• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Rampas de mostura

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Soliveirajr

Member
Reaction score
2
Boa tarde pessoal!
Sou iniciante nesse mundo viciante da fabricação da própria cerveja e estou indo para minha quinta brassagem. Aos poucos tenho otimizado meus métodos e testado nossas alternativas, sendo a próxima as rampas de brassagem em uma Witbier. Acompanhando o software BeerSmith, ele indica para que se acrescente certa quantidade de água em determinada temperatura em cada fase da mostura, ou seja, cada vez que eu for subir a temperatura em rampa acrescentar a quantidade de água indicada. Minha dúvida é, tenho que seguir esse métodos ou posso apenas acrescentar a quantidade de água e ir subindo a temperatura conforme o tempo indicado?
Obrigado!

Boa tarde pessoal!
Sou iniciante nesse mundo viciante da fabricação da própria cerveja e estou indo para minha quinta brassagem. Aos poucos tenho otimizado meus métodos e testado nossas alternativas, sendo a próxima as rampas de brassagem em uma Witbier. Acompanhando o software BeerSmith, ele indica para que se acrescente certa quantidade de água em determinada temperatura em cada fase da mostura, ou seja, cada vez que eu for subir a temperatura em rampa acrescentar a quantidade de água indicada. Minha dúvida é, tenho que seguir esse métodos ou posso apenas acrescentar a quantidade de água e ir subindo a temperatura conforme o tempo indicado?
Obrigado!

Olá, meu caro.
Sem dúvidas você pode acrescentar a quantidade "total" de água e ir subindo apenas a temperatura. Imagino, inclusive, que seja o que a maioria faz, até para diminuir o trabalho.
Essa sugestão do Beersmith não seria para os cervejeiros, principalmente americanos, que utilizam aquelas caixas térmicas para a mosturação? Como naqueles casos não há uma fonte de calor direta (como ocorre com panelas no fogão), são utilizados acréscimos de água para que se atinja cada rampa de temperatura.
Abraços.

Olá! Imaginei isso também, até Pq em alguns livros que andei estudando esse processo era muito mais presente do que o que estamos acostumados por aqui! Muito obrigado pela resposta!

Abraço,

Eu acabei adotando essa prática quando passei a utilizar ebulidores elétricos junto com fogo. Por não poder deixar eles em contato com o malte uso pra manter a panela com agua de sparge a 78ºC, e vou usando parcelas dessa agua pra diminuir o tempo de elevação da temperatura, acabo poupando um tempo razoável.

Legal! É a quantidade de água vc controla pela densidade? Ou usa aquela regra de quantidade por kg de malte?

Legal! É a quantidade de água vc controla pela densidade? Ou usa aquela regra de quantidade por kg de malte?

Nesses casos, vc calcula qual será teu volume final de mosto e faz adições com temperatura X em quantidade Y até atingir o volume Z - volume do sparge. Não sei se ficou claro, mas é basicamente isso, porque vc deve deixar uma parte da água para fazer a lavagem dos grãos (exceto se utilizar "no sparge").

O BS calcula tudo isso pra vc, só precisa configurar seus objetivos e definir quais rampas quer fazer.

Valeu cara! Entendi o que disse sim, vamos fazer a primeira leva com rampas na próxima semana! Abraço

Back