Gravity: 1,046 SG
Est Final Gravity: 1,016 SG Measured Final Gravity: 1,010 SG
Estimated Alcohol by Vol: 7,4 % Actual Alcohol by Vol: 4,7 %
Bitterness: 86,5 IBUs Calories: 427,1 kcal/l
Est Color: 7,1 SRM

Ingredientes
Qtd Nome Tipo # %/IBU
3,50 kg Pilsner (2 Row) Ger (2,0 SRM) Grão 1 81,4 %
0,15 kg Carared (20,0 SRM) Grão 4 3,5 %
0,35 kg Carahell (Weyermann) (13,0 SRM) Grão 2 8,1 %
0,30 kg Cara-Pils/Dextrine (2,0 SRM) Grão 3 7,0 %
1,0 pkg American Ale (Bio4 #SY025) [50,00 ml] Levedura 12 -
10,00 g Columbus (Tomahawk) [14,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 5 25,7 IBUs
5,00 g Magnum [14,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 6 12,8 IBUs
5,00 g Northern Brewer [8,50 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 7 7,8 IBUs
10,00 g Centennial [10,00 %] - Fervura 30,0 min Lúpulo 9 14,1 IBUs
10,00 g Simcoe [13,00 %] - Fervura 30,0 min Lúpulo 10 18,3 IBUs
10,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 30,0 min Lúpulo 8 7,8 IBUs
30,00 g Amarillo Gold [8,50 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 11 0,0 IBUs
30,00 g Amarillo Gold [8,50 %] - Dry Hop 0,0 Dias Lúpulo 13 0,0 IBUs
20,00 g Simcoe [13,00 %] - Dry Hop 0,0 Dias Lúpulo 14 0,0 IBUs

Legal, Roberto!
To estudando para fazer essa receita para a próxima leva.
Tu não usou lúpulo com FWH?

Vou me intrometer mas infelizmente não conseguirei ajudar muito com a sculpin.. só por uma curiosidade mesmo.
Ano passado estava na Califórnia e dei um pulo na Ballast Point em San Diego (no exato lugar deste vídeo que o colega postou acima). Coincidentemente estava tomando uma Sculpin quando tocaram a sineta convidando quem quisesse para um tour grátis ali atrás na fábrica... e lá fui eu.. mas eu não manjava absolutamente nada sobre o processo de fabricação de breja (não que hj eu saiba muita coisa...rs...)... foi legal mas não foi muito proveitoso...atualmente seria bem mais legal.... de qq forma tirei algumas fotos e estou colocando aqui...
obs.: é APENAS a minha opinião, mas eu acho que algumas cervejas viram mito e são superestimadas.. simplesmente pelo mito que viraram... acho a sculpin uma ipa boa... tão boa qto dezenas de outras (dentre nacionais e importadas).. nada além disso... mas é apenas a minha opinião...
Abraço
Marcelo
20141008_172848.jpg

20141008_173313.jpg

20141008_181017.jpg

20141008_181025.jpg

20141008_181234.jpg

20141008_181253.jpg

20141008_181324.jpg

Gosto é gosto, meu eu concordo com você. Outro exemplo clássico é a Arrogant Bastard da Stone ("you are not worthy"). Existem mil outras cervejas melhores, mas dado o cenário na época e o marketing deles em chocar o público, transformou essa cerveja em uma lenda.

Concordo com vcs, mas ainda acho a Sculpin ( para meu paladar ), uma IPA das melhores q já tomei.
Duas coisas me incomodam no video, eles usam lupulo no mash tun, e só usam centennial, columbus e chinook e o cara fala em CTZ ( Columbus, Tomahawk e Zeus ).
Quais seráo as quantidades ?

Ahh, detalhe: já tomei a Sculpin aqui no Brasil e lá nos EUA. É incrivel a diferença, o aroma lá é impressionante !

Ahh, detalhe: já tomei a Sculpin aqui no Brasil e lá nos EUA. É incrivel a diferença, o aroma lá é impressionante !

eu não senti mta diferença nao... e olha que aqui foi em garrafa perto do vcto e la foi fresquinha no bar da fabrica... num teste cego eu nao diferenciaria.. porem é questao de gosto e tb provavelmente isso deva estar relacionado à minha falta de percepção para alguns aromas ou notas....

Latest posts

Back