Mestre
@jalexandre, vou fazer minha primeira brassagem em 2 semanas (deve chegar restante dos equipamentos nesse período, estou contando a greve dos caminhoneiros no prazo). Irei utilizar o BIAB e uma panela de 29l, sendo um volume de 26l com um certo conforto sem vazar (6cm do topo). No entanto desde que mudei o método (iria fazer 3 panelas) as dúvidas do BIAB não param de surgir.
Deixei eficiência no BeerSmith em 60%, pois mandei o malte vir moído normal e não tenho moedor e vou utilizar flocos de trigo não maltado 45,5/45,5 e aveia em flocos grossos 9,1% (mudança de método exigiu adaptação, pedi apenas 2,5kg de cada grão) será uma Witbier
RECEITA NO FIM DA MENSAGEM
Vou utilizar 5,5kg de malte e trigo e 22,7l de água, resultando em um volume de 26,3 teoricamente que após brassagem deverá ficar um volume pré fervura de 17,4l. Quero fazer 20 litros então necessito adicionar 10l no pré-fervura aproveitando para dar uma lavada nos grãos (irei erguer o saco com roldanas e a lateral dele estou fazendo em metal, como um coador de café gigante). Dúvida é: Qual a temperatura ideal para adicionar esses 10l e qual o limite de tempo que devo adicionar?
Outras dúvidas diversas:
1- Posso colocar o densímetro direto no mosto na panela, ou preciso aquece-lo antes aos poucos (choque térmico pode quebrar ele?) e sim, após fervura tudo será feito na proveta.
2- BIAB teoricamente vc atingindo a densidade desejada (1,039 na brassagem para mim) e não havendo mais amido vc parte para a fervura. Porém com essa lavagem com 10l de água, a densidade deve chegar nos 1,010 do método tradicional? ou vai estar com SG muito alta e devo chegar nos 1,039 da brassagem da receita? (essa eu posso ver na hora, mas estou me cercando de todos os riscos para primeira brassagem ser perfeita).
3- Vi no fórum uma certa confusão sobre o saco poder ou não encostar no fundo. Se eu mexer toda vez que ligar o fogo e parar de mexer quando desligar, mesmo encostando no fundo há chance de queimar o voil? (Aqui na cidade está 6,50 o metro com 1,50m de largura, quase o mesmo de Curitiba)
4- O beersmith corrige o IBU para adição separada de água na mostura? e se corrige como faço para ele calcular? (mudei alguns parâmetros e não mudou IBU)
Obs: Mesmo ainda não tendo utilizado o equipamento já calculei (manualmente) a taxa de evaporação de água para a umidade e temperatura típica da cidade no período (25-30º e 80% ur), as perdas de calor (embora não tenha condições de calcular o calor gerado pela chama do fogão) e o ganho de volume em algumas faixas de temperatura que irei utilizar (e a retração fazendo o inverso). Também já considerei os 2,5cm do fundo (furaram 0,7cm abaixo da minha marcação, acho que vai dar problema, mas creio que resolve com uma bazooka ou lupulagem no saco também). Agora do rendimento da conversão dos amidos não tenho como saber sem fazer testes e medições.