• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Problema com gelatina

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luciano_queiroz

Well-Known Member
Reaction score
15
Fala pessoal.
No último lote tive um probleminha com o uso de gelatina para clarificar a cerveja.

Fiz 60L de uma American Pale Ale (receita que estou acostumado já), que foram divididos em 3 baldes de 20L.

Em 1 dos Baldes fiz o procedimento com gelatina mas algo acabou dando errado e estou tentando entender o que foi.. Acredito que o sabor ruim seja adstringente... bem amargo, sabor bem ruim (tá bom, sei que não é muita coisa escrever isso)... É bem difícil descrever com palavras o gosto dela, mas tá bem ruim de beber, vou ter que jogar tudo fora.

Acham que o problema é uma possível contaminação ou será que acabei misturando um pouco da espuma de fermentação que estava nas bordas do balde de volta na cerveja?? Alguém já teve problema parecido?? Alguma ideia pra me ajudar a identificar o que aconteceu aqui?

será que vc não esqueceu e ao invez de ferver somente a agua ferveu a gelatina junto?

isso pode perder a açao da gelatina e agregar sabor indesejáveis a cerveja

Se você acha que misturou o krausen na cerveja durante a aplicação da gelatina, pode ser esse o problema.
Mas não joga a cerveja fora não, deixa ela guardada por um tempo e depois experimenta, o tempo faz coisas maravilhosas na cerveja.

será que vc não esqueceu e ao invez de ferver somente a agua ferveu a gelatina junto?

isso pode perder a açao da gelatina e agregar sabor indesejáveis a cerveja

Não, isso não... foi tudo feito certinho.... por isso que a única possibilidade que penso é ter misturado sem querer um pouco de espuma residual da fermentação... ou enquanto estava com o balde aberto caiu alguma coisa ali que não percebi...

Bom, uma coisa é certa... independentemente do problema, a gelatina não tem nada a ver com isso.

Abração,

APA vai consideravelmente bastante lúpulo. Por acaso, o balde com gelatina não foi o último balde que tu encheu?
O que pode ter acontecido é tu ter carregado uma quantidade de trub, que ficou em contato com tua cerveja por um longo período. Isto pode trazer um amargor gramínio, mais adstringente, que seca a garganta quando se bebe.

Sempre uso gelatina e nunca senti off flavors relacionados ao seu uso...

APA vai consideravelmente bastante lúpulo. Por acaso, o balde com gelatina não foi o último balde que tu encheu?
O que pode ter acontecido é tu ter carregado uma quantidade de trub, que ficou em contato com tua cerveja por um longo período. Isto pode trazer um amargor gramínio, mais adstringente, que seca a garganta quando se bebe.

Sempre uso gelatina e nunca senti off flavors relacionados ao seu uso...
Hum.... pode até ser, é uma possibilidade.

Lembro que descuidei no último balde (tentando conseguir um último gole) e realmente escapou um pouco de trub... não tenho como saber se era nesse, mas de acordo com o que falou estou achando essa hipótese bem mais provável que a da espuma de fermentação

Realmente nunca achei que o problema era da gelatina em si, mas algum erro no processo na hora de usá-la.. se for esse o caso o erro foi bem antes....

Latest posts

Back