Anderson Fogaça
Member
Vou chorar minhas pitangas aqui kkkk
Breno, estou na minha décima brassagem. Das 10, 5 foram tentativas de fazer uma Summer Ale correta. Por incrível que pareça, já consegui fazer duas IPAS que ficaram muito boas e 3 Saisons espetaculares, mas nunca acertei uma Summer Ale do jeito que eu imagino!
Nas 3 primeiras brassagens o grist foi basicamente o mesmo, 92% pilsen - 8% carapils. Lúpulos variaram de: Magnum/Nugget para amargor e Amarillo para aroma/sabor. A adição do Amarillo foi aumentando em cada brassagem até eu perceber que não era o tipo de sabor/aroma que eu estava procurando em uma Summer. Ficaram gostosas, mas não era o que eu buscava.
A 4ª brassagem foi um desastre. Alterei o grist para algo como 70% pilsen, 25% Vienna e 5% carapils, usando Nugget para amargor e Cascade para aroma. Infelizmente, ficou horrível. Inicialmente não havia encontrado o que tinha causado o defeito (não consigo explicar o sabor ruim que surgiu, mas sabia e confirmei que não era DMS, Diacetil ou contaminação). Posteriormente, depois de muita pesquisa e colocar para prova de diversas pessoas, uma consoante vingou: lúpulo velho! Esta aí um bom aprendizado, sempre confira o lúpulo! Se o cheiro e o aspecto não estiver bacana, não use!
Enfim, estou atualmente com minha 5ª brassagem terminando a fermentação. Grist 83% pilsen - 17% vienna. Lúpulos: Chinook (5g no FWH) e Cascade (verifiquei bem!!) 30g de Cascade +10g Chinook no whirpool. Estou com meus dedos cruzados para que dessa vez dê certo! Te conto como ficou assim que a tomar no final deste mês.
Resumidamente, o que aprendi com essas experiências foi:
1. Se estiver buscando um sabor cítrico (meu caso), o Amarillo não é o lúpulo certo. Ele é muito gostoso, traz sim algumas notas cítricas, mas baixas;
2. Tente eliminar maltes caramelados (carapils é um exemplo). Eles trazem um dulçor que ao meu ver, não fica legal em uma Summer Ale;
3. Brassagens sempre em baixas temperaturas (algo como 63°), para conseguir uma FG baixa, assim tentando buscar uma cerveja mais seca;
4. Grãos suficientes para atingir uma OG que lhe dará algo em torno de 4.5% a 5.5% ABV, nada mais. Pois além disso, busca-se aqui uma cerveja de corpo leve;
5. Carbonatação média/alta (também vai ajudar na sensação de corpo leve);
6. Para satisfazer os tomadores de suco de milho (Brahma/Skol), deixe sua cerveja limpa e cristalina;
7. O equilíbrio entre Malte/Lúpulo é essencial.
8. Não use lúpulo duvidoso!!!
Bom, espero que tenha ajudado de alguma forma estas dicas.
abraços!!
Gostei dos metodos citados, se possivel dê um feedback da sua 5º brassagem. vlw