• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Problemas na carbonatação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dkvanha

New Member
Reaction score
0
Boa tarde,

Tive uma péssima noticia a horas atras.
Estou tendo um problema frequente na questão de carbonatação da cerveja.

Processo feito:
1º Fermentação durante 6-7 dias ou até parar o airlock.
2º Transferência do balde onde está a cerveja/fermento para outro balde.
3º Calda de High Maltose usando 8-10g/L (primming)
4º mistura bem homogenizada para ficar uniforme a mistura.
5º Envase em garrafas muito limpas (acido peracetico, água fervida e álcool 70%)
6º 6-7 dias maturando ou até manometro chegar nos 3,5-4 bar.

agora o problema que tive: algumas garrafas carbonataram e outras não.

Qual o motivo? já tenho uma possivel ideia do que está acontecendo. na hora de transferir do balde com fermento para o outro balde, É NECESSARIO PASSAR JUNTAMENTE UM POUCO DE FERMENTO OU APENAS O LIQUIDO?

Sempre tenho o cuidado de não colocar o sugador no fundo do balde pra não pegar o fermento, será esse o problema? falta de fermento dentro das garrafas depois de feito o primming? Pergunto pois tomei 2 garrafas de 1 litro que continham um pouco de fermento no fundo e elas carbonataram perfeitamente porem as outras que não tinham fermento no fundo não carbonataram.

alguem sabe se esse é o motivo mesmo? falta de fermento na garrafa já com primming? Isso já me aconteceu inumeras vezes em no minimo 4 receitas que tive.

Olá Dkvanha, pode ser o motivo que citou mesmo. Se considerar que todas garrafas foram tampadas corretamente, é possível que seja por pouco fermento em suspensão nas garrafas. Eu acho que esse problema pode ocorrer devido a essas transferências de fermentador, que em um tópico fixo do Guenther ele tinha explicado que são totalmente desnecessárias, aumenta o risco de contaminação, etc
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

acho que tu nao deve ter misturado direito.

tem que mexer bem o priming na cerva

acho que tu nao deve ter misturado direito.

tem que mexer bem o priming na cerva
Pouco fermento é simplesmente impossível conforme o que tu descreveu. Há MUITO mais fermento que o necessário!

Na minha visão, e assumindo que a cerveja e o açúcar estão REALMENTE bem misturados:

Possibilidade 1: garrafas mal tampadas.

Possibilidade 2: restar tanto sanitizante numa garrafa que acaba matando fermento (coisa que nunca vi).

Que tipo de tampador usa? Qual garrafa? Qual tampa? Pode mandar foto de uma que não carbonatou?

Esse tipo de problema é mais frequente do que imaginam.

Abraço,

Boa tarde,

Tive uma péssima noticia a horas atras.
Estou tendo um problema frequente na questão de carbonatação da cerveja.

Processo feito:
1º Fermentação durante 6-7 dias ou até parar o airlock.
2º Transferência do balde onde está a cerveja/fermento para outro balde.
3º Calda de High Maltose usando 8-10g/L (primming)
4º mistura bem homogenizada para ficar uniforme a mistura.
5º Envase em garrafas muito limpas (acido peracetico, água fervida e álcool 70%)
6º 6-7 dias maturando ou até manometro chegar nos 3,5-4 bar.

agora o problema que tive: algumas garrafas carbonataram e outras não.

Qual o motivo? já tenho uma possivel ideia do que está acontecendo. na hora de transferir do balde com fermento para o outro balde, É NECESSARIO PASSAR JUNTAMENTE UM POUCO DE FERMENTO OU APENAS O LIQUIDO?

Sempre tenho o cuidado de não colocar o sugador no fundo do balde pra não pegar o fermento, será esse o problema? falta de fermento dentro das garrafas depois de feito o primming? Pergunto pois tomei 2 garrafas de 1 litro que continham um pouco de fermento no fundo e elas carbonataram perfeitamente porem as outras que não tinham fermento no fundo não carbonataram.

alguem sabe se esse é o motivo mesmo? falta de fermento na garrafa já com primming? Isso já me aconteceu inumeras vezes em no minimo 4 receitas que tive.

Primeiro, deixar fermentar por 7 dias ou até parar airlock não é garantia de nada, você deve acompanhar medindo com densímetro ou refratômetro (sabendo que refratômetro tem erros, tem que calcular, etc). Isso não tem muito a ver com sua carbonatação, mas tem tudo a ver com cerveja boa ou ruim ou garrafas explosivas. Releia esse tópico:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

Segundo, até 10g/l é bastante primming, um exagero, se bem misturado você tem uma carbonatação excessiva sem problemas. Com esse processo descrito com certeza não é falta de fermento, a levedura em suspensão é suficiente, não precisa levar litros de borra pra dentro das garrafas.

Terceiro, você é do Sul, apesar de não estar muito frio agora, no inverno demora mais tempo pra carbonatar. 6 dias é muita pressa, pouco tempo pra carbonatar, já tomou cerveja com mais de 3 semanas na garrafa e estavam sem gás ?? (importante que não fiquem todo esse tempo na geladeira, se não não vai carbonatar nunca)

pegando carona no tópico, pra não cometer o erro de falta de homogeneização do priming e consequente carbonatação desigual, existe alguma recomendação pra mistura? Algum cuidado especial?

Engarrafo minha primeira leva amanhã. Vou usar calda de priming pronta dos Lamas. Ela vem dimensionada para 20L, mas caso tenha menor litragem pra envase, melhor não usar toda a calda??

cheguei a digitar a resposta, mas, conforme as regras do fórum: novas dúvidas, novo tópico. NÃO PEGAR CARONA. Leia as regras do fórum...

Problema resolvido! era excesso de sanitizante na garrafa.
Vlw pelas dicas passadas.

Feitoria então!

Como vc descobriu que era esse o problema?
Qual sanitizante vc usou?

Também fiquei curioso. Aliás, pelo que entendi a seqüência usada foi peracético => água ==> álcool 70. Foi isso mesmo? Restou um "fundo" de álcool em algumas das garrafas?

Também fiquei curioso. Aliás, pelo que entendi a seqüência usada foi peracético => água ==> álcool 70. Foi isso mesmo? Restou um "fundo" de álcool em algumas das garrafas?

Sim, na verdade a pergunta que eu queria fazer era ... qual foi o último sanitizante usado?

descobri da seguinte forma. da leva que perdi apenas 2 garrafas se salvaram. essas duas garrafas foram lavadas por ultimo pois pelas contas que fiz usaria apenas 70 garrafas. essas duas garrafas que usei limpei na hora com alcool e agua quente. no dia que lavei as garrafas a temperatura estava baixa e o peracetico, pelo que li, evapora em temperatura alta (23C-27C). Por mais que tenha limpado elas com agua quente apos o uso do peracetico ainda deve ter ficado algo dentro delas.

nas ultimas 2 levas que fiz limpei com água fervendo e álcool. não tive problema em nenhuma das 50 garrafas que fiz. fiz outra leva também agora e engarrafei 78 e também nenhuma com problema.

a ordem das garrafas é peracetico/agua e no fim passo alcool apenas na boca da garrafa.

descobri da seguinte forma. da leva que perdi apenas 2 garrafas se salvaram. essas duas garrafas foram lavadas por ultimo pois pelas contas que fiz usaria apenas 70 garrafas. essas duas garrafas que usei limpei na hora com alcool e agua quente. no dia que lavei as garrafas a temperatura estava baixa e o peracetico, pelo que li, evapora em temperatura alta (23C-27C). Por mais que tenha limpado elas com agua quente apos o uso do peracetico ainda deve ter ficado algo dentro delas.

nas ultimas 2 levas que fiz limpei com água fervendo e álcool. não tive problema em nenhuma das 50 garrafas que fiz. fiz outra leva também agora e engarrafei 78 e também nenhuma com problema.

a ordem das garrafas é peracetico/agua e no fim passo alcool apenas na boca da garrafa.

Dkavanha, a não ser que vc esteja usando o peracético suuuperconcentrado eu te garanto que esse não é o problema, eu nunca enxáguo minhas garrafas apos sanitizar, eu encho elas com peracético até até transbordarrem, dou uma borrifada em todas as bocas com alcool 70 (so pra garantir que as bordas estejam sanitizadas), espero uns 40 minutos, depois as esvazio bem e mando ver a cerveja dentro, nunca tive nenhum problema.

Fala galera ! Fiz uma Wee Heavy em dezembro que ficou quase 2 meses maturando. Quando fui fazer o envase, notei que o fermento sedimentou quase q por completo no fermentador, e praticamente nao foi fermento para o envase. Fiz o priming com açucar invertido a 7g/L e usei um arrolhador novo tipo "emily".
Há cerca de 40 dias a cerveja está na garrafa e quase nao carbonatou. esta com um gosto fantastico, mas choca.
Não sei se foi a pouca levedura ou o arrolhador novo. A questão: O q eu faço ?
Vale abrir as garrafas, colocar uma soluçao de acucar e fermento e fechar de novo ? Alguma dica ?

Ja perdi uma leva por causa do paracetico, mas foi pq usei ele muito concentrado, tem q tomar cuidado com ele. Hoje uso só alcool 70 e nunca mais tive problemas.

Estou com um problema na carbonatação da minha primeira leva de RED ALE. Fiz todo o processo, e após a fermentação, resolvi engarrafar duas garrafas para ver como ficou, se estava boa, até ai tudo perfeito, o manômetro chegou a 2,5kg como o esperado, e o resto da cerveja foi para a maturação, ficando lá por duas semanas a 8 graus, minha geladeira cervejeira havia estragado, e coloquei na geladeira normal do dia a dia com a potência no máximo, e o termometro marcando sempre 8 graus. 4 dias atrás engarrafei todo o resto da cerveja, fiz o mesmo processo com o açucar invertido, os mesmos 8g por litro, o mesmo processo de sanitização, e o manômetro ainda não se mexeu, sendo que nas duas garrafas anteriores, nas primeiras 24h ja estava em 0,7. o que será que pode estar errado? ou isso pode ser normal? coloco o açucar com uma seringa, pois ainda nao me sinto seguro de colocar direto no balde, apesar de mais trabalhoso, acredito que seja mais garantido fazer dessa forma.

Last edited:
Estou com um problema na carbonatação da minha primeira leva de RED ALE. Fiz todo o processo, e após a fermentação, resolvi engarrafar duas garrafas para ver como ficou, se estava boa, até ai tudo perfeito, o manômetro chegou a 2,5kg como o esperado, e o resto da cerveja foi para a maturação, ficando lá por duas semanas a 8 graus, minha geladeira cervejeira havia estragado, e coloquei na geladeira normal do dia a dia com a potência no máximo, e o termometro marcando sempre 8 graus. 4 dias atrás engarrafei todo o resto da cerveja, fiz o mesmo processo com o açucar invertido, os mesmos 8g por litro, o mesmo processo de sanitização, e o manômetro ainda não se mexeu, sendo que nas duas garrafas anteriores, nas primeiras 24h ja estava em 0,7. o que será que pode estar errado? ou isso pode ser normal? coloco o açucar com uma seringa, pois ainda nao me sinto seguro de colocar direto no balde, apesar de mais trabalhoso, acredito que seja mais garantido fazer dessa forma.

Estou respondendo numa boa, mas se o @guenther ver ele vai te mandar abrir outro tópico.

Creio que seria o seguinte, na primeira situação o fermento estava no final da fermentação, com força, acordado e pronto pra metabolizar. A outra, o fermento foi dormir... 8 graus por duas semanas ele fica relaxadão, pra ele voltar a trabalhar pode levar um tempo. Creio que não tem ainda motivos pra alarde.

Latest posts

Back