• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira Witbier - Onde errei?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
-No final da brassagem, o OG ficou apenas em 1022, era esperado por volta de 1045, considerando uma eficiencia de 60%.

Você lembrou de corrigir a OG de acordo com a temperatura do mostro?

EDIT: Agora que vi que já está na quarta pagina... Malz ae! haha

Tenho um problema também em uma witbier, Calculei para ficar com OG de 1,050 no método biab, porém com um problema no meio do processo, onde iria adicionar 10 litros de água em uma 'lavagem' consegui utilizar apenas uns 6 litros (saco escapou da roldana, precisei ficar segurando na mão, estava queimando a mão então joguei fora o restante da agua para jogar o saco dentro desta segunda panela) e minha densidade ficou em 1,055. Agora terminou de fermentar e ficou em 1,012 FG dos 1,014 previstos. Também notei que ficou sabor de amargor da laranja muito proeminente, sendo que utilizei 20g de cascas sem a parte branca dentro de um 'hop bag' de voal nos últimos 15m de fervura (eu mesmo ralei as laranjas). Receita que desenvolvi era para 19,5 sendo 18,5l para o fermentador e 17 -17,5l finais. Acabou indo para o fermentador 16l apenas (creio que pela falta dos 4 litros adicionais +-)

Perguntas:

- Tem como corrigir a FG no priming ou vai ficar assim mesmo?
- Fazendo uma maturação (que não estava prevista) posso reduzir esse amargor da laranja?
- Fazendo processo de clarificação (que tbm não estava previsto) também pode reduzir o amargor da laranja?

Perguntas:

- Tem como corrigir a FG no priming ou vai ficar assim mesmo?
- Fazendo uma maturação (que não estava prevista) posso reduzir esse amargor da laranja?
- Fazendo processo de clarificação (que tbm não estava previsto) também pode reduzir o amargor da laranja?

Cara, quanto a FG, vai ficar isso ai mesmo. se mudar vai ser muito pouco, mas de acordo com o padrão do estilo, pelo BJCP ela ta um valor minimo acima do padrão do estilo. eles falam que fica entre 4,5-5,5% ABV e o seu ta 5,64%.

Quanto ao amargor eu não faço idéia se esses processos ajudam. Eu achei que 15 minutos de fervura da casca é muito, mas isso é minha opinião.

Outra coisa, se não estavam previstos esses processos, não faça. Deixa ela assim e compara com as próximas levas que vc fizer.

Cara, quanto a FG, vai ficar isso ai mesmo. se mudar vai ser muito pouco, mas de acordo com o padrão do estilo, pelo BJCP ela ta um valor minimo acima do padrão do estilo. eles falam que fica entre 4,5-5,5% ABV e o seu ta 5,64%.

Quanto ao amargor eu não faço idéia se esses processos ajudam. Eu achei que 15 minutos de fervura da casca é muito, mas isso é minha opinião.

Outra coisa, se não estavam previstos esses processos, não faça. Deixa ela assim e compara com as próximas levas que vc fizer.

Amigo, do amargor já foi resolvido, foi falha no processo de coleta. Acabei dando uma chacoalhada sem querer no balde o que levantou resíduos do fundo do balde. Novo teste hoje estava perfeito. Fica dica pro pessoal que faz witbier e achar que está muito amarga, cuidado para não chacoalhar o balde.

Logo mais fazer o priming e envasar, dia 10+- posso provar.

Amargor ficou OK, notas de cravo apareceram discretamente e banana não apareceu (mesmo sendo witbier tentei alcançar). Ficou altamente carbonatada, embora espuma não muito abundante e de duração média. No mais ficou bem leve, notas de coentro e laranja ficaram equilibradas (talvez pouco menos de coentro para meu gosto). Aroma de 'fermento' presente e discreto, tenho uma parte maturando mais, amanha eu coloco para gelar uma parte e vejo como ficou. Amargor proveniente do lúpulo pouco acima do desejado, porém para meu gosto está ótimo. Adição de Cascade nos ultimos 5 minutos rendeu notas bem discretas de maracujá (que era desejado, embora não estava confiando que aparecesse). Estava com algo próximo de 5,6% álcool mas por meio de margem de erro do densímetro deve ter ficado entre 5,1 e 5,3%, afinal usei para fins de cálculo as margens superiores de erro e tabelas de conversão de temperatura. Segue a foto do resultado (obs: Clarifiquei a 2 graus por 48h, na próxima faço isso apenas por 24h, pois clarificou muito para meu gosto)

Attachments

• _FBR0839.jpg
    _FBR0839.jpg
    97.4 KB
bom dia
Fiz um Cream Ale que aconteceu a mesma coisa a mostura e a espuma que fica na fervura eram bem cinza
mas depois a coloração foi mudando e ficou normal
coloquei para fermentar ontem

Back