dkvanha
New Member
- Reaction score
- 0
Boa tarde,
Tive uma péssima noticia a horas atras.
Estou tendo um problema frequente na questão de carbonatação da cerveja.
Processo feito:
1º Fermentação durante 6-7 dias ou até parar o airlock.
2º Transferência do balde onde está a cerveja/fermento para outro balde.
3º Calda de High Maltose usando 8-10g/L (primming)
4º mistura bem homogenizada para ficar uniforme a mistura.
5º Envase em garrafas muito limpas (acido peracetico, água fervida e álcool 70%)
6º 6-7 dias maturando ou até manometro chegar nos 3,5-4 bar.
agora o problema que tive: algumas garrafas carbonataram e outras não.
Qual o motivo? já tenho uma possivel ideia do que está acontecendo. na hora de transferir do balde com fermento para o outro balde, É NECESSARIO PASSAR JUNTAMENTE UM POUCO DE FERMENTO OU APENAS O LIQUIDO?
Sempre tenho o cuidado de não colocar o sugador no fundo do balde pra não pegar o fermento, será esse o problema? falta de fermento dentro das garrafas depois de feito o primming? Pergunto pois tomei 2 garrafas de 1 litro que continham um pouco de fermento no fundo e elas carbonataram perfeitamente porem as outras que não tinham fermento no fundo não carbonataram.
alguem sabe se esse é o motivo mesmo? falta de fermento na garrafa já com primming? Isso já me aconteceu inumeras vezes em no minimo 4 receitas que tive.
Tive uma péssima noticia a horas atras.
Estou tendo um problema frequente na questão de carbonatação da cerveja.
Processo feito:
1º Fermentação durante 6-7 dias ou até parar o airlock.
2º Transferência do balde onde está a cerveja/fermento para outro balde.
3º Calda de High Maltose usando 8-10g/L (primming)
4º mistura bem homogenizada para ficar uniforme a mistura.
5º Envase em garrafas muito limpas (acido peracetico, água fervida e álcool 70%)
6º 6-7 dias maturando ou até manometro chegar nos 3,5-4 bar.
agora o problema que tive: algumas garrafas carbonataram e outras não.
Qual o motivo? já tenho uma possivel ideia do que está acontecendo. na hora de transferir do balde com fermento para o outro balde, É NECESSARIO PASSAR JUNTAMENTE UM POUCO DE FERMENTO OU APENAS O LIQUIDO?
Sempre tenho o cuidado de não colocar o sugador no fundo do balde pra não pegar o fermento, será esse o problema? falta de fermento dentro das garrafas depois de feito o primming? Pergunto pois tomei 2 garrafas de 1 litro que continham um pouco de fermento no fundo e elas carbonataram perfeitamente porem as outras que não tinham fermento no fundo não carbonataram.
alguem sabe se esse é o motivo mesmo? falta de fermento na garrafa já com primming? Isso já me aconteceu inumeras vezes em no minimo 4 receitas que tive.